Grupo: X X Orientadora: Profª Ma. Lana Porto

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Transcrição da apresentação:

Grupo: X X Orientadora: Profª Ma. Lana Porto O ENDOMARKETING COMO MEDIADOR DE VALORES ORGANIZACIONAIS E DE VALORES RELATIVOS AO TRABALHO Estudo de Caso: empresa Alpha Grupo: X X Orientadora: Profª Ma. Lana Porto

Justificativa Importancia das variáveis A e B Necessidade de alinhamento das variáveis A e B. Outra característica importante.

Problema As pessoas como recursos estratégicos; Desafio: para as empresas De que forma (Pergunta problema) trabalho?

Objetivos específicos   Objetivo geral   Explicitar como... Objetivos específicos Identificar b) Levantar c) Apurar de que forma d) Explicitar a relação entre...

Referencial Teórico 1. Variavel A (nome principais teóricos) Rokeach (1967; 1973; 1981); Schwartz (1992; 1994); Schwartz e Bilsky (1987); Tamayo e Schwartz (1993); Tamayo (2007; 2008); Gondim (1996); Codo (1995). 2. Variável B (nomes e principais teóricos) Porto e Tamayo (2003; 2008). 3. Outros (nome e principais teóricos) carniello (2007); Suzin (2003); moraes (2003); Giuliani, Pizzinatto, Pizzinatto e Pizzinatto (2003); Inkotte (2000); Bekin (1995); Berry e Parassuraman (1995); Cerqueira (1994); Grönroos (1993).

Metodologia Pesquisa Tipo Descritiva Natureza Quantitativa e Qualitativa Método Estudo de Caso Unidade de Análise Empresa Alpha Unidades de Observação 463 funcionários. (Número de questionários ou entrevistas feitas) Pesquisa Tipo Descritiva Natureza Quantitativa e Qualitativa Método Estudo de Caso Unidade de Análise Empresa Alpha Unidades de Observação Gerentes, Líderes de Células, funcionários. Pesquisa Tipo Descritiva Natureza Quantitativa e Qualitativa Método Estudo de Caso Unidade de Análise Empresa Alpha Unidades de Observação Gerentes, Líderes de Células, funcionários. Pesquisa Tipo Descritiva Natureza Quantitativa e Qualitativa Método Estudo de Caso Unidade de Análise Empresa Alpha Unidades de Observação Gerentes, Líderes de Células, funcionários.

Metodologia Técnicas para coleta dos dados Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados as seguintes técnicas: Entrevistas. Roteiro semi-estruturado. Questionários. Dados demográficos Questionário

Apresentação dos Resultados Análise Estatística Emparelhamento, que consiste em associar os dados recolhidos a um modelo teórico, com a finalidade de compará-los. (correspondência entre a construção teórica e os dados observados); Construção interativa de uma explicação (laville, DIONNE, 1999), que não requer modelo teórico prévio. O processo de análise e interpretação é, fundamentalmente, interativo, pois o pesquisador elabora, pouco a pouco, uma explicação lógica do fenômeno ou da situação estudada.

Apresentação dos Resultados Análise Exploratória 68,1 % - sexo masculino 42,8% - acima de 45 anos 67,4% - casados 74,2% - ensino superior 83,2% - entre 16 e 25 anos de empresa 50,8% - técnicos

Apresentação dos Resultados 1- Procurou-se reconhecer como os funcionários da empresa escolhida para estudo percebem os seus valores. Para identificar esses valores, utilizou-se a escala de valores organizacionais (EVO), criada para identificar os valores que a organização define como importantes, os quais deverão ser seguidos por seus empregados (TAMAYO e GONDIM, 1996). EVO 38 valores – escala 1-7

Apresentação dos Resultados 2 – Utilizou-se a escala de valores relativos ao trabalho, desenvolvida para identificar os valores que os funcionários julgam importantes na realização de seu trabalho (TAMAYO e GONDIM, 1996). Os valores avaliados por essa escala são definidos como metas que as pessoas buscam quando vão trabalhar. EVT – 45 valores , escala 1-5.

Apresentação dos Resultados 3 – Para os entrevistados, existem os seguintes projetos de endomarketing:   Programa de Segurança da informação; Aperfeiçoamento Profissional; Programa de Informação aos Empregados (folhetins, jornais e informativos); Programa de Gestão da Qualidade; Programa de Saúde e Segurança; Programa de Treinamento (Cursos e Palestras); Programa de Reestruturação de Pessoal; Plano de Carreira; Programa SAPR3; Projeto de Gestão do Clima Organizacional; Avaliação de Desempenho; Programa de Integração para Novos Funcionários; Plano Corporativo voltado para a Gestão de Pessoas.

Conclusões Apoio da area de RH; Resposta aos questionarios; Conteúdo e extensãodos questionarios; Entrevistas não gravadas; Funcionários com disponibilidade para falar; Tema endomarketing como marca; Pesquisa com valor de medição de eficacia de projetos do RH, em relação a disseminação de valores.