Abordagem Comportamental da Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODULO 13. c2007, Valentim Abordagem Comportamental A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova concepção e um novo.
Advertisements

Teoria Comportamental da Administração
Sistema de Administração de Recursos Humanos
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
15:20.
MOTIVAÇÃO VONTADE MOTIVOS MOTIVIMENTO ATIVAÇÃO O QUE LHE EMPURRA MOTOR
LINHA DO TEMPO AUTORES COMPORTAMENTALISTAS PROFESSORES DE TGA.
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Teoria comportamental
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
Escola do Comportamento Humano
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
MOTIVAÇÃO: Provém do verbo latino "movere" que significa mover-se. Ambas indicam um estado de despertar do organismo. Motivação, explica Vergara, é uma.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Humanística
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
MOTIVAÇÃO.
Teorias da Administração I
Gestão da Qualidade – Motivação
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Administração Geral - Aula 04
MOTIVAÇÃO VÍDEO.
LÍDER (PESSOA ESPECIAL)
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
Conceito de Pirâmide de Maslow
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
TEORIAS ADMINISTRATIVAS
Prof. Esp. Diego Louzzada
Teorias gerais da administração
Organização, Sistemas e Métodos
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Prof.: Ms. José Vicente.
Disciplina: FCA II Aula 8: Teoria Comportamental
Abordagem Comportamental da Administração
Abordagem Comportamental
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Roteiro da aula FAC SÃO ROQUE Curso :Administração Turma: ADM-5ª
MOTIVAÇÃO Conceitos Básicos.
Teoria Comportamental da Administração
Escola Relações Humanas
Supervisão e Gerenciamento de Facilities FSA – JCB Ago/10 -1 Facilities Management – Keith Alexander COMPETIÇÃO NOVAS FORMAS DA ORGANIZAÇÃO INOVAÇÃO Trust.
TEORIA COMPORTAMENTAL
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Capítulo 7 Direção.
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Aula 4 - Motivação Comportamento Organizacional – S.Robbins Comportamento Organizacional – S.Robbins (Cap 6 – revisão / Cap 7 – aplicação) Comp. Org –
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
Curso de Administração Disciplina: TGA
MOTIVAÇÃO.
PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZAÇÕES I Prof. Ms. Carlos Roberto Torres Damião.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Hierarquia das Necessidades de Maslow
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
Liderança e comprometimento organizacional Profª Alzira Bermudes Barcellos (27) /
APRENDIZAGEM ORGANICIONAL E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Liderança.
Transcrição da apresentação:

Abordagem Comportamental da Administração Surge em 1940 como uma nova tentativa de síntese da teoria da organização formal com o enfoque das relações humanas. Os autores verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações. MASLOW, um dos maiores especialistas em MOTIVAÇÃO HUMANA, desenvolveu uma teoria disposta em uma hierarquia de necessidades: Necessidades fisiológicas: alimentação, sono, abrigo, etc. De vital importância, dizem respeito a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie. São necessidades instintivas e que já nascem com o indivíduo. Necessidades de segurança: estabilidade, busca de proteção contra ameaça, etc. Tem grande importância no comportamento do indivíduo. Necessidades sociais: associação, participação, aceitação, troca de amizade, etc. Dar e receber afeto são importantes forças motivadoras do comportamento humano. Necessidades de estima: auto-apreciação, autoconfiança, status, aprovação social e de respeito, prestígio e consideração. É a maneira como o indivíduo se vê e se avalia. Necessidades de auto-realização: são as necessidades humanas mais elevadas. Voltadas para realização do próprio potencial e auto desenvolvimento contínuo.

Estilos de Administração – McGregor TEORIA X É o estilo baseado na concepção tradicional, mecanicista e pragmática. Este perfil se reflete numa administração rígida e autocrática, onde as pessoas devem trabalhar dentro dos padrões e normas da empresa. Voltados exclusivamente para os objetivos econômicos. A administração intervém ativamente sobre as pessoas a partir de recompensas, punição, coação e controle visando a padronização das atividades e o alcance dos objetivos da organização. A Teoria X representa a alienação do indivíduo, não estimula a criatividade. Quando um administrador impõe arbitrariamente de cima para baixo um esquema de trabalho e passa a controlar o comportamento dos subordinados ele estará desenvolvendo a Teoria X. TEORIA Y É a moderna concepção de administração de acordo com a Teoria Comportamental. É um estilo de administração aberto, dinâmico e democrático, por meio do qual administrar torna-se um processo de criar oportunidades, encorajar o crescimento individual e proporcionar orientação quanto a objetivos. É responsabilidade do administrador desenvolver nas pessoas, por si mesmas, condições de crescimento através da motivação, do potencial de desenvolvimento, direcionando o comportamento para os objetivos da empresa. A Teoria Y propõe um estilo de administração participativo e baseado nos valores humanos e sociais.

Diferenças entre líderes e gerentes Bennis assegura que o século XXI requer uma nova geração de líderes e não de gerentes. O gerente administra, o líder inova; O gerente é uma cópia, o líder é o original; O gerente mantém, o líder desenvolve; O gerente concentra-se no sistema e na estrutura, o líder concentra-se nas pessoas; O gerente baseia-se no controle, o líder inspira confiança; O gerente tem uma visão de curto prazo, o líder tem uma perspectiva de longo prazo; O gerente pergunta como e quando, o líder pergunta o que o por que; O gerente em os olhos nos resultados, o líder enxerga o horizonte; O gerente aceita o status quo, o líder o contesta; O gerente é o clássico bom soldado, o líder é sua própria pessoa; O gerente faz as coisas corretamente, o líder faz a coisa certa.