A História da Saúde Pública/Vigilância Sanitária no Brasil Zilmara A

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Advertisements

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
SAÚDE ENFª Esp. Mª das Mercês A. Mota.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Mostra Cultural ‘Vigilância Sanitária e Cidadania’
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Tópicos Especiais em Saúde Residentes: Gabrielle Oliveira (Economista) Mariane Oliveira (Economista) Jaqueline Castro (Economista) Patrick Dias (Economista)
Direito à saúde e defesa do consumidor
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Tópicos Especiais em Saúde
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL Msc. Fernando Antonio.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
A História da Saúde Pública/Vigilância Sanitária no Brasil Zilmara A
Zilmara A. Guilherme Ribeiro Fiscal Sanitário Municipal Especialista em Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica) (Faculdade de Ribeirão Preto)
A História da Saúde Pública/Vigilância Sanitária em Belo Horizonte
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA OS FÓRUNS REGIONAIS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Auditório da Anvisa Brasília16/05/2008 O PDVISA Um breve resgate de seus propósitos,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS I.Maior aproximação da.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO SUS ANÁLISE HISTÓRICA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
PERÍODO DA REPUBLICA VELHA A DEC. DE 30
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Bruna Ferreira (Administradora) - R1 Carolina Cardoso (Administradora) - R2 Helder Pereira (Administrador) – R1 Rafaela Landim (Administradora) - R2.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Organização dos sistemas de saúde Histórico Profa. Ms. Juliana P.Porto.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
EVOLUÇÃO DA POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Transcrição da apresentação:

A História da Saúde Pública/Vigilância Sanitária no Brasil Zilmara A A História da Saúde Pública/Vigilância Sanitária no Brasil Zilmara A. Guilherme Ribeiro Fiscal Sanitário Municipal Especialista em Vigilância Sanitária e Epidemiológica Faculdade de Ribeirão Preto pós-graduada em História Ref: Prof. Ismar Araújo de Moraes

A Saúde no Brasil Colônia A vinda do colonizador gerou doenças e mortes nas tribos indígenas. Modelo exploratório sem preocupação com as questões sanitárias

A Saúde no Brasil: Colônia Curandeiros e pajés, habilidades na arte de curar: ervas e cantos Boticários, que viajavam pelo Brasil Colônia

SAÚDE NO BRASI LIMPÉRIO 1808 Organização: Estrutura Sanitária Mínima preocupações com as questões de saneamento e com o exercício profissional na área de saúde. controle sanitário dos produtos e estabelecimentos comerciais; combate propagação de doenças, principalmente as epidêmicas

A Saúde no Brasil Império: 28/01/1808 INSTALAÇÃO OFICIAL DA VISA NO BRASIL “abertura dos portos às nações amigas”, impôs-se um controle sanitário dos portos, navios e passageiros que chegavam ao Brasil.

A SAÚDE NO BRASIL: IMPÉRIO Negras Cozinheiras Vendedoras de Angu –Rugendas Regulamenta o comércio de alimentos e bebidas e atividades relacionadas à arte de curar (Fisicatura-mor: ) As práticas médicas da época a cargo: Santas Casas de Misericórdias, Hospitais Militares , dos físicos, os cirurgiões-barbeiros, barbeiros sangradores, boticários curandeiros e as parteiras .

DIA NACIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA –NASCIMENTO DE OSWALDO CRUZ, MAIOR NOME DA HISTÓRIA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO BRASIL Diretor Geral da Saúde Pública 1902: Plano de Modernização para eliminação das doenças. 1904: Reformou o Código Sanitário e reestruturou todos os órgãos de Saúde e Higiene do Brasil, medidas repressivas de vigilância e polícia sanitária. E assim, o pais reconheceu o valor do sanitarista: erradicou a febre amarela, peste bubônica e a varíola.

A Saúde no Brasil: República Velha “Polícia Sanitária”: Brigadas mata-mosquitos na campanha de erradicação da febre amarela no RJ (Charge sobre a revolta da vacina)

A higiene do estabelecimento era avaliada pela escarradeira que usava CURIOSIDADES A higiene do estabelecimento era avaliada pela escarradeira que usava A Reação da Mídia... Conferência Sinistra!!!

A Reação da Mídia... ‘A vacinação’, de Raul (O Correio), Falcão Luís XIV da seringação"Le tas c’est moi" (Essa bagunça sou eu).Kalixto, 1904 O Nero da Higiene

A Saúde no Brasil: República Velha Anos: 1950/1960 - Filhos da Talidomida Anos: 1950/1960 Cria: Departamento Nacional de Saúde Pública, vários órgãos de fiscalização (exercício da medicina, alimentos e Aeroportos). Regulamenta o Código Nacional de Saúde. Cria o GEIFAR (Grupo Executivo da Indústria Farmacêutica) para o controle do setor farmacêutico, dentre outros.

A Saúde no Brasil : Governo Militar Anos 70: Reestruturação do Ministério da Saúde vigilância de Portos, Aeroportos e Fronteiras (DIPAF); Medicamentos (DIMED) Alimentos (DINAL), Saneantes e Domissanitários (DISAD);Cosméticos e Produtos de Higiene (DICOP). 1978 - Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos (CNNPA) aprova: normas técnicas especiais relativas hortaliças (legumes, verduras, raízes e tubérculos), frutas e cereais, entre outros produtos e subprodutos

A Saúde no Brasil : Nova República 1985 – Encontro em Goiânia de representantes das VISA de vários estados e do Distrito Federal. Carta de Goiânia é considerada como um divisor de águas em termos de política sanitária no país. Resultado: Reformulação da Política Nacional de VISA. Criação de um sistema de saúde. Reorganização dos serviços.

A Saúde no Brasil : Nova República As década de 80 /90 foram de grande importância para o estabelecimento da Vigilância Sanitária que temos nos dias de hoje. Conferência Nacional de Saúde do Consumidor (1986); Constituição Federal, que estabelece o Direito Social à Saúde (1988); Código de Defesa do Consumidor(1990); promulgação da LF 8080/90 (Lei orgânica da saúde) e inclui a Vigilância Sanitária como parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS); Lei 9782/99 : Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) Cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA.

A Saúde no Brasil : Nova República:1986 Crise na Saúde e no exercício da cidadania; Contaminação das bolsas de sangue; Acidente radioativo em Goiânia.

Desafios e Tendências Qual a Vigilância Sanitária que a Sociedade Precisa?”. Objetivo: mobilizar profissionais de VISA e a sociedade para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), em busca da melhoria da efetividade e da contribuição no desenvolvimento sanitário e socioeconômico do País; Eixos temáticos: Coordenação Federativa das Ações de VISA; Vigilância Sanitária e Regulação no Mundo Contemporâneo; A Visa e Suas Relações; O Trabalhador e o Trabalho de Visa; Permeando estes eixos, a necessidade de priorizar a vigilância sanitária na agenda política do SUS, a urgência em proteger a saúde da população, aliando-se questões do desenvolvimento econômico do País e das políticas públicas transsetoriais.

Vigilância Sanitária e Regulamentação no Mundo Contemporâneo Coordenação Federativa das Ações de VISA Discussão das questões relativas á descentralização das ações de VISA (SUS); Dificuldade de definição do papel das três esferas de governo; VISA encaixa no contexto, (cada um com sua peculiaridade, limitações e prioridades individualizadas, temos dificuldades em trabalhá-los com uma perspectiva diferenciada); Busca um novo modelo de gestão das ações descentralizadas de VISA, independente da complexidade, da população exposta e outros elementos que compõe o do risco sanitário. Vigilância Sanitária e Regulamentação no Mundo Contemporâneo O propósito da VISA, são ações voltadas à prevenção e proteção da população dos riscos relacionados ao uso de produtos e serviços de interesse da saúde; A abertura dos mercados, a formação de blocos econômicos, o aumento do fluxo de pessoas e de tecnologias de interesse da saúde em escala global acentuam a necessidade de adaptação e exigem o aprimoramento de práticas regulatórias; reforça a finalidade da garantia de acesso de bens seguro e de qualidade para proteção da saúde,

A Vigilância Sanitária e suas Relações VISA indissociável do SUS (atuação de forma integrada com outros órgãos de saúde); prioridade na agenda política do SUS (considerando as necessidades de saúde da população ); articulação com outras politicas transsetoriais, crescente demanda judicial e interface com poder legislativo, limites e possibilidades da intervenção do judiciário, do MP e outros órgão de controle Interface importante com o Poder Legislativo. Avançar na formulação de estratégias políticas e sociais orquestradas a fim de aperfeiçoar o Sistema de Saúde. O Trabalhador e o Trabalho de Vigilância Sanitária A efetividade de resposta ligada a força de trabalho (especificidade no processo de trabalho); Ação complexa em função da variedade de riscos (moderna, avanço tecnológico, novas formas de organização econômica, entre outros fatores); Necessidade de criar soluções ágeis para problemas novos; Reorganizar processos de trabalho, em critérios de risco, (demanda de modernização da gestão, imprimindo novas maneiras de pensar, novas práticas de planejar); gerenciar; Estratégias para superar essas restrições ainda não são suficientes.

Obrigada! Zilmaraaparecida@pbh.gov.br