Questões éticas e panorama da Avaliação Psicológica no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar
ÉTICA PROFISSIONAL.
O código de ética do psicólogo
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Dr. José Antônio Cordero CRM-PA
SÉCULO XX.
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Concepções Teóricas em Psicologia II
Objetivos da “conversa”
MELHORIA NA AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A CONDUTOR
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
B em-vindo e bem-vinda! Ao término desta apresentação você deverá saber: O que é o Pró-Alegria, e a quê ele se destina; Quem pode participar; Quais são.
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Resolução CFP 007/2003 Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas.
O Código de Ética Profissional do Psicólogo: Percurso Histórico
TRABALHO DO MENOR.
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
Jornada das Delegacias do CREMESC do Litoral Balneário Camboriú – SC 5 a 6 de novembro de 2010.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Oficina de capacitação de Multiplicadores para implantação e utilização do Prontuário SuAS
Conselho Regional de Psicologia 09 – Goias e Tocantins
 1960 – A disciplina de psicologia começou a ser ministrada em território nacional, aplicado ao problemas educacionais  Lei 4119 – Formaliza a psicologia.
Ensino Médio e Educação Profissional
Política Educacional Brasileira
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Aspectos Éticos na relação com a equipe profissional
Seminários de Ética, Professora: Marilda Castelar Alunas: Mona Lisa Viana Nathalie Correia Dispõe sobre a concessão do título de especialista para os profissionais.
ÉTICA PROFISSIONAL Seminário: Métodos de Trabalho.
SEMINÁRIOS DE ÉTICA DOCENTE: MARILDA CASTELAR
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
Código de Ética Profissional do Psicólogo
Exercício Profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Secretaria Municipal de Recursos Humanos
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA JURÍDICA
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O que é ética? É um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento.
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Secretaria Municipal de Educação Duque de Caxias
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Disciplina a oferta de produtos e serviços ao público Aluna: Ariane Felício Docente: Marilda Castelar.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
Transcrição da apresentação:

Questões éticas e panorama da Avaliação Psicológica no Brasil Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha Faculdade Inedi Avaliação Psicológica I Questões éticas e panorama da Avaliação Psicológica no Brasil Rodrigo Souza 2015/1

Avaliação Psicológica Lei nº 4.119 de 27 de agosto de 1962, capítulo III: Art. 13. - § 1º Constitui função privativa do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:      a) diagnóstico psicológico; b) orientação e seleção profissional; c) oritentação psicopedagógica; d) solução de problemas de ajustamento.

Avaliação Psicológica – definições DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO - é o processo por meio do qual, por intermédio de Métodos e Técnicas Psicológicas, se analisa e se estuda o comportamento de pessoas, de grupos, de instituições e de comunidades, na sua estrutura e no seu funcionamento, identificando-se as variáveis nele envolvidas; ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - é o processo por meio do qual, por intermédio de Métodos e Técnicas Psicológicas, se investigam os interesses, aptidões e características de personalidade do consultante, visando proporcionar-lhe condições para a escolha de uma profissão;

Avaliação Psicológica – definições SELEÇÃO PROFISSIONAL - é o processo por meio do qual, por intermédio de Métodos e Técnicas Psicológicas, se objetiva diagnosticar e prognosticar as condições de ajustamento e desempenho da pessoa a um cargo ou atividade profissional, visando a alcançar eficácia organizacional e procurando atender às necessidades comunitárias e sociais;

Avaliação Psicológica – definições ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - é o processo por meio do qual, por intermédio de Métodos e Técnicas Psicológicas, proporcionam-se condições instrumentais e sociais que facilitem o desenvolvimento da pessoa, do grupo, da organização e da comunidade, bem como condições preventivas e de solução de dificuldades, de modo a atingir os objetivos escolares, educacionais, organizacionais e sociais;

Avaliação Psicológica – definições SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE AJUSTAMENTO - é o processo que propicia condições de auto-realização, de convivência e de desempenho para o indivíduo, o grupo, a instituição e a comunidade, mediante métodos psicológicos preventivos, psicoterápicos e de reabilitação. (Resolução 003/2007)

Avaliação Psicológica – Ética “O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos”. “Os psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. (Código de Ética Profissional do Psicólogo)

Avaliação Psicológica – Ética Art. 1º São deveres fundamentais do psicólogo: c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional. g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiários. i) zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios deste Código;

Avaliação Psicológica – Ética Art. 2º Ao psicólogo é vedado g) emitir documentos sem fundamentação e qualidade técnico-científica; h) Interferir na validade e fidedgnidade de insturmantos e técnicas psicológicas, adulterar seus resultados ou fazer declarações falsas; Art. 6 º O psicólogo, no relacionamento com profissional não psicólogos: b) compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo

Avaliação Psicológica – Ética Art. 9º É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional. Art. 18 O psicólogo não divulgará, ensinará, cederá, emprestará ou vendera a leigos instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão.

Avaliação Psicológica – Ética Resolução CFP nº 002/2003, que regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos e revoga a Resolução CFP nº 025/2001. Resolução CFP nº 001/2002, que regulamenta a avaliação psicológica em concursos públicos e processos seletivos da mesma natureza; Resolução CFP nº 007/2003, que institui o manual de elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica e revoga a Resolução CFP nº 17/2002; Resolução CFP nº 007/2009, que revoga a Resolução CFP nº 012/2000, publicada no DOU do dia 22 de dezembro de 2000, Seção I, e institui normas e procedimentos para a avaliação psicológica no contexto do Trânsito.

Avaliação Psicológica – Ética Resolução CFP nº 016/2002, que dispõe acerca do trabalho do psicólogo na avaliação psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e condutores de veículos automotores Resolução CFP nº 018/2008, que dispõe acerca do trabalho do psicólogo na avaliação psicológica para concessão de registro e/ou porte de arma de fogo. Resolução CFP nº 003/2007, que institui a consolidação de Resoluções do Conselho Federal de Psicologia. Resolução CFP nº 005/2012,Altera a Resolução CFP n.º 002/2003, que define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos.

Avaliação Psicológica – Instituições

Avaliação Psicológica – Instituições Criado pelo CFP em 2002. Visa divulgar informações sobre os testes psicológicos à comunidade e às(o) psicólogas(o). Comissão consultiva em Avaliação Psicológica. Avaliação e aprovação/desaprovação dos testes psicológicos.

Avaliação Psicológica – Instituições

Avaliação Psicológica – Instituições Criado em 1997. Promover o desenvolvimento da área de avaliação psicológica. Defender e propor medidas de apoio e de incentivo à avaliação psicológica e às atividades relacionadas. Incentivar e realizar pesquisas no campo da avaliação em psicologia, visando a melhoria da qualidade e a excelência nos serviços psicológicos, bem como outros benefícios conseqüentes destas pesquisas para a comunidade e para a cidadania no Brasil.

Avaliação Psicológica – Instituições

Avaliação Psicológica – Instituições Fundada em 1993. Promover o estudo, a pesquisa e a aplicação dos métodos de avaliação da personalidade. Promover a integração dos profissionais que utilizam os métodos de avaliação da personalidade para facilitar a cooperação, independentemente dos sistemas teóricos utilizados. Zelar pela formação teórica e prática dos alunos e profissionais que utilizam métodos projetivos nos diversos sistemas teóricos existentes.