Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.

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ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Integrando diferentes áreas de conhecimento
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
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Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Turno: Diurno 1º DIA – 01/02 (quarta-feira) 7h30 Acolhimento 8h Abertura – Apresentação da proposta de trabalho 8h30 Exibição do Vídeo Institucional 9h.
Transcrição da apresentação:

Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação no ciclo de alfabetização: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças

Concepção de avaliação Regular e adaptar a prática pedagógica às necessidades do aluno Sujeitos do processo de avaliação: professor, aluno, escola, família. Não excludente Elo agregador do aluno ao processo de construção do conhecimento.

Concepção de avaliação Mecanismo de inclusão e mediação do processo regulador, diagnóstico, emancipatório, qualitativo, dialético, dialógico, informativo e formativo.

CURRÍCULO E AVALIAÇÃO Clareza e definição do currículo e metas a serem alcançadas no percurso da aprendizagem Processamento currículo – avaliação: Por que e para quê ensinar/avaliar Para quem/onde/quando/o quê/ com quem Geração de informações para reflexão e replanejamento de intervenção.

A avaliação diagnóstica Favorece o acompanhamento dos objetivos a serem alcançados Regulação de interação e integração A variação das avaliações: identificar os variados níveis de conhecimentos; aprender a lidar com a heterogeneidade de aprendizagens ( caráter inclusivo da avaliação); estabelecer instrumentos para atender as diferenças.

A mediação da avaliação Encaminhar o que o aluno já sabe/ o que ainda não sabe/o que deve ser ensinado / de qual ponto partir/ metas a serem alcançadas/ como avaliar cada competência/habilidade/ conteúdo.

Abrangência da avaliação no 2º ano Definir quais capacidades ou conhecimentos serão avaliados para definir o planejamento. Avaliação de escrita de palavras com diversas estruturas silábicas ( regras de ortográficas regulares e de irregularidades contextuais) Planejamento de ações didáticas para os casos de não domínio desses conhecimentos.

Abrangência da avaliação no 2º ano Proposição de produção de texto que forneça diagnóstico de capacidade de reflexão e planejamento com autonomia sobre o contexto de produção .

Avaliação em todo o ciclo Avaliação contínua Avaliação diagnóstica a cada início de ano letivo e durante o processo para redimensionar planejamento.

Avaliar é também observar Para identificar o desempenho do aluno em relação à apropriação da escrita: Observar os modos de realizar as tarefas propostas; analisar produções de escrita, observar a leitura de palavras, de textos, interpelar nas situações de reflexão sobre a organização de palavras, frases, textos.

A provinha Brasil no planejamento Analisar os conhecimentos dos alunos; Definir prioridades e estratégias didáticas para garantir a aprendizagem. Dar continuidade do processo no 3º ano

Compreendendo a Provinha Brasil Qual Objetivo? Como se organiza? Matriz de Referência? Apropriação de resultados: Reflexão Compreensão Planejamento Intervenção

Atividade Proposta 3. Faça um esquema enumerando os aspectos de concepção de avaliação e de currículo proposta no texto.