Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Metodologia Científica
Avaliação Mediadora.
O Cenário Virtual.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
A Importância da Educação Continuada
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Comunicação e Interação
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UMC EaD Desafios na Produção de Material Didático.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Odilei Avelino dos Santos
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Construindo a cultura educacional inclusiva
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
ABORDAGENS COMPARATIVAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
O papel pedagógico do órgão gestor
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância Estabelecendo um padrão de qualidade para o processo de ensino aprendizagem

Introdução A presente aula pretende ser um instrumento de reflexão sobre o modelo de Avaliação que se pretende em Educação à Distância. Apresenta seu diferencial como conceitos, técnicas, componentes e ferramentas, além de apresentar a norma legal que o legitima.

Objetivos Geral Reconhecer a Educação à Distância como uma política pública de educação inserida numa proposta de inclusão social e diminuição das desigualdades sociais, bem como situar o modelo de avaliação em EaD como um instrumento de padrão de qualidade para o processo ensino aprendizagem.

Objetivos Específicos: Oferecer conhecimento sobre a Avaliação em EaD; Desenvolver habilidades em processos avaliativos em EaD; Confrontar o modelo tradicional de avaliação com a proposta metodológica de colocar o aluno com o centro do processo ensino aprendizagem.

Avaliação: Conceitos e Técnicas Segundo o entendimento desta autora Avaliação é um método de controle utilizado nas várias etapas de um projeto que pode ser desde pessoal a profissional. Serve para mensurar a utilização das metodologias e materiais, verificar o cronograma, estabelecer tempos pedagógicos para levantamento de resultados, revisão de metodologia e estabelecer condições de avançar no processo, incrementando a atividade ou simplesmente seguindo o pré estabelecido.

Possui um caráter julgador que não pode ser entendido negativamente, mas no sentido de discernir as etapas e as formas de se chegar ao objetivo estabelecido no projeto e no processo juntamente com as metas, verificando possibilidades. Por fim, deve ser um processo agregador, pois que não é constituído unilateralmente, mas de forma multifacetada, onde deve haver equilíbrio entre as partes para alcançar o objetivo comum. Pressuposto: considerar a teoria e os instrumentais que auxiliam a identificar se os objetivos educacionais foram alcançados.

Ingredientes da Avaliação em EaD: O aluno é o centro do processo educacional em EaD. Projeto Político Pedagógico claro; Objetivos claros; Instrumental teórico – metodológico; Ferramentas de avaliação; Vinculação entre a teoria e a prática. Forma de Mediação no processo ensino aprendizagem; Feedback.

Avaliação Mediadora Proposta por Jussara Hoffmann agregando conceitos teóricos de vários autores: Paulo Freire, Ralph Tyler e Jean Piaget, acredita que pode contribuir na formulação de práticas avaliativas que levem em consideração as especificidades da EaD. Processo avaliativo constante através de ferramentas previamente estipuladas e construídas para oferecer suporte no processo ensino aprendizagem.

Quebrando um tabu Decreto 6303/2007 (Brasil, p.1,2007) regulamenta que a oferta de ensino à distância no Brasil deve garantir atividades presenciais obrigatórias como: avaliação, estágios, defesa de trabalhos ou prática em laboratório, as quais devem ser realizadas na sede da instituição ou nos pólos de apoio presencial, devidamente credenciados.

Ferramentas de Avaliação em EaD Glossário: atividade lúdica de construção coletiva em que a expressão do conhecimento adquirido torna-se compartilhado e objeto de ampliação e socialização do mesmo; Chat: atividade síncrona que necessita de prévia programação e engajamento. Os diálogos são estimulados e mediados por um coordenador e a participação conjunta ajuda a fixar conhecimentos, tirar dúvidas sendo também um momento de expressão, visto que as idéias são expostas a um determinado grupo.

Diálogo: Diferentemente do fórum é um espaço privativo para duas pessoas compartilharem conhecimento, dúvidas, etc. Diário: Ferramenta que estimula a própria reflexão sobre o processo ensino aprendizagem do aluno. Fórum: espaço coletivo de construção de conhecimento, também mediado por um coordenador, mas de forma assíncrona. Tarefa: oportunidade de revisitar o referencial teórico e apresentar o conhecimento de forma sistematizada com prazo preestabelecido.

Questionário: é uma ferramenta prática, que pode ser utilizada em vários momentos e pode ser empregada em abordagens diagnóstica e formativa. Exemplo disso são os quiz. Wiki: ferramenta de construção coletiva de textos em que o que é publicado pode ser alterado e avaliado de forma múltipla. Também exige planejamento e regras claras pré – estabelecidas.

Concluindo: Em Educação à Distância, o processo de avaliação é contínuo e faz parte de um todo (um projeto) que tem como objetivo principal propiciar ao aluno através do estímulo à autonomia e de um suporte didático– pedagógica adequado, a gestão do conhecimento, gestão do tempo, construção coletiva, gestão de relacionamentos e qualidade de ensino.

Atividade Avaliativa Proposta: Realizar um fórum sobre o tema Avaliação em EaD; Participar de um chat; Postar um relatório sobre o tema no portal.