Universidade Federal de Goiás

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
Advertisements

Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
REUNI Pactuado e Repactuado (Complementado) e Assistência Estudantil: Síntese dos Critérios adotados pelo MEC para a alocação de recursos em 2010 e 2011.
UFG Universidade Multicâmpus Nova Realidade e seus desafios.
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues.
Matriz de Orçamento de Custeio e Capital - OCC (Matriz ANDIFES)
XX Reunião Extraordinária do FONDCF São Paulo, novembro de 2010
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
Avaliação Institucional e seu impacto na UFRN
PARTILHA DO FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS ENTRE AS CAPITAIS Prefeito Raul Filho.
Cristina Helena Almeida de Carvalho
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
MODELOS DE DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS DE OCC DO MEC PARA IFES
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE FUNDO NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA 11ª REUNIÃO COMITÊ GESTOR Brasília, 28 de Novembro 2013.
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
Fonte: QUINTANA, Alexandre Costa, Daiane Pias Machado, Jozi Cristiane da Costa Quaresma, Roselaine da Cruz Mendes. Contabilidade Pública: De Acordo com.
AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E GESTÃO DE UNIVERSIDADEMULTICÂMPUS.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
1 EXECUÇÃO FINANCEIRA. FOLHA DE PAGAMENTO COMPARATIVO Rubrica2006AV%2007AV%2008AV%2009 (PREV.)AV% GASTO COM PESSOAL , , , ,6.
SENAI Goiás ORÇAMENTO E EXECUÇÃO TRANSPOSIÇÃO ORÇAMENTÁRIA 2014.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
SESI Goiás ORÇAMENTO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 2014.
Execução Orçamentária 2009 (janeiro-outubro). “Muita propaganda e pouco resultado” Assessoria de Finanças da Liderança do PT na ALESP.
SENAI Goiás ORÇAMENTO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 2014.
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
SESI Goiás ORÇAMENTO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 2015.
Matriz Interna Universidade Federal do Pará
SENAI Goiás ORÇAMENTO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 2015.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Desafios e Propostas do PNE para a educação superior
Políticas de valorização dos profissionais da educação
SESI Goiás ORÇAMENTO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 2015.
Legislação, princípios, diagnóstico e resultados.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia Centro: Centro.
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
Financiamento das IEES/IMES XI Encontro Nacional do Setor das IEES/IMES.
Orçamento Público Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação.
FOPROP Região Sul Prof. Adalberto Grassi Carvalho
Financiamento da educação superior estadual no Brasil: mapeamento da vinculação de recursos e da evolução dos gastos Cristina Helena Almeida de Carvalho.
Despesa Pública Conceitos
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
O FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS:2005, e Nelson Cardoso Amaral Universidade Federal de Goiás Andifes, dezembro de 2015.
Seminário ANDIFES “O Financiamento Sustentável da Universidade Federal” Como financiar os grandes grupos de despesas: Terceirização, Expansão, Assistência.
Revisão do Planejamento Plano de Aplicação e Plano de Trabalho de 2016 Reunião de Alinhamento para o Quadriênio Rede Brasileira de Metrologia.
Planejamento Orçamentário de 2016 $ Reunião de Alinhamento para o Planejamento de 2016 Marcos Aurélio Lima de Oliveira Diretor de Administração e Finanças.
Município de Cruzeiro do Sul 2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA – 2014 REFERENTE AO 2º QUADRIMESTRE 2014 JANEIRO a AGOSTO de 2014 Em atendimento ao § 4º do Artigo 9º.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília Pró Reitoria de Desenvolvimento Institucional Diretoria de orçamento LOA 2015 Execução.
Avaliação e Perspectivas dos Cursos de Graduação do IFPA.
Introdução As Instituições Federais de Ensino Superior passam por um processo de expansão, por meio da ampliação das matrículas, cursos, campus, infraestrutura,
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Maria Malta Pró-reitora de Extensão Professora do Instituto de Economia Membro do Projeto de Extensão Núcleo da UFRJ de Auditoria Cidadã da Dívida Pública.
Governo Federal Ministério da Educação Universidade Federal de Alagoas Pró-Reitoria de Gestão Institucional Abrindo as contas: apresentação do orçamento.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Proposta Orçamentária Exercício 2010.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA ASSESSORIA TÉCNICA E DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (ASPLAN) ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA UEFS.
Boletim de despesas de CUSTEIO ADMINISTRATIVO Abril | 2016.
Perspectivas Internas e Externas
Reunião Dirigentes RBMLQ-I Região Nordeste 08 de março de
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Maio de
POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL Vera Lúcia Jacob Chaves - UFPA Nelson Cardoso Amaral - UFG Emerson Monte - UEPA.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – IGAM DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS 2014/2015 PLANEJAMENTO 2016 Fernanda Roveda Lacerda Costa Superintendente.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Dezembro de
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
1 AUDIÊNCIA PÚBLICA 1° QUADRIMESTRE/2014 LC 101/ RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL SEGUNDO QUADRIMESTRE 2014.
REUNIÃO DE TRABALHO – IFES NOVAS E NOVÍSSIMAS
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Goiás

Uma análise da UFG: dimensões institucionais e financiamento Assembleia Universitária Uma análise da UFG: dimensões institucionais e financiamento Goiânia, agosto de 2015

Itens da apresentação Uma análise comparativa da UFG com outras universidades Matriz de distribuição de recursos A execução orçamentária da UFG (2002-2013) Os recursos financeiros da UFG em 2015

Uma análise comparativa da UFG com outras universidades com mais de 1 Uma análise comparativa da UFG com outras universidades com mais de 1.000 Professores

Número de professores em 2013 UFG = 2.989 professores 6a. Posição Fonte: Censo da Educação Superior de 2013

Número de professores em 2002 UFG = 1.196 professores 16a. Posição Fonte: Censo da Educação Superior de 2002

Número de técnico-administrativos em 2013 UFG = 1.530 técnico-administrativos 24a. Posição Fonte: Censo da Educação Superior de 2013

A qualificação da UFG Professores com doutorado 2002 2013 443 1.697 Técnico-administrativos com mestrado ou doutorado 2002 2013 15 263 Fonte: Censo da Educação Superior de 2002 e 2013

22a. Posição Índice de Qualificação do Corpo Docente UFG = 3,88 IQCD = (5Dr+3Ms+2Esp+Gr)/(Dr+Ms+Esp+Gr) UFG = 3,88 22a. Posição Fonte: Censo da Educação Superior de 2013

A UFG e a distribuição de recursos de OCC entre as Universidades Federais brasileiras

Principais variáveis/indicadores presentes no Modelo de Distribuição de Recursos de Outros Custeios e Capital entre as UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL Número de Ingressantes Número de Diplomados (Graduados) e de Titulados (Ms e Dr) Número de Alunos de Pós-Graduação stricto sensu Relação aluno/professor Avaliação do ENADE e da CAPES

20a. Posição Número de estudantes de graduação em 2013 UFG = 22.204 estudantes 20a. Posição Fonte: Censo da Educação Superior de 2013

Número de vagas oferecidas na Graduação presencial em 2013 UFG = 6.345 vagas 11a. Posição Fonte: Censo da Educação Superior de 2013

Número de concluintes dos cursos de graduação em 2013 UFG = 3.415 concluintes 8a. Posição Fonte: Censo da Educação Superior de 2013

Número de estudantes de pós-graduação stricto sensu em 2013 UFG = 3.047 estudantes 16a. Posição Fonte: Geocapes 2013

Número de titulados nos cursos de pós-graduação stricto sensu em 2013 UFG = 931 titulados 16a. Posição Fonte: Geocapes 2013

Média dos conceitos CAPES dos cursos de pós-graduação UFG = 3,96 23a. Posição Fonte: Geocapes 2013 Norte Nordete C.-Oeste Sudeste Sul

Média dos conceitos ENADE dos Fonte: Inep/MEC - Enade cursos de graduação UFG = 3,62 14a. Posição Fonte: Inep/MEC - Enade

Principais variáveis/indicadores presentes no Modelo de Distribuição de Recursos de Outros Custeios e Capital entre as UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL Número de Ingressantes Número de Diplomados (Graduados) e de Titulados (Ms e Dr) Número de Alunos de Pós-Graduação stricto sensu Relação aluno/professor Avaliação do ENADE e da CAPES

Recursos da matriz de outros custeios e capital (OCC) para 2014, em R$ UFG = R$ 67.653.132,00 15a. Posição Fonte: Matriz OCC 2014 Norte Nordete C.-Oeste Sudeste Sul

Posicionamento da UFG entre as universidades com mais de 1.000 Professores Ano 2013 UFG Posição Número de professores 2.989 6a Número de técnico-administrativos 1.530 24a Índice de qualificação do corpo docente IQCD = (5Dr+3Ms+2Esp+Gr)/(Dr+Ms+Esp+Gr) 3,88 22a Número de estudantes de graduação 22.204 20ª Vagas oferecidas na graduação presencial 6.345 11ª Concluintes dos cursos de graduação 3.415 8a

Posicionamento da UFG entre as universidades com mais de 1.000 Professores UFG Posição Estudantes de pós-graduação stricto sensu em 2013 3.047 16a Titulados nos cursos de pós-graduação stricto sensu em 2013 931 Média dos conceitos CAPES 3,96 23ª Média dos conceitos ENADE 3,62 14ª Recursos da matriz de outros custeios e capital (OCC) para 2014, em R$ R$ 67.653.132,00 15ª

A execução orçamentária da UFG (2002-2013)

Evolução dos recursos de pessoal e encargos sociais da UFG (2002-2013) (Recursos do Tesouro, em R$ milhões, a preços de janeiro de 2015, corrigidos pelo IPCA) Fonte: Execução Orçamentária da União www.camara.gov.br

Fonte: Execução Orçamentária da União Evolução dos recursos de outras despesas correntes líquidas da UFG (2002-2013) (Recursos do Tesouro, em R$ milhões, a preços de janeiro de 2015, corrigidos pelo IPCA) Fonte: Execução Orçamentária da União www.camara.gov.br Norte Nordete C.-Oeste Sudeste Sul

Evolução dos recursos de investimentos da UFG (2002-2013) (Recursos do Tesouro, em R$ milhões, a preços de janeiro de 2015, corrigidos pelo IPCA) Fonte: Execução Orçamentária da União www.camara.gov.br

Fonte: Execução Orçamentária da União Evolução dos recursos de outras despesas correntes líquidas da UFG (2002-2013), por matrículas de graduação e pós-graduação stricto sensu (Recursos do Tesouro, em R$, a preços de janeiro de 2015, corrigidos pelo IPCA) Fonte: Execução Orçamentária da União Sul Norte Nordete C.-Oeste Sudeste

Os recursos financeiros da UFG em e os cortes de 2015

Valores expressos em Reais ORÇAMENTO UFG 2015 Custeio Orçamento 115.418.419,00 Limite autorizado 103.383.385,80 Corte realizado 12.035.033,20 Valores expressos em Reais

Valores expressos em Reais ORÇAMENTO UFG 2015 Capital Orçamento 52.272.197,00 Limite autorizado 26.136.098,50 Corte realizado Valores expressos em Reais

Valores expressos em Reais Valor dos cortes – UFG 2015 Custeio 12.035.033,20 Capital 26.136.098,50 Total 38.171.131,70 Valores expressos em Reais

Despesas com o custeio - 2015 Valores expressos em Reais DESCRIÇÃO VALOR MENSAL PROJEÇÃO ANUAL Terceirizados 4.500.000,00 54.000.000,00 Energia Elétrica 1.200.000,00 14.400.000,00 Bolsas - PROCOM 900.000,00 10.800.000,00 Bolsas UFG 830.000,00 9.960.000,00 Material de consumo 550.000,00 6.600.000,00 Restaurante universitário 540.000,00 6.480.000,00 Contratos de serviços 420.000,00 5.040.000,00 Valores expressos em Reais

Despesas com o custeio - 2015 Valores expressos em Reais DESCRIÇÃO VALOR MENSAL PROJEÇÃO ANUAL Água/Esgoto 150.000,00 1.800.000,00 Diárias/Passagens Fotocópias 120.000,00 1.440.000,00 Elaboração de projetos 100.000,00 1.200.000,00 Locação de veículos Telefonia fixa, MPLS e móvel 85.000,00 1.020.000,00 Fiscalização de obras 80.000,00 960.000,00 Valores expressos em Reais

Despesas com o custeio - 2015 Valores expressos em Reais DESCRIÇÃO VALOR MENSAL PROJEÇÃO ANUAL Combustível 70.000,00 840.000,00 Publicações oficiais 65.000,00 780.000,00 Manut. veículos 60.000,00 720.000,00 Tiket car 50.000,00 600.000,00 Correios 35.000,00 420.000,00 Total 10.005.000,00 120.060.000,00 Valores expressos em Reais

Despesas de exercícios Valores expressos em Reais anteriores DESCRIÇÃO VALOR PAGO Custeio 12.447.040,00 Capital 75.418,85 TOTAL 12.522.458,85 Valores expressos em Reais

Demandas por recursos adicionais apresentadas ao MEC Investimento Obras já contratadas a empenhar: R$ 15.000.000,00 Custeio Terceirizações, Energia, Água, Telefone e Material de consumo, entre outros: R$ 25.000.000,00

Impactos nas atividades da Universidade Limitação na concessão de diárias e passagens Readequação dos atuais contratos de terceirização de mão de obra Redução do ritmo de obras e reformas em andamento Não contratação de novas obras