AREA 1 CHEFIA E LIDERANÇA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Advertisements

EMPOWERMENT É uma via que permite melhorar a qualidade, a produtividade e como consequencia o serviço/produto prestado ao cliente. Consiste na delegação.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO
GERENTES – Quem são? São as pessoas que ficam responsáveis pelo trabalho de outras pessoas. Para que os gerentes possam cumprir essa responsabilidade,
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
ad – direção para, tendência para;
Administração para Engenharia
Introdução à Administração de Empresas O processo de Administração
Os novos paradigmas da liderança, focada em resultados
Conceitos já conhecidos de Liderança
Capítulo 12 Liderança, poder e política
MA_12_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henry Mintzberg
IA_08_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henry Mintzberg
Valor Consultoria Empresarial
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
USO INTERNO.
TREINAMENTO DE LÍDERES
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
CAPÍTULO 2 Papel dos Gerentes.
OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
CAPÍTULO 12 Liderança.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
- Minister (subordinação ou obediência)
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
Considerações sobre Motivação e Liderança
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
O Processo da Administração
LIDERANÇA MOTIVACIONAL
Como se tornar um Líder Servidor Autor: James C. Hunter
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
sobre a essência da liderança
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Liderança Questões para reflexão Prova Bimestral 1
1 DOCUMENTO INTERNO A E SSÊNCIA DA L IDERANÇA.
Os Estilos de Liderança
Administração Aplicada à Engenharia Civil
LÍDERES ACEITAM AJUDA. Humildade e Gentileza.
Novos parâmetros de Liderança.
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Liderança Contingencial
Tema 15 - LIDERANÇA: Estilos de liderança e Eficácia
A Liderança e seus Conceitos
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Mentoring Coaching.
Como Administrar na Sociedade Moderna
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Velhos e Novos Perfis de Liderança
Habilidades e características do líder
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
Transcrição da apresentação:

AREA 1 CHEFIA E LIDERANÇA

PAPEL DOS GERENTES Segundo Fayol (Planejar; Organizar: Dirigir; Controlar) Tomar decisões Estabelecer metas Definir diretrizes Atribuir responsabilidade Segundo Barnard Incutir senso de propósito moral Trabalhar com a organização informal Facilitar a comunicação Tomar decisões Entender a aceitação da autoridade Ordens para saber o que fazer Ações precisão ser coordenadas As tarefas precisão de controle gerencial

CONCLUSÕES DE Mintsberg O trabalho de qualquer gerente envolve: decisões; relações humanas e processamento de informações. O trabalho dos gerentes varia de acordo com nível hierárquico, especialidade, tamanho da empresa, conjuntura econômica, a sua personalidade e os seus valores. O trabalho do gerente além das funções administrativas envolve a administração de recursos e a tomada de decisões.

PAPEL DO GERENTE Segundo Mintzberg PAPEIS INTERPESSOAIS PAPEIS DE INFOMAÇÃO PAPEIS DE DECISÃO Figura de proa Lider Ligação Monitor Disseminador Porta-voz Empreendedor Controlador de Distúrbios Administrador de recursos Negociador

ESTILOS BÁSICOS DE LIDERANÇA AUTOCRÁTICO – Liderança orientada para a TAREFA Toma decisões sem consultar sua equipe Mais preocupado com a tarefa do que com o grupo que a executa Enfatiza o cumprimento de prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos Insiste na necessidade de cumprir as metas Define com precisão as responsabilidades individuais. Insiste em superar a concorrência ou rival dentro da mesma organização. Mantém distância de sues funcionários

ESTILOS BÁSICOS DE LIDERANÇA DEMOCRÁTICO - Liderança orientada para as pessoas Acredita que deve criar um clima em que as pessoas se sintam confortáveis Focaliza a sua atenção no funcionário ou no grupo enfatizando o trabalho em equipe. Pede opiniões e sugestões de decisões. Parte do seu tempo é destinado a orientar os integrantes da sua equipe. É amigável Apóia e defende os funcionários Insiste com os integrantes da sua equipe para aceitarem responsabilidades e tomarem iniciativa.

“Fazer com que pessoas comuns façam coisas incomuns” LIDERANÇA “Fazer com que pessoas comuns façam coisas incomuns” PETER F. DRUCKER “É a capacidade de criar uma visão apaixonante, transformá-la em realidade e mantê-la por um longo período de tempo” WARREM G BENNIS “É a arte de fazer com que os outros queiram fazer alguma coisa que você está convencido que deveria ser feito” VANCE PACKARD “Todo líder é projetista, professor e regente” PETER SENGE

LIDERANÇA SEGUNDO JAMES HUNTER É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Liderar è conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas. É executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.

PODER e AUTORIDADE PODER – é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. AUTORIDADE – é a habilidade de levar as pessoas a fazerem DE BOA VONTADE o que você quer por causa de sua influência pessoal

PODER e AUTORIDADE A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas. Pessoas que se apóiam no poder em geral se sentem ameaçadas pelas pessoas que se apóiam na autoridade.

AUTORIDADE CONFIANÇA Como estabelecer Autoridade? Tudo gira entorno dos relacionamentos Qual é o ingrediente mais importante num relacionamento bem-sucedido? CONFIANÇA Sem confiança é difícil conservar um bom relacionamento. Ela é a cola que gruda os relacionamentos.

LIDER segundo Peter Senge PROJETISTA “Para construir o alicerce da empresa, referido aos seus propósitos e valores essenciais, para definir políticas e estratégias que o realizem, bem como para criar processos de aprendizagem efetivos” PROFESSOR “Para fazer aflorar os modelos mentais das pessoas e ajudá-las a reestruturar suas visões da realidade e, assim, serem capazes de enxergar as causas subjacentes dos problemas, aquilo que não está explícito, que não está escancarado” REGENTE “Para catalisar os esforços das pessoas na realização da missão da empresa”

LIDER QUALQUER PESSOA PODE SER UM LIDER? É FÁCIL IDENTIFICAR LÍDERES? VOCÊ JÁ TRABALHOU COM LIDERES ? QUAIS AS CARACTERISTICAS QUE MAIS CHAMARAM SUA ATENÇÃO?

LIDER É AQUELE QUE...... Apóia a sua equipe Mantém a equipe coesa Possui seguidores Consegue extrair o melhor das pessoas Reconhece e valoriza os membros da sua equipe Antevê os problemas e diligencia soluções Cria um clima amigável para que a criatividade possa aflorar

LIDER É AQUELE QUE...... Identifica e satisfaz as necessidade legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente. Para liderar você deve servir. Como lideres podemos fornecer todas as condições, mas são as pessoas que devem fazer as próprias escolhas para mudar.

EXERCÍCIO INSTRUÇÕES: Escolha dois parceiros. Gostaria que cada um pensasse sobre uma pessoa, viva ou morta, que exerceu autoridade sobre vocês de acordo com o conceito colocado por James Hunter. Pesem em alguém por quem vocês atravessariam paredes. Listem as qualidades de caráter que essa pessoa possuía ou possui. Juntamente com seu parceiro junte as duas listas e reduzam a lista para 03 a 05 qualidades que vocês consideram essenciais para o desenvolvimento da autoridade com pessoas , baseada em sua experiência de vida.

EXERCÍCIO Destas qualidades de caráter que vocês consideram essências para liderar com autoridade, quais são aquelas com que nos nascemos? Quantas dessas qualidades, desse comportamentos vocês exibem em suas vidas, no momento?

Assim, nem todos os chefes são líderes!!! CHEFIA x LIDERANÇA Cargo de chefia não pressupõe a existência de liderança. Está ligado ao poder formal, ao contrário da liderança que não é impositiva. Liderança está relacionada à influência construtiva; o poder, com outros fins, está relacionado à influência cooperativa. Chefe é apenas um cargo. Assim, nem todos os chefes são líderes!!! Dificilmente missão, visão e objetivos seriam alcançados sem que houvesse liderança, uma vez que as organizações são movidas por movimentos contrários: Cooperação e Conflitos

COMPETÊNCIAS PARA LIDERAR “Uma capacidade específica de executar a ação em um nível de habilidade que seja suficiente para alcançar o efeito desejado” São elas: Gestão da competitividade Gestão da complexidade Gestão da adaptabilidade Gestão de equipes Gestão da incerteza; Gestão do aprendizado

REFLEXÃO QUANDO TIVERMOS QUE TRABALHAR COLETIVAMENTE, É SEMPRE MELHOR INSISTIR,EM NOSSOS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E AÇÕES, NOS PONTOS DE CONCORDÂNCIA, EM LUGAR DOS PONTOS DE DIVERGÊNCIA. Mira Alfassa – A MÃE