CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

A criança é a música.
OS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Oficina Brincando com sucata
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Como a Criança Pequena se Desenvolve
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
Perfil das crianças de 3 a 6 anos
Programa Comenius Bilateral
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Desenvolvimento motor
Relatório de Proposta de Projeto
Desenvolvimento motor
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS DE ED
Desenvolvimento na Educação Infantil.
Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Fase de movimentos especializados
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
Metodologia de Ensino do Futsal
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
FASES DO DESENHO INFANTIL
Ginástica Geral Ana Carolina Oliveira Cruz Gabriel Ribeiro de Oliveira
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Desenvolvimento motor
Os animais em extinção Projeto do Maternal II B – Tarde Professoras: Cloê Arantes e Marina Toti.
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
Desenvolvimento Cognitivo e Social na Segunda Infância
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
É a oportunidade de desenvolvimento.
O que as crianças precisam aprender e desenvolver? Psicólogo Erik Erikson.
Transcrição da apresentação:

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior de Sorocaba

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 5 ANOS PRÉ-ESCOLA: JARDIM I – 4 ANOS. ESTÁGIO ELEMENTAR DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS. DESCOBERTA DE NOVAS FORMAS DE UTILIZAR AS HABILIDADES MOTORAS. MELHOR COORDENAÇÃO RÍTMICA DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS.

AS CRIANÇAS COMEÇAM A SER MAIS COOPERATIVAS E RESPONSÁVEIS. VIVÊNCIA DE VALORES HUMANOS (FORMAÇÃO HUMANA = COOPERAÇÃO, AMIZADE, RESPEITO). INCENTIVÁ-LOS A REVEZAR, DIVIDIR, CEDER, PERDER E VENCER.

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 5 ANOS COMBINAÇÃO CRESCENTE DO DOMÍNIO DA LINGUAGEM. DESCOBRINDO AS DIFERENÇAS ENTRE REALIDADE E FANTASIA. TEM INÍCIO O REFINAMENTO DOS SENTIDOS. IDADE DAS PERGUNTAS (POR QUE?)

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 5 A 6 ANOS FASE DE TRANSIÇÃO ENTRE O ESTÁGIO ELEMENTAR E O MADURO DE EXECUÇÃO DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS. PERÍODO DENOMINADO “IDADE DE OURO” DAS CRIANÇAS. ESTÁGIO DE COMBINAÇÃO DE MOVIMENTOS.

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 5 A 6 ANOS NECESSIDADE DE MOTIVAÇÃO PARA APRENDER. MUDAR AS ATIVIDADES FREQUENTEMENTE MAS DAR O TEMPO NECESSÁRIO PARA A CRIANÇA. ENSINAR AS CRIANÇAS A SEREM RESPONSÁVEIS, CRIATIVAS, CURIOSAS. ENCORAJAR E ESTIMULAR SUAS AÇÕES. DAR EXPLICAÇÕES BREVES.

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 5 A 6 ANOS LEMBREMOS QUE AS CRIANÇAS NESSA FAIXA ETARIA (Jardim II).: NÃO MANTÉM ATENÇÃO POR MUITO TEMPO. IDADE DAS PERGUNTAS (POR QUÊ). SÃO CRIATIVAS E SENSÍVEIS.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS: CRIAR INSTRUMENTOS MUSICAIS COM MATERIAIS NÃO CONVENCIONAIS. INTERPRETAR DIFERENTES ESTILOS MUSICAIS. TEATRALIZAR HISTÓRIAS. ELABORAR PERCURSOS-CIRCUITOS COM BARREIRAS E MINI-OBSTÁCULOS. ENFATIZAR OS OUTROS ORGÃOS DO SENTIDO COM JOGOS E BRINCADEIRAS. SALTAR E CAIR/ LANÇAR E RECEBER/ SUBIR E DESCER= EXPLORAR DIFERENTES FORMAS.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS: CRIAÇÃO DE CONTOS E HISTÓRIAS. FAZER ROUPAS E FANTASIAS. ENSINAR DANÇAS FOLCLÓRICAS TRADICIONAIS. DESENHAR O MAPA DO CORPO. UTILIZAR CIRCUITOS DE FAZ-DE-CONTA. ENSINAR CANTIGAS E BRINCADEIRAS COM BOLA. EXPLORAR O EQUILÍBRIO EM SUPERFÍCIES ELEVADAS E DIFERENTES FORMAS DE LOCOMOÇÃO.

IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA PESSOA ADULTA COMO MEDIADORA ENTRE O MUNDO CULTURAL E A CRIANÇA