O PLANO DE MARKETING
O Plano de Marketing Para a elaboração de um plano de mercadológico com informações relevantes, alguns passos são necessários. Não existe uma regra rígida para a sua elaboração, uma vez que cada empresa pode ter seus requisitos específicos; entretanto, alguns passos que parecem ser mais comuns a vários deles são:
O Plano de Marketing Levantamento de informações Lista de problemas e oportunidades Pontos fortes e fracos da empresa Determinação de objetivos Desenvolvimento da estratégia Determinação do orçamento Projeção de vendas e lucros
Levantamento das Informações Análise da situação ambiental e interna da empresa. Somente assim é possível desenvolver um composto de marketing realístico, adaptado à situação ambiental. Entender a influência dos aspectos econômicos e sociais é de extrema importância para esta primeira etapa.
Levantamento das Informações Atividades da concorrência Expectativas futuras Novos produtos lançados são subsídios importantes para a elaboração do plano.
Lista de Problemas e Oportunidades Análise SWOT Lista de Problemas e Oportunidades Pontos Forte e Fracos
Determinação de Objetivos O planejador tem, a essa altura, visão clara do que é possível atingir, considerando os recursos internos e as oportunidades ou problemas de mercado.
Desenvolvimento da Estratégia Com base nos objetivos, é possível desenvolver uma estratégia mercadológica para alcançá-los. Para isto, é necessário, inicialmente, a identificação do mercado-alvo a ser atingido. Essas estratégias devem identificar as variações dos investimentos e ações alternativas para os vários componentes do composto de marketing e o retorno que podem proporcionar.
Determinação do Orçamento O orçamento é o plano traduzido em números. Quanto custa para executar as tarefas Qual a verba que deve ser alocada para desenvolvimento de produtos, distribuição e promoção As justificativas para seu uso devem ser também incluídas no plano.
Projeção de Vendas e Lucros Na parte final do plano deve ser incluída completa projeção de vendas, lucros e custos. Estas informações são importantes para avaliação do retorno que o programa de marketing proposto e suas respectivas despesas podem proporcionar.
1 - Análise Ambiental 1A - Ameaças e Oportunidades Eventos Ameaças Oportunidades Sugestões
Análise Ambiental 1B - Pontos Fortes e Fracos Aspectos analisados Concorrente 1 Concorrente 2 Concorrente 3 Ponto Forte Ponto Fraco Pessoal - Quantidade - Qualificação Equipamentos - Capacidade Instalada - Tecnologia Finanças - Recursos próprios - Capacidade de empréstimos Marketing - Produto - Preço - Distribuição - Propaganda - Equipe de vendas - Promoção
2 - Objetivos a Quantitativos b Qualitativos
3 - Estratégia de Marketing 3a - Público-Alvo 3b - Posicionamento 3c - Estratégia do Composto Produto Preço Distribuição Promoção
4 - Plano de Ação Atividades Encarregado Período Orçamento
5 - Projeção de Vendas e Lucros Período Vendas Lucros Observações
A Redação do Plano de Marketing O mais recomendado para o Plano de Marketing é que sejam preparadas pastas com folhas soltas, numeradas, datadas que identifiquem o autor ou autores. Com base neste esquema apresentado, podem ser usados divisores que identificam cada um dos passos do planejamento. A pasta com folhas soltas permite a inclusão de notas, novos itens, anotações, etc. sempre que forem feitas novas inclusões, é importante que as folhas contenham a data e a identificação de quem incluiu a informação ou alteração. Deve ser usado espaço duplo e nas margens deve haver condições para acrescentar uma informação importante. Devem ser usados títulos e subtítulos. A capa deve identificar o plano, o ano, o autor (autores), a data e para quem será distribuído. Da mesma forma, deve identificar para que departamento está sendo preparado.