Institucionalização do Processo Avaliativo: Experiências Nacionais em Andamento Elizabeth Moreira dos Santos Sonia Natal DENSP/ENSP 2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
POMMAR/USAID-Partners
Gestão de Parcerias Parte I Carolina de Andrade 13 de outubro 2011.
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
A Gestão Social pode ser vista como...
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Saúde e Prevenção nas Escolas
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Rede Interagencial de Informações para a Saúde – RIPSA Décima Terceira Oficina de Trabalho Interagencial (13ª Oti) Rede Interagencial de Informações para.
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Ana Cristina Ghisleni
Educação Permanente em Saúde :
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Cultura.
FORMAÇÃO III ESA Formação do Educador: A Escola enquanto cenário, sujeito e objeto da formação.
MOMENTO TÁTICO OPERACIONAL Combinar as acumulações Produzir Executar
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Prof.MS. Sergio Kudsi Sartori CREF /G-RJ Formação e Inserção Mercadológica em Esporte e Fitness VII FORUM DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DO MERCUSUL.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
A experiência do Departamento de DST e Aids na implementação das atividades de Monitoramento e Avaliação Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento.
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Avaliação como ferramenta de mudança na rede de atenção a saúde
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Avaliação de Iniciativas e Programas Intersetoriais em Saúde: Desafios e Aprendizados  Natureza complexa das iniciativas e programas intersetoriais em.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Avaliação na Atenção Básica
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Avaliação e mudança... LASER/DENSP/ENSP/FIOCRUZ Elizabeth Moreira dos Santos Rio de Janeiro Dezembro, 2010.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
A Institucionalização do M&A no PN-DST/AIDS
A institucionalização do Monitoramento e Avaliação no Programa Nacional de DST/AIDS Mariângela Simão Programa Nacional de DST/Aids Secretaria de Vigilância.
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Utilização da avaliação em situ(ação) em tempos de turbulência Beth Moreira Rio de Janeiro- Dezembro de 2012.
ASSESSORIA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Programa Nacional de DST e AIDS.
A Institucionalização do M&A no Departamento Nacional de DST/AIDS Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento Nacional de DST/Aids.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
 .
Atuação dos agentes de Controle Social
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Governança em Rede na Formação para Gestão do SUS e EaD como estratégia para implementação de políticas públicas Roberta Gondim Walter Mendes Victor Grabois.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Avaliação da Política de Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde Implementada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, no período.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Florianópolis I ENCONTRO CATARINENSE DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS METODOLOGIA PARA GRUPOS DE TRABALHO.
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação Rio de Janeiro - RJ 12 de maio de 2005 Política.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
Da institucionalização à Utilização: Avanços e Desafios LASER/DENSP/ENSP/FIOCRUZ Elizabeth Moreira dos Santos Cuiabá - Abril de 2011.
Poder, Cultura e Mudanças nas Organizações Profª. Drª. Rosa Maria Fischer.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Transcrição da apresentação:

Institucionalização do Processo Avaliativo: Experiências Nacionais em Andamento Elizabeth Moreira dos Santos Sonia Natal DENSP/ENSP 2006

De onde estamos falando Envolvimento em ambas iniciativas; Campo da prática reflexiva; Compromisso com a mudança do setor público; Compromisso com a equidade e justiça social.

De que estamos falando De qual avaliação? De que institucionalização?

Avaliação como Intervenção Aborda efeitos de intervenções, tecnologias ou políticas; Modifica organizações; Reproduz ou produz valores sociais.

Avaliação como intervenção: Usos Melhoria da intervenção Melhoria da intervenção Prestação de Contas Produção de Conhecimento Produção de Conhecimento

Institucionalização: Contexto Institucionalização: Contexto Processos técnicos globalizados; Objetos ou sujeitos da ação globalizados; Processos avaliativos globalizados; Regulação de qualidade e rendimento globalizados.

Institucionalização: Contexto situacional das iniciativas: ABS Institucionalização: Contexto situacional das iniciativas: ABS Necessidades identificadas: Linguagem comum em M&A; Linguagem comum em M&A; Uso de M&A como Uso de M&A como ferramentas de gestão; ferramentas de gestão; Identificar o que funciona e o que não funciona-Boas práticas. Identificar o que funciona e o que não funciona-Boas práticas. Estratégias: EAD; EAD; Rede de Formadores; Sistema de monitoramento; Rede de Formadores; Sistema de monitoramento; Centros colaboradores (PM); cursos de aperfeiçoamento; especialização e MP; Centros colaboradores (PM); cursos de aperfeiçoamento; especialização e MP; Inquéritos nacionais; acompanhamento dos indicadores do pacto; avaliações formativas; Inquéritos nacionais; acompanhamento dos indicadores do pacto; avaliações formativas; Eval de resultado e impacto. Eval de resultado e impacto.

Institucionalização: Contexto situacional das iniciativas: DST/AIDS Institucionalização: Contexto situacional das iniciativas: DST/AIDS Necessidades identificadas: Linguagem comum em M&A Uso de M&A como ferramentas de gestão Identificar o que funciona e o que não funciona-Boas práticas Estratégias:: Oficinas curtas em M&A; EAD Rede de Avaliadores Internos Sistema de monitoramento; Cursos de especialização e MP; Sítios de excelência; capacitações específicas; inquéritos nacionais; sentinelas; Eval de resultado e impacto.

Institucionalização: Prática normativa ou Tradução Tradução Tradução Processo de mobilização e interligamento de práticas e discursos heterogêneos na produção de um consenso a respeito de um ou vários objetos. Processo de mobilização e interligamento de práticas e discursos heterogêneos na produção de um consenso a respeito de um ou vários objetos. Segundo Callon, a tradução envolve os movimentos de: Problematização; Sensibilização - linteressement; Enredamento; e Mobilização de Aliados. Segundo Callon, a tradução envolve os movimentos de: Problematização; Sensibilização - linteressement; Enredamento; e Mobilização de Aliados.

Lições aprendidas: Problematização Combinam a prioridade de institucionalizar M&A no país com a necessidade de identificar perguntas avaliativas específicas que sejam respondidas por meio de estudos estratégicos especiais. Combinam a prioridade de institucionalizar M&A no país com a necessidade de identificar perguntas avaliativas específicas que sejam respondidas por meio de estudos estratégicos especiais. Triangulação academia, serviços, OSC Triangulação academia, serviços, OSC

Lições aprendidas: Sensibilização Eixo estratégico, fortalecimento técnico específico descentralizado, é necessário clarificar expectativas e competências estaduais e municipais Eixo estratégico, fortalecimento técnico específico descentralizado, é necessário clarificar expectativas e competências estaduais e municipais Moeda de troca de identidades na mudança da cultura avaliativa proposta, ainda há o predomíneo do monitoramento. Moeda de troca de identidades na mudança da cultura avaliativa proposta, ainda há o predomíneo do monitoramento.

Lições aprendidas: Enredamento Negociação do papel dos avaliadores internos e de suas relações com os avaliadores externos Negociação do papel dos avaliadores internos e de suas relações com os avaliadores externos Negociação do papel dos avaliadores externos Negociação do papel dos avaliadores externos Responsabilidades e representatividade: juri ou juiz Responsabilidades e representatividade: juri ou juiz

Lições aprendidas: Lições aprendidas: Mobilização de Aliados Identificação dos sistemas de aliança: setorial, multisetorial; nacionais e interncionais, OSCs Identificação dos sistemas de aliança: setorial, multisetorial; nacionais e interncionais, OSCs Qualidade da iniciativa: Avaliação formativa e de resultado Qualidade da iniciativa: Avaliação formativa e de resultado

Não me preocupo com o que já foi feito mas com o que teremos que fazer Marie Cury