Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.

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Page 1 GT Engenharias & Computação

Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação para atender à proposta diferenciada desta modalidade frente aos Mestrados Acadêmicos

Page 3 QUESITO I: Valorizar os seguintes aspectos: A demanda (relação candidato-vaga). O interesse de empresas e órgãos públicos pelo curso, manifestado por aporte financeiro, apoio a pesquisa e desenvolvimentos tecnológicos, oferta de temas de trabalhos de conclusão, inscrição de funcionários, etc. Patrocínios, fomentos e convênios que promovam desenvolvimentos em pesquisa aplicada. Inovações acadêmicas como estrutura curricular, propostas pedagógicas e sustentabilidade financeira.

Page 4 QUESITO II: Flexibilizar a distribuição de atividades do corpo docente: publicar, orientar, ministrar disciplinas e desenvolver projetos. Cada docente deverá, obrigatoriamente, desenvolver pelo menos duas destas atividades. Flexibilizar a composição do Corpo Docente para permitir que o núcleo permanente possa dispor da colaboração de profissionais dos setores público e privado sem que tal opção configure dependência externa. Valorizar a coorientação de dissertações com profissionais dos setores público e privado. Considerar Iniciação Científica como atividade de orientação e de promoção da expansão da pós- graduação.

Page 5 QUESITO III: O Coleta CAPES deve incluir campo específico para avaliação do trabalho de conclusão. O Coleta CAPES deve incluir campo específico para acompanhamento do egresso. A banca de avaliação da dissertação deverá atribuir conceitos (que deverão ser inseridos no COLETA CAPES), em escala de 1 (nenhum impacto) a 5 (grande impacto) para avaliar: a) Impacto social, b) Impacto educacional, c) Impacto tecnológico, d) Impacto econômico, e) Impacto sanitário; f) Impacto cultural, g) Impacto artístico, Impacto profissional, i) Impacto legal, j) Outros impactos considerados pertinentes pela área.

Page 6 QUESITO IV: Valorizar a produção em Congressos Técnicos a produção veiculada em Revistas Técnicas os projetos com financiamento (privado ou público) na Produção Intelectual (docente)

Page 7 QUESITO V: Considerar Eventos organizados pelo Programa para divulgação da produção relacionada às linhas de pesquisa do curso. Porcentagem de discentes vinculados ao mercado de trabalho. Porcentagem de trabalhos de conclusão de curso vinculados a empresas. Impactos dos trabalhos de conclusão de curso: Impacto social, Impacto educacional, Impacto tecnológico, Impacto econômico, Impacto sanitário, Impacto cultural, Impacto artístico, Impacto profissional, Impacto legal, Outros impactos considerados pertinentes pela Área.