BI’s na UFSC - 2009 REUNI na UFSC : 1) CAMPUS sede : cursos novos e ampliação dos cursos já existentes 2) Interiorização da UFSC: - Araranguá – Bacharelado.

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BI’s na UFSC REUNI na UFSC : 1) CAMPUS sede : cursos novos e ampliação dos cursos já existentes 2) Interiorização da UFSC: - Araranguá – Bacharelado em Tecnologia da Informação e Comunicação - Curitibanos - Bacharelado em Ciências Rurais - Joinville : Bacharelado em Mobilidade

Interiorização da UFSC

Campus de Joinville Histórico Projeto CEM Modelo conceitual do CEM Resultados CEM

Análise do contexto O que pode ser inovado pela UFSC? Que diferencial para a comunidade local pode ser construído? Que quebra de paradigma poderá ser potencializada? Quais são as necessidades para o Brasil? Que contribuições podem ser geradas? Projeto CEM – Centro de Engenharia da Mobilidade

Análise do contexto Quais são os gargalos tecnológicos da sociedade brasileira e onde eles estão? Qual é a motivação da comunidade externa à UFSC com tal inovação? Como aproveitar o potencial do CTC? Como deve ser a integração entre o CTC e este novo centro? Projeto CEM

Formação de pessoas de altas competência técnica e gerencial Modelo conceitual: objetivos do CEM Sistemas Técnicos no campo veicular Projetos de infra-estrutura, operação e manutenção de sistemas de transporte A mobilidade se relaciona com os processos destinados a planejar, construir, manter e efetuar descarte de produtos destinados ao transporte de cargas e pessoas.

PPC_CEM: Modelo conceitual e Cursos Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 VeicularTransporte Naval Aero-espacial Automobilística Ferroviária Mecatrônica Infra-estrutura Tráfego e Logística Fundamentos área de Mobilidade SAÍDA 1: Bacharel Interdisciplinar em Mobilidade: ênfase Veicular e Transporte SAÍDA 2: Bacharel em Engenharia Entrada: 200 alunos por semestre

 Autonomia do estudante na sua formação  Escolha de especialidades  Estágios fracionados  Uso de temas transversais  Divisão das aulas teóricas e práticas  Não exigência de pré-requisitos após primeira matrícula  Restrição na passagem de nível  Integração entre professores e entre estudantes  Organização por núcleos de conhecimento Modelo conceitual: Referencial Pedagógico Princípios: liberdade, autonomia

GESTÃO DO CAMPUS JOINVILLE CategoriaNúmero Relação N° de alunos Discentes698 Docentes23 30,35 STAE887,25 Tabela 1 – Rela ç ão candidato/vaga Curso de Engenharia da Mobilidade – Campus Joinville O CEM em números

Categorias Abandono Desistência Jubilamento0000 Transferência Troca de curso0010 Trancado Total Matriculado Quantitativo de evasão por categorias Bacharelado em Mobilidade – Campus Joinville DESAFIO: DEFINIR POLÍTICAS PARA MITIGAR AS CAUSAS DA EVASÃO Política: Cursos extras, grupos de projeto, disciplina consciente, palestras, facilitar transferências, bolsas de monitoria, permanência, PET.

Cenários de Implantação: Projeto Conceitual do CAMPUS

Bacharelado em Ciências Rurais Ano 1 e 2 Núcleo de Conhecimento Básico e Profissional: - Linguagens e Códigos; - Ciências Humanas e Sociais; - Ciências Exatas ; - Ciências da Natureza; - Ciências Biológicas; Ano 3:Ciências Agrárias

Profa. Dra.Yara Muller