Rede ACV e sinergia com os compromissos do Pacto Global Janeiro de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAPA DA RSE. Local Trabalho Comunidade Ambiente Mercado Ética Empresarial Responsabilidade Social das Empresas.
Advertisements

Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente do Estado
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
Serviço Social da Indústria - SESI
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
A Gestão Social pode ser vista como...
APRESENTAÇÃO apresentação.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SWISSCAM – Câmara de Comércio Suíço-Brasileira
APL – Arranjos Produtivos Locais
(47”) Reflexões sobre a Construção do Sistema de Inventários de Ciclo de Vida da Indústria Brasileira - SICVBrasil Os slides seguintes apresentarão a visão.
Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
A Responsabilidade Corporativa Natura
Cidadania e Responsabilidade Socioambiental
IMPACTO NA TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico do PGQP
Movimento Brasil Competitivo
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Abracom Missão e valores
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
PROGRAMA BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 26/05/2010 Reunião Plenária da RBMLQ-I 1º Ciclo 2010 Estratégia Brasileira de Normalização.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Como contribuir para a melhoria da gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) Abril/2008.
4º Período Ciências Contábeis
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
UMA METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL
Tema 1: Sistema de monitoramento dos projetos: Visitas técnicas aos Estados que possuem sistemas de gestão de projetos; Elaboração de diagnóstico geral.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
PLANO DE AÇÃO PARA PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Gerência de Desenvolvimento Regional Sustentável
Panorama da Avaliação do Ciclo de Vida
 .
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Atuação dos agentes de Controle Social
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
PROPOSTA DE ATUALIZAÇÃO DA AGENDA 21 BRASILEIRA E REVITALIZAÇÃO DA CPDS Antecedentes:  11ª Reunião CPDS (16/12/2008) - Apresentação da proposta e constituição.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Severino Ribeiro Aurélio Padovezi Ludmila Pugliese.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio de 2011.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Modelar um inventario do ciclo de vida de um produto em uma pequena empresa de negócio.. (PUIP), Ciências Exatas e da Terra Ivete de Fátima Rossato, Dra.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Transcrição da apresentação:

Rede ACV e sinergia com os compromissos do Pacto Global Janeiro de 2013

ACV no Brasil 3º Congresso Brasileiro de Gestão de Ciclo de Ciclo de Vida 1965/1969 Primeiros estudos: Coca Cola - embalagens Crise do petróleo – Combustíveis alternativos EPA (US Environmental Agency (EPA) e Society of Environmental Toxicology and Chemistry (SETAC) 1997 ISO Desenvolvimento da metodologia 2001 NBR ISO Análise do ciclo de vida de produtos: ferramenta gerencial da ISO 14000”. José Ribamar B. Chehebe 1999 Análise de Ciclo de Vida de Embalagens” - CETEA/ITAL 2002 Criação da ABCV 2004 IBICT desenvolve site para comunidade de ACV Workshop – “Estratégias p/ a consolidação da ACV no Brasil (ABCV/Instituto Ekos) º Congresso Brasileiro de Gestão de Ciclo de Ciclo de Vida 3ª fase do Programa Brasileiro – Construção de ICV 1º Congresso Brasileiro de Gestão de Ciclo de Ciclo de Vida IBICT – Inicio do Programa Brasileiro de Inventário do Ciclo de Vida para a competitividade da indústria Brasileira – Banco de dados IBICT – Inicio do Programa Brasileiro de Inventário do Ciclo de Vida para a competitividade da indústria Brasileira – Banco de dados PBACV Rede ACV 2013 CILCA 2013

Rede Empresarial Brasileira de ACV – Rede ACV Consolidar o uso da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) no Brasil para promover sustentabilidade de produtos, por meio da colaboração entre empresas e da mobilização de outros atores. Ser um grupo empresarial de referência para a aplicação e desenvolvimento da avaliação de ciclo de vida no Brasil. Missão Visão 1.Criar um ambiente de cooperação entre empresas interessadas no uso de ACV no Brasil, que permita a otimização de recursos. 2.Educar e capacitar as empresas sobre o conceito, sua aplicação e benefícios da ACV. 3.Disponibilizar e disseminar para diversos públicos informações sobre ACV no Brasil, tais como estudos, boas práticas e especialistas. 4.Influenciar e apoiar o governo para criação do Banco de Dados Brasileiro. Objetivos Sinergias: Rede ACV x Pacto Global Pacto Global Rede Brasileira Atuar nos nossos processo produtivos e nas nossas cadeias de valor (fornecedores e clientes)..... Fortalecer o papel do consumidor e a importância das suas escolhas de consumo considerando todo o ciclo de vida dos produtos e serviços. Políticas públicas: promoção da produção e do consumo mais sustentável, favorecendo aqueles que melhorem os impactos ambientais e sociais considerando todo o ciclo de vida dos produtos e serviços.... Compromissos

Proposta Diante dos compromissos assinados pelas empresas da Rede Brasileira do Pacto Global - onde o ciclo de vida aparece como ferramenta para tomada de decisão tanto do consumidor quanto das indústrias para avaliar o impacto ambiental e social dos produtos - uma conexão direta pode ser feita com a Rede ACV para que os compromissos assinados, sejam colocados em prática pelas empresas. A proposta consiste em apresentar a Rede ACV às empresas signatárias da Rede Brasileira do Pacto Global como uma ação concreta que contribui diretamente para a realização dos compromissos.