CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Títulos de Crédito Prof. Luiz Gustavo Combat Vieira.
Advertisements

TÍTULOS DE CRÉDITO AVAL
TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO
TÍTULOS DE CRÉDITO Conceito: Vivante (art. 887, CC): é o documento necessário para o exercício literal e autônomo nele mencionado. O CC apesar de estabelecer.
DIREITO EMPRESARIAL II
FORMA PRESCRITA EM LEI A forma é para os títulos de crédito não um elemento lateral, mas um elemento fundamental, pois os distingue dos demais quirógrafos,
Unidade 7 - Títulos de Crédito: Teoria Geral
NOTA PROMISSÓRIA Promessa de Pagamento; Situações Jurídicas:
Unidade 8 - Títulos de Crédito: Em Espécie
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA
NOTA PROMISSORIA.
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
Teoria Geral dos Títulos de Crédito
Prof. Ms. Jimenna Rocha NOTA PROMISSÓRIA Prof. Ms. Jimenna Rocha
LETRA DE CAMBIO e AÇÃO CAMBIAL
TÍTULOS DE CRÉDITO: “documentos necessários para o exercício de um direito literal e autônomo, nele mencionado” ( Cesare Vivante) CRÉDITO: A palavra crédito.
AS DUPLICATAS WHORKSHOP CEAP – CURSO DE DIREITO
CEAP – CURSO DE DIREITO Disiciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 05 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO NO NOVO CODIGO CIVIL BRASILEIRO.
Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor:
Prof. Wiverson de Oliveira
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplia: DIEITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 7 LETRA DE CAMBIO e AÇÃO CAMBIAL.
LETRA DE CÂMBIO.
DIREITO EMPRESARIAL II
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 12 O CHEQUE.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Unidade III – Letra de Câmbio (cont.)
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: Direito Empresarial II
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
PARTES EM BRANCO Código Civil:
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
DATA: _____/__________/______
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
Curso de Direito - Noturno Aluno: Nelson Gomes Filho
NOTA PROMISSÓRIA A nota promissória é uma promessa de pagamento que uma pessoa faz em favor de outra. Temos duas pessoas participando da nota promissória:
DIREITO EMPRESARIAL III
DUPLICATA Lei n , de 18 de junho de 1968.
DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL
Unidade IV – Nota Promissória
A NOTA PROMISSORIA AULA 11 CEAP – CURSO DE DIREITO
Rodrigo Silva Miranda Universidade Federal de Goiás Faculdade de Direito 6° período “B”
Do Código de Processo Civil ARRESTO
NOTA PROMISSÓRIA INTRODUÇÃO 1.
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA; DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR? MILTON CORREA FILHO Aula 10 A constituição do credito cambiario: SAQUE Fonte: FABIO.
AQUARELA DO BRASIL Ari Barroso CEAP – CURSO DE DIREITO
Direito Empresarial Curso de Administração
Direito Empresarial I – 2009 Roberta Ceriolo Sophi
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
PROAB DIREITO EMPRESARIAL – AULA 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA: CÉLIO CELLI Aula 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA:
TITULOS DE CREDITO: Operações Virtuais
N OTA P ROMISSÓRIA. 5.1 P REVISÃO L EGAL Decreto n / 1908 – arts. 54 a 56; Decreto n / 1966 – Lei Uniforme sobre Letras de Câmbio e Notas.
Unidade 5 Nota Promissória
Letra de Câmbio.
CEAP – Curso de Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 6 Titulos de Crédito no Novo Codigo Civil Brasileiro (Parte.
EMPRESARIAL III Aula 4- Letra de Cambio e a Lei Uniforme de Genebra.
. CONTRATOS: “Contrato é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas, naturais ou jurídica, de direito público ou privado que, no gozo de suas respectivas.
EMPRESARIAL III Aula 10- Nota Promissória. DIREITO EMPRESARIAL AULA 10 NOTA PROMISSÓRIA – AULA 10 EMPRESARIAL III CORRE, GENTE... VAI COMEÇAR A AULA DE.
EMPRESARIAL III Aula 12-Nota Promissória (2 Parte Aula 10)
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
EMPRESARIAL III Aula 6 - Aceite EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 EMPRESARIAL III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESTA AULA  Aceite: Conceito  Prazo de apresentação.
LETRA DE CÂMBIO Origem da letra de câmbio, saque, conceito, requisitos da letra de câmbio, aceite, endosso, aval, pagamento e prescrição da letra de câmbio.
TÍTULOS DE CRÉDITO: DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 2.
EMPRESARIAL III Aula 5- Endosso.
EMPRESARIAL III Aula 2- Apresentação do Plano de Ensino Evolução Histórica dos Títulos de Crédito.
DIREITO EMPRESARIAL II
Transcrição da apresentação:

CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO CIVIL

CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS O novo CCB trata da atividade empresarial, mais precisamente dos Titulos de Crédito ( arts. 887 a 926). Ao revogar o CCB de 1916 e parcialmente o Codigo Comercial de 1850, subsistem as Leis Especiais e as Convenções Internacionais (art. 903)

CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 Exemplo: O aval parcial: Letra de Câmbio e Nota Promissoria. Lei Uniforme (art 30) – permite e se aplica Lei Civil (art. 897) - expressa vedação Art. 30. O pagamento de uma letra pode ser, no todo ou em parte, garantido por aval.

CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS Art O titulo de credito, documento necessário ao exercicio do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei

CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS Art A omissão de qualquer requisito legal que tire ao escrito a sua validade como titulo de credito, não implica a invalidade do negocio juridico que lhe deu origem. Obs: o crédito poderá ser exigido pela via do procedimento ordinário, valendo o titulo como inicio de prova (afastada a abstração cambial)

CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS Art Deve o titulo de credito conter a data da emissão, a indicação precisa dos direitos que confere e a assinatura do emitente

CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS Art (…) § 1 º. É a vista o titulo de credito que não contenha indicação de vencimento. § 2 º. Considera-se lugar de emissão e de pagamento quando não indicado no titutlo, o domicilio do emitente.

CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS Art (…) § 3 º. O titulo poderá ser emitido a partir dos caracteres criados em computadorou meio tecnico equivalentee que constem da escrituração do emitente, observados os requisitos minimos previstos neste artigo. OBS: Inovação relevante é a faculdade da emissão de titulos por caracteres criados em computador ou meio tecnico equivalente.

CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS Art A transferência do titulo de crédito implica a de todos os direitos que lhe são inerentes. OBS: a transferência do titulo de credito opera-se pela simples tradição, se ao portador, ou pelo endosso, se nominal. E como declara o art. 14 da LU, o endosso transmite todos os direitos emergentes da letra.

CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS Art Não é o credor obrigado a receber o pagamento antes do vencimento do titulo, e aquele que o paga, antes do vencimento, fica obrigado pela validade do pagamento. § 1o. No vencimento, não pode o credor recusar pagamento, ainda que parcial. Art Salvo disposição diversa em lei especial, regem-se os titulos de credito pelo diposto neste Codigo.

CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO CIVIL O CCB ainda dispõe sobre o TITULO AO PORTADOR;TITULO A ORDEM e do TITULO NOMINATIVO ( arts. 904 a 926)

Você vale pelo que é, e não pelo que tem Mensagem Final: