Integração dos Novos Servidores 2008

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Comissão de Educação dos Profissionais
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PLANO DE GESTÃO.
Empresa Privada – Grandes empresas
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
SÉCULO XX.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
O PLANEJAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
A Importância da Educação Continuada
Foco de Atuação: Atenção Básica
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Contexto de atuação do CME
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E O DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Currículo Quais são as finalidades do curso?
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Introdução ao Serviço Social
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
MAIO 2010.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Encontro Estadual do PMAQ
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Gestão por competência
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

Integração dos Novos Servidores 2008

Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos DDRH / DIREH 2008

Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos DDRH / DIREH Competência: Planejar, coordenar, supervisionar, executar e controlar atividades relativas a: recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho, desenvolvimento (carreiras, cargos e salários) e descentralização da gestão de RH, para as Unidades Técnicas de Apoio e Técnico-Científicas, quando devidamente aparelhadas.

Organograma do DDRH Recrutamento e Seleção

Recrutamento e Seleção Objetivo e Atribuições: Desenvolver políticas e diretrizes de captação de recursos humanos, de modo a unificar e padronizar o processo de recrutamento e seleção no âmbito da FIOCRUZ; Gerenciar o concurso público em todas as etapas do processo seletivo, bem como acompanhar os recursos e processos judiciais;

Números do Concurso Público Atribuições: Gerenciar, organizar e executar todas as etapas de preparação do processo seletivo de concurso público na FIOCRUZ. Números do Concurso Público 1996 1998 2002 2003* 2004** 2006*** TOTAL 227 92 326 3 31 1500 * Candidatos empossados em função do Resultado do Mandado de Segurança ** Candidatos empossados em função da autorização de 31 novas vagas do concurso público de 2002. *** 135 Candidatos empossados em 2007 e 365 empossados em 2008.

Projeto de Acompanhamento Funcional Objetivos: atuar preventivamente, detectando situações potenciais de conflito e insatisfação por parte do trabalhador, chefia e/ou equipe; criar um espaço de reflexão sobre a adequação do perfil do trabalhador às tarefas sob sua responsabilidade, buscando o melhor aproveitamento de suas competências; criar um espaço de reflexão sobre as condições de trabalho no que se refere ao ambiente, aos relacionamentos e processos de trabalho; estabelecer estratégias conjuntas, visando contribuir para manter os trabalhadores integrados, capacitados, saudáveis e interessados no exercício de suas atividades profissionais; colaborar com as chefias e equipes na busca de solução de problemas vinculados aos processos de trabalho; colaborar para que os trabalhadores, cada vez mais, participem como co-gestores de seus próprios processos de trabalho. Finalmente...

Projeto de Acompanhamento Funcional estabelecer um espaço de escuta a todo e qualquer trabalhador da Diretoria de Recursos Humanos da FIOCRUZ. E-mail espacodeescuta@fiocruz.br

Projeto Rede RH OBJETIVOS: Compartilhar informações e conhecimentos; Buscar soluções para problemas comuns; Promover a articulação entre a DIREH e os SRH’s e entre os SRH’s; Ampliar a capacidade de atuação dos SRH’s; e Compartilhar a implementação e o acompanhamento das diretrizes de Recursos Humanos.

Projeto Rede RH Meta / Realizado ESTRUTURAÇÃO DA REDE Constituído Grupo de Trabalho para o acompanhamento da Rede RH/Fiocruz Constituídos de 6 Grupos Operativos Descentralização Regulação do trabalho Competências Capacitação Saúde do Trabalhador Comunicação Constituída secretaria executiva para a Rede Rh /Fiocruz.

GO Descentralização Objetivos: Discutir a função da área de RH e seu papel na estrutura; Redefinir os fluxos de trabalho entre a Direh e os SRHs; e Promover a melhoria das condições de trabalho dos SRHs. Produtos: Redefinição do processo de descentralização; Realizadas as entrevistas com os SRH’s; Realizada a ida aos centros regionais para apresentação do projeto; Identificadas as atividades executadas pelos SRH’s; Realizado o diagnóstico de situação sobre o estágio de descentralização dos SRH’s; Elaborado o Termo de Referência de descentralização; e Elaborada a Pré proposta.

GO Regulação do Trabalho Objetivos: Diagnosticar a força de trabalho da Fiocruz, através de quadro de ativos permanentes e postos de trabalhos terceirizados; Gerar tabelas da força de trabalho da Fiocruz por Unidade; e Correlacionar os cargos da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) com os cargos da Fiocruz. Produtos: Atualizado os dados no SGA da força de trabalho; Sistematizadas as informações sobre a força de trabalho; Analisados os postos de trabalho terceirizados na perspectiva de sua posição no Plano de Carreira; e Elaborado o Boletim RH em nº. para divulgação das informações

GO COMPETÊNCIAS Objetivos: Implementar projeto de estudo e intervenção em gestão de recursos humanos com foco em competências; Analisar a evolução do conceito de competências através das principais abordagens teóricas; Avaliar experiências de outras instituições de aplicação do modelo da competência; Debates institucionais com profissionais da área e gestores visando alargar a base técnica de discussão; e Elaborar uma nova proposta para a gestão de recursos humanos. Produtos/Questionamentos: Que modelo é esse (da competência) e qual a sua lógica ? Que conteúdo e orientação dar à “lógica competência” na Fiocruz? É possível alinhar os modelos de gestão na Fiocruz?

GO Capacitação Objetivos: Promover a melhoria da eficiência dos profissionais que atuam na área de Recursos Humanos na FIOCRUZ, pela busca do processo de educação permanente; Subsidiar os SRHs quanto às suas necessidades e expectativas referentes a capacitação na operacionalização da Rede RH. Produto: Agenda de Capacitação

GO Saúde do Trabalhador Objetivo: Promover a melhoria da qualidade de vida no trabalho na Fiocruz, com o foco em ações de prevenção e promoção da saúde. Produto: Realizadas visitas técnicas aos Centros Regionais para discussão de proposta de implantação de ações de ST.

GO COMUNICAÇÃO Objetivos: Elaborar o plano de comunicação da rede; Apoiar a estruturação e organização do site da rede; Alimentar o conteúdo do site; Criar instrumentos de divulgação das ações da DIREH e SRHs; e Organizar eventos da Rede RH. Produto: Desenvolvimento do site da Rede RH

SERVIÇO DE CAPACITAÇÃO SERCAP

SERVIÇO DE CAPACITAÇÃO - SERCAP Competência: Participar do planejamento, coordenação e controle, bem como executar atividades relativas à educação, treinamento e desenvolvimento de RH em todos os níveis.

Programa de Educação de Jovens e Adultos - PEJA OBJETIVOS: Possibilitar a elevação da escolaridade dos servidores da FIOCRUZ; Proposta interdisciplinar de educação contextualizada ao mundo de trabalho, visando o desenvolvimento de competências que proporcionem ao sujeito um melhor desempenho técnico-profissional; e Formação de sujeitos críticos e criativos, com maior autonomia, capazes de interferir na sua realidade. PARCERIAS: DIREH, EPSJV e SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO-SEE/RJ PÚBLICO ALVO: Servidores da FIOCRUZ     CARGA HORÁRIA: ENSINO FUNDAMENTAL: 700 horas - durante 02 (dois) anos ENSINO MÉDIO: 1.090 horas – durante 02 (dois) anos A Secretaria certifica os alunos

Programa de Educação de Jovens e Adultos Pólos I e II OBJETIVO: Possibilitar a educação geral (ensino fundamental e médio) através de um programa com proposta interdisciplinar e transdisciplinar de educação contextualizada num local urbano de alta vulnerabilidade e risco social PARCERIAS: Pólo I – ENSP/DIREH/EPSJ/REDE CCAP – Centro de Cooperação e Atividades Populares/SEE – Secretaria Estadual Educação. Pólo II - DIRAC/DIREH/EPSJV/SEE – Secretaria Estadual de Educação. PÚBLICO ALVO: Jovens e adultos das comunidades do complexo de Manguinhos, circunvizinhas ao campus Fiocruz CARGA HORÁRIA: Pólo I : 1.088h (Fundamental) e 1.088h (Médio); Pólo II: 1.240h (Fundamental) e 1.240h (Médio). Certificado pela Secretaria Estadual de Saúde do RJ.

Programa de Treinamento em Informática - PTI OBJETIVO: Oferecer treinamento em recursos tecnológicos que apóiem as atividades dos profissionais da FIOCRUZ. PARCERIAS: DIREH e ICICT. PÚBLICO ALVO: Profissionais que compõem a força de trabalho da FIOCRUZ. CARGA HORÁRIA: A carga horária está distribuída entre os cursos conforme o quadro seguinte. Proposta de Reformulação do Programa: Alteração do nome do Programa para PCTICs- Programa de Capacitação em Tecnologias da Informação e Comunicação – maior abrangência. Parceria também da Diretoria de Administração do Campus – DIRAC, Unidade coordenadora da rede Fiocruz, que atua na sugestão de diretrizes para a utilização da Tecnologia da Informação na Instituição; Focos do Programa: Inclusão Digital; Treinamento de Usuários; o Treinamento da Equipe de TI (Suporte, Analistas de Banco de Dados, Desenvolvimento e Gestores de TI) e o Treinamento de Multiplicadores.

Programa de Treinamento em Informática - PTI GRADE DE CURSOS: 10 Horas Todos os aplicativos do programa Treinamento Gerencial 20 Horas Excel Excel Avançado 56 Horas Windows, Word, Internet e Excel Básico 63Horas Windows, Word, Excel, PowerPoint e Internet Inclusão Digital de Jovens Word, Internet, Excel, PowerPoint e WinZip Atualização 72 Horas Introdução a Informática, Windows, Word e Internet Inclusão Digital de Surdos Inclusão Digital de Adultos Carga Horária Aplicativos Cursos

Curso de Sensibilização e Informação em Biossegurança OBJETIVO: Sensibilizar e capacitar funcionários, estagiários e estudantes para o conhecimento das principais fontes de riscos inerentes ao processo de trabalho. PARCERIA: DIREH e CTBio – Comissão Técnica em Biossegurança. PUBLICO ALVO: Profissionais que compõem a força de trabalho, estagiários e estudantes da Fiocruz. CARGA HORÁRIA: 32h Nº DE CURSOS POR ANO: 4 Nº PARTICIPANTES POR CURSO: 80 Projeto para área gestão: 2008 – Criação de um novo curso de Biossegurança, com conteúdos específicos, formatado exclusivamente para os profissionais da área de gestão administrativa.

Curso de LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais OBJETIVO: Capacitar os profissionais dos SRHs, bem como pessoas interessadas  no trato da comunicação com surdos, como melhoria da qualidade nas relações de trabalho para promover o respeito à diferença e à diversidade sócio-cultural. PARCERIAS: DIREH, IOC e FENEIS – Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos. PÚBLICO ALVO: Profissionais dos setores de Recursos Humanos da FIOCRUZ e outros que atuam, direta ou indiretamente com a pessoa surda.   CARGA HORÁRIA: 120 h - 10 meses.

Projeto Fazendo e Aprendendo II OBJETIVO: Promover a educação pelo trabalho e práticas de cidadania, com adolescentes na faixa etária de 16 a 18 anos em situação de risco social, a partir de intervenções efetivas vinculadas às áreas psico-sócio-pedagógicas e profissionalizantes, visando a preparação dos adolescentes para o mercado de trabalho através da construção de conhecimentos e da valorização de condutas éticas e morais. PARCERIA: DIREH e Associação Beneficente São Martinho PÚBLICO ALVO: 50 Adolescentes na faixa etária de 16 a 18 anos, em situação de risco social. CARGA HORÁRIA: 30 horas semanais - 2 anos.

Capacitação em Processos Administrativos Disciplinares - PAD OBJETIVO: Preparar o servidor para atuar com mais segurança, quando convocado a fazer parte de comissões na Fiocruz. PÚBLICO ALVO: 100 servidores CARGA HORÁRIA: 36 horas Nº DE TURMAS: 1 para cada Centro Regional 2 para Rio

Programa de Integração dos Servidores Concursados OBJETIVO: Fazer com que os novos servidores sintam-se parte integrante da Instituição e ampliem a visão que possuem da importância do desenvolvimento individual e institucional. PARCERIAS: DIREH , Presidência, VPDIGT e Unidades da Fiocruz. PÚBLICO ALVO: servidores concursados. CARGA HORÁRIA: 20 horas.

Programa de Estágio Curricular OBJETIVO: Propiciar complementação de ensino e aprendizagem a estudantes, por meio de estágio de interesse curricular, constituindo-se em instrumento de integração, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano. CONVÊNIO: Centro de Integração Empresa Escola – CIEE - agente de integração entre as Instituições de Ensino e a FIOCRUZ. PÚBLICO ALVO: Estudantes da rede pública e privada de ensino médio e superior. Número de vagas: Não poderá ser superior a 20% do total da lotação aprovada para as categorias de nível superior e a de 10% para as de nível intermediário. Enquadramento e valor da bolsa Nº de estagiários atendidos pelo programa Bolsas Carga Horária Semanal Valor (R$) Nível Médio 20 30 203,00 290,00 Nível Superior 364,00 520,00 539 2008* 528 2007 213 2006 Estagiários Ano * Agosto de 2008

Programa de Capacitação da Direh OBJETIVO: Gerenciar o processo de capacitação dos profissionais da Direh, formulando e executando as diretrizes operacionais relacionadas ao levantamento, planejamento, execução e acompanhamento dos resultados das capacitações. PÚBLICO ALVO:P Todos os profissionais da DIREH. ETAPAS DO PROGRAMA: INC- Inventário das Necessidades de Capacitação Capacitação Avaliação de Reação Avaliação de Aprendizagem (em desenvolvimento) Avaliação de Aplicação (em desenvolvimento) Avaliação de Resultados ( em desenvolvimento)

Quadro demonstrativo da capacitação de 2006 a agosto 2008 Cursos ANOS 2006 2007 2008 Curso de Especialização Técnica em Políticas Públicas de C&T em Saúde 33 - Programa de Treinamento em Informática - PTI 192 234 193 Curso de Processo Administrativo Disciplinar 57 Identificação das Necessidades de Capacitação 121  - Curso de Sensibilização e Informação em Biossegurança 443 267 212 PEJA/Fiocruz (Fundamental) 26 PEJA/Fiocruz (Médio) 14 30 Pólo I – DLIS (Fundamental) 20 Pólo I – DLIS (Médio) 50 80 Pólo II – Proeduc (Fundamental) 60 173 Pólo II – Proeduc (Médio) 67 129 Curso de Libras 18 19 Projeto Fazendo e Aprendendo II  79 109 TOTAL 985  1218 1008

Contatos: Chefia DDRH - Lúcia Cruz Tel: 3836-2045 e-mail: luciacruz@fiocruz.br Chefia SEGEC - Leila Bezerra Tel: 3836-2190 e-mail: leilabezerra@fiocruz.br Chefia SERCAP - Elaine Lúcia Tel: 3836-2128 e-mail: elaine@fiocruz.br