Sistema digestório. Boca A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a boca. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Sistema Digestivo no Homem
Advertisements

Sistema Digestório e Nutrição
SISTEMA DIGESTIVO SISTEMA DIGESTIVO.
O Sistema Digestivo no Homem
Autor:victor alverca Lê tudo com atenção porque no final há uma ficha de verificação de conhecimentos. Este trabalho foi elaborado por prof. Victor Alverca.
Sistema Digestivo Função sistema digestivo
FISIOLOGIA ANIMAL DIGESTÃO CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS 2ª FASE A ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET BIOLOGIA
SISTEMA DIGESTÓRIO.
O Sistema Digestivo no Homem
Sistema digestório Funções de: Digestão;
Sistema Digestório.
Sistema Digestório.
C i ê n c i a s.
SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Éder.
Primeiros Socorros Camila Sarti
FISIOLOGIA HUMANA Sistema Digestório.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
ANATOMIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
Sistema Digestivo Digestão – é o conjunto de transformações químicas e mecânicas às quais os alimentos são sujeitos e desdobrados em substâncias mais simples.
SISTEMA DIGESTÓRIO. É O ESTUDO DO FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS QUE CONSTITUEM O ORGANISMO HUMANO.
Sistema Digestório.
O que acontece aos nutrientes depois de ingeridos?
Anatomia e Fisiologia Humana
Universidade Castelo Branco
DIETAS PARA CONTROLE DE PESO
Sistema Digestório.
O Sistema Digestivo na Espécie Humana
Prof. Juliano V. Dande SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Juliano V. Dande
Pré-vestibular Frei Seráfico
SISTEMA DIGESTIVO.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso composto por: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado.
Curso Técnico de Enfermagem
A DIGESTÃO O SISTEMA DIGESTÓRIO Profa. Ludimira Collares
8º AB – (2º Bimestre) Sistema Digestório
O SISTEMA DIGESTÓRIO Roberta Lopes da Silva Trois.
Sistema Digestório.
Sistema Digestivo NOMES: Amanda Tainá Bohdan Trassante Larissa Berwian
Sistema Digestório II Rosana Moraes.
Sistema Digestivo.
Sistema Digestivo Função sistema digestivo
Sistema disgestório Guilherme Luis.
Digestão e Sistema Digestivo
Sistema Digestivo.
Sistema Digestivo Professor: Bruno Aleixo Venturi
SISTEMA DIGESTÓRIO Funções do sistema digestório: • Preensão
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS PROFESSORA VANESCA 8º ANO SISTEMA DIGESTÓRIO
Digestão dos alimentos Absorção de nutrientes
EMEB Marcelo de Freitas Faraco Disciplina de Ciências
Sistema Digestório e Excretor
Sistema Digestório Movimentos peristálticos:
Ciências Naturais 9.º ano
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Sistema Digestório Humano
SISTEMA DIGESTÓRIO.
SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA HUMANA EVA MARIA DE MORAIS CASTANHA
SISTEMA DIGESTÓRIO.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Sistema Digestório ASSER Profa Ms. Camila.
Ciências Naturais – 9.o ano
SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA E FISIOLOGIA
Fisiologia do Sistema Digestório
Sistema Digestivo.
Ciências Naturais – 9.o ano
O APARELHO DIGESTIVO.
DIGESTÃO E NUTRIÇÃO AULA II.
SISTEMA DIGESTÓRIO *Conceito *Dividido em : cavidade oral faringe
Enzimas do Sistema Digestório
Sistema Digestivo Função Sistema Digestivo
A Digestão.
Transcrição da apresentação:

Sistema digestório

Boca A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a boca. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas. A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a boca. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.

Glândulas salivares Glândula parótida - Com massa variando entre 14 e 28 g, é a maior das três; situa-se na parte lateral da face, abaixo e adiante do pavilhão da orelha;mais fluida-espumosa- 2º molar Glândula submandibular - É arredondada, mais ou menos do tamanho de uma noz.Mais viscosa Glândula parótida - Com massa variando entre 14 e 28 g, é a maior das três; situa-se na parte lateral da face, abaixo e adiante do pavilhão da orelha;mais fluida-espumosa- 2º molar Glândula submandibular - É arredondada, mais ou menos do tamanho de uma noz.Mais viscosa Glândula sublingual - É a menor das três; fica abaixo da mucosa do soalho da boca. Mais líquida. Glândula sublingual - É a menor das três; fica abaixo da mucosa do soalho da boca. Mais líquida.

Faringe É um órgão comum ao sistemas digestório e respiratório. É um órgão comum ao sistemas digestório e respiratório. Na região entre a boca e a faringe encontram-se as tonsilas (amígdalas) direita e esquerda. Na região entre a boca e a faringe encontram-se as tonsilas (amígdalas) direita e esquerda. Epiglote- durante a deglutição, uma cartilagem (epiglote) se curva e a laringe se eleva. Isso fecha a entrada para a laringe e permite a passagem do alimento só para o esôfago. Epiglote- durante a deglutição, uma cartilagem (epiglote) se curva e a laringe se eleva. Isso fecha a entrada para a laringe e permite a passagem do alimento só para o esôfago.

Estômago O estômago é uma porção dilatada do tubo digestivo onde o alimento sofre ação química (enzimática) e física, passando, após, pouco a pouco, para o intestino delgado. O armazenamento de alimento ocorre principalmente na parte superior (região fúndica) do estômago e a ação muscular se dá principalmente nas regiões do meio (corpo) e inferior (pilórica). O estômago é uma porção dilatada do tubo digestivo onde o alimento sofre ação química (enzimática) e física, passando, após, pouco a pouco, para o intestino delgado. O armazenamento de alimento ocorre principalmente na parte superior (região fúndica) do estômago e a ação muscular se dá principalmente nas regiões do meio (corpo) e inferior (pilórica).

INTESTINO DELGADO Os primeiros 25 centímetros, aproximadamente, constituem o duodeno, ao qual segue o jejuno (porção muito longa), e a parte final, o íleo, com 1,2 a 1,5 metros de comprimento. Os primeiros 25 centímetros, aproximadamente, constituem o duodeno, ao qual segue o jejuno (porção muito longa), e a parte final, o íleo, com 1,2 a 1,5 metros de comprimento. Quando o alimento em estado semifluido (quimo) passa ao duodeno através da válvula pilórica, estimula a secreção de suco pancreático e de fluido das glândulas tubulares da parede intestinal. Quando o alimento em estado semifluido (quimo) passa ao duodeno através da válvula pilórica, estimula a secreção de suco pancreático e de fluido das glândulas tubulares da parede intestinal.

fígado É o maior órgão interno, e é ainda um dos mais importantes. É a mais volumosa de todas as vísceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto, e na mulher adulta entre 1,2 e 1,4 kg. Tem cor arroxeada, superfície lisa e recoberta por uma cápsula própria. Está situado no quadrante superior direito da cavidade abdominal. É o maior órgão interno, e é ainda um dos mais importantes. É a mais volumosa de todas as vísceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto, e na mulher adulta entre 1,2 e 1,4 kg. Tem cor arroxeada, superfície lisa e recoberta por uma cápsula própria. Está situado no quadrante superior direito da cavidade abdominal.

Intestinos Grosso O intestino grosso é dividido em: ceco e apêndice vermiforme, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, sigmóide, reto e canal anal. As principais função do intestino grosso é a de formação, transporte e evacuação das fezes e por isso ele é dotado da capacidade de absorção e secreção de muco. O intestino grosso tem como características externas bolsas que são denominadas haustros, possui também acúmulos de gordura que são os apêndices epiplóicos e por fim fitas de músculos lisos denominadas tênias cólicas.

Laringe A laringe é um órgão fibromuscular, situado entre a traquéia e a base da língua. Consiste em uma série de cartilagens, como a tiróide, a cricóide e a epiglote e três pares de cartilagens: aritnóide, corniculada e cuneiforme, todas elas revestidas de membrana mucosa que são movidas pelos músculos da laringe. As dobras da membrana mucosa dão origem às pregas vocais; as de cima, falsas; as de baixo, verdadeiras.órgãotraquéia línguatiróidecricóideepiglotemúsculos pregas vocais Resumidamente, podemos dizer que a laringe é um tubo muscular que permite a passagem de ar para a traquéia.muscular traquéia

Esôfago É um tubo membranoso formado por músculos lisos e involuntários,que empurram delicadamente o bolo para o estômago por meio de contrações e relaxamentos (movimentos peristálticos). Podemos concluir que o alimento não cai no estômago diretamente pela ação da gravidade.Se uma pessoa deglutir alguma coisa, mesmo estando de cabeça para baixo, o material deglutido ainda assim será levado ao estômago.

Vesícula Biliar Avesícula biliar é um órgão pequenolocalizado debaixo do fígado que tem forma de pêra. Armazena a bílis, um líquido amarelo-esverdeado produzido pelo fígado, até que o aparelho digestivo dele necessite. A bílis é composta de sais biliares, electrólitos, pigmentos biliares como a bilirrubina, colesterol e outras gorduras (lípidos). A bílis é utilizada pelo organismo para que o colesterol, as gorduras e as vitaminas dos alimentos gordos sejam mais solúveis e, desse modo, possam ser melhor absorvidas.

Pâncreas O pâncreas, órgão dentro do corpo que desempenha um importante papel na digestão da comida, também produz a insulina, o principal químico no corpo responsável pelo equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Este informativo define o pâncreas e descreve em linhas gerais que problemas podem lhe ocorrer. O pâncreas, órgão dentro do corpo que desempenha um importante papel na digestão da comida, também produz a insulina, o principal químico no corpo responsável pelo equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Este informativo define o pâncreas e descreve em linhas gerais que problemas podem lhe ocorrer.