O que é Portaria? Portaria é um ato administrativo praticado pelos chefes de entidades e órgãos públicos, mediante o qual são emitidas determinações gerais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
Advertisements

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
REGIMENTO ESCOLAR É ele que estrutura, define, regula e normatiza as ações do coletivo escolar. A escola tem, no Regimento Escolar, a sua expressão política,
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 6 PORTARIA / AVISO / CARTA COMERCIAL
Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos
A ESTRUTURA DO TEXTO LEGAL
ARTIGO CIENTÍFICO.
Dissertações e Teses-PROPAD
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
GESTÃO DOCUMENTAL ORIENTAÇÕES –
Metodologia Da Pesquisa
artigo Papel A4 Fonte Times New Roman espaço entre linhas simples
Parceria com o Poder Público A referência ao Terceiro Setor automaticamente nos remete à forma como o poder público e a sociedade interagem. É praxe o.
A Transparência Pública e a Responsabilidade da Guarda da Informação.
Prefeitura Municipal de Brejetuba - ES
DIREITO ADMINISTRATIVO
GESTÃO DINÂMICA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
SISTEMA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. A Lei de 30 de outubro de 2013 que criou a Controladoria Geral do Estado foi regulamentada pelo Decreto.
PRÊMIO FUNCIONÁRIO PADRÃO 2008
CITAÇÃO Descrição, conteúdo ou informações em um texto, retirados de alguma fonte (livros , documentos,etc.) Transcrição do que um autor escreveu Tem o.
IN1008 – Projeto Conceitual de BD
POR OUTORGA POR DELEGAÇÃO
Gestão de Processos Administrativos na ANEEL
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
Criando Documentos Aula sobre criação de documentos como circulares, memorandos, declaração, ofício e procuração.
Definição  Direito Administrativo: “ramo do direito público que tem por objetivo os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a.
NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS
Estrutura do Relatório 1.
REDAÇÃO OFICIAL documentos Profa. Mirian Ferrazzi
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
Como fazer um artigo e/ou um trabalho científico?
Da Formalização, Autuação e Tramitação Processual
EXERCÍCIO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SEÇÃO DE MOVIMENTAÇÃO – DP/2
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
MODELO BÁSICO DE PETIÇÃO SIMPLES
DIREITO ADMINISTRATIVO I
Português e Redação Empresarial
Artigo Papel A4 Papel A4 Fonte Times New Roman Fonte Times New Roman espaço entre linhas simples espaço entre linhas simples Orientação Retrato Orientação.
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
Revisão das Normas da ABNT
AGENTES PÚBLICOS.
Requerimento Ordem de Serviço.
Portaria spprev nº 102, de 28/02/14, doe DE 06/03/14, republicada em 08/03/14. Dispõe sobre novo regulamento para homologação de CTC – Certidão de Tempo.
ESTABILIDADE PROVISÓRIA PREVISTA NO ARTIGO 10, II, “b” DO ADCT
Comunicação e Redação Empresarial
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Princípios Constitucionais da Administração Pública
Novidades do Sistema SISMEMO SisMemO V1.1 - © Copyright Fábrica de Software - Prefeitura Municipal de Cachoeirinha.
ATOS ADMINISTRATIVOS.
Ética e Legislação Evelyn Santinon.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
VII Reunião Técnica do Fórum de Procuradores-Chefes junto às Instituições Federais de Ensino Superior Manaus – Maio de 2011.
1 O CONTROLE DE CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Assegurar que o objeto contratado seja efetivamente realizado, no tempo e modo devidos, com.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
 Decreto n , de 5/2/2013  Resolução SEMAD n. 89, de 6/2/2013.
Administrador Público – CRA/DF
 Constituição de Comissão de Estudo para regulamentar no âmbito do Poder Executivo a apresentação e atualização anual da Declaração de Bens e Valores.
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE.
Técnica Legislativa Ligia Marquez Simões Alicir Aparecida Marconato.
III Ciclo de Reuniões Técnicas com os Órgãos Assessorados Princípios do processo administrativo: formação, desenvolvimento e validade.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
Características Padrão UFT
Transcrição da apresentação:

O que é Portaria? Portaria é um ato administrativo praticado pelos chefes de entidades e órgãos públicos, mediante o qual são emitidas determinações gerais ou individuais ao funcionalismo, bem como veiculados os atos de gestão de pessoal (ex.: concessão de férias, nomeação, exoneração e aplicação de punições).

As portarias invocam leis para se fundamentarem, porque a administração pública só pode fazer o que a lei lhe permitir, ao contrário da atividade privada, que pode fazer tudo o que a lei NÃO proibir.

As partes que compõem uma portaria são: 1. Título (a palavra PORTARIA), seguido da sigla do órgão, numeração e data, em letras maiúsculas e em negrito. 2. Ementa da matéria da Portaria, em letras maiúsculas, à direita da página. 3. Preâmbulo: denominação completa da autoridade que expede o documento, em maiúsculo e negrito; fundamentação legal, seguida da palavra RESOLVE também em maiúsculo, acompanhada de dois pontos à esquerda da folha. 4. Texto, subdividido em artigos, parágrafos e alíneas, explicitando a matéria da Portaria. 5. Local e data, por extenso. 6. Assinatura, nome e cargo da autoridade que subscreve a Portaria.

MODELO DE PORTARIA PORTARIA N0 de de de 2013 ...................................................................PREFEITO MUNICIPAL de .................................................... no uso de suas atribuições legais e nos termos do art. ................ da Lei n0 ................ de .......... / ............/ ............... (ou Decreto n0 ..........., de .......... / ............/ ...............), pela presente. Resolve: Art 1º - Nomear os membros que constituirão a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC: Sr. (...........................................) Coordenador. Sr. (...........................................) Secretário(a) Administrativo(a) Sr. (...........................................) Diretor (ou Agente) Setor Operacional Sr. (...........................................) Diretor (ou Agente) Setor Técnico Art 2º - A presente Portaria entrará em vigor na data de sua publicação. Cumpra-se e publique. Em ................. de ............................. De (nome) Prefeito Municipal