Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Atividade física e cultura alimentar: combinação essencial em todos os ciclos da vida Douglas Carvalho Oliveira 1 Bruno Pereira da Silva 2.
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
ACADÊMICA: SABRINA KELLER ORIENTADORA: CLARA MARIA FURTADO
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
SILVANA BERBEL FERNANDES
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
Jogos Educativos na Internet Participantes: Fernanda Krauzer Girotto; Eliane Albrecht; Daniela Lannes da Silva; Ranaí Gonçalves Sangic; Vanessa Scheeren.
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
ÁGUA Portfólio Creche Municipal Oscar Lobato
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Viviane Paiva dos Santos – ID
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Prática da Matemática no Ensino Fundamental
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
O Uso das Metodologias Ativas no Ensino Aprendizagem de Ciências
Alunas bolsista: Alessandra da Silva Ribeiro
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
Atividade complementar 04
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
O futuro chegou!.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas,
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE O ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS POR MEIO DA ARTE: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS DO CICLO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO. Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE

Autor: Albuína Maria Romão Silva Universidade de Uberaba Cooautores: Hemilene Silva Veloso Oliveira Mirian de Castro Hidaka Koga Maria Soledade Gomes Borges Professora Orientadora e Coordenadora do subprojeto.

Pressupostos teóricos “A Matemática é a ciência da beleza das formas, da intuição, da criatividade.” DEVELIN (2004), apud SEMMER (2007). É preciso “[...] mostrar a ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para conhecer o homem como parte do universo e como indivíduo.” (PCNs CIÊNCIAS NATURAIS; 1997, p.21).

OBJETIVO Apresentar experiências vivenciadas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, por meio de atividades interdisciplinares envolvendo arte, matemática e ciências que desenvolveram o raciocínio lógico e a consciência ambiental dos alunos.

Escola parceira: Escola Municipal Uberaba Turma: 3º ano do Ensino Fundamental Período: a partir do 1º semestre de 2014 Professora supervisora: Helena Aparecida Dadá de Almeida Souza

ATIVIDADES REALIZADAS MATEMÁTICA E ARTE formas geométricas não-planas Artista envolvido na proposta: Alfredo Volpi Confecção de bandeirinhas

Artista: Romero Britto Confecção de: Sólidos Geometricos planos: bidimensionais Sólidos Geometricos não-planos: tridimensionais

Acróstico PintuRa PretO Mágica com tinta VErmelho TRapézio CírculO Brasileiro Retas PInturas bonitas Triângulo Talentoso RomerO Britto Aluno: Arthur Costa Pereira – 3º ano

Artes com trangran desafiando o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos com formas planas (bidimensionais)

A consciência ambiental discutida e vivenciada a partir da confecção do boneco ecológico

A argila: um recurso natural mediando a construção de conceitos sobre formas não-planas (tridimensionais)

CONSIDERAÇÕES FINAIS O projeto possibilita às crianças: O “aprender experienciando” como uma atividade que amplia os conhecimentos dos alunos e possibilita uma aprendizagem divertida e cheia de sentidos. A oportunidade para que sejam crianças e tenham sua infância garantida na escola. A aplicação prática do conhecimento enriquece e facilita o ensino-aprendizagem O desenvolvimento cognitivo e sociocultural. O PIBID proporcionou conhecimento e enriquecimento do trabalho realizado na escola.

As escolas deveriam ser “oficinas da humanidade”. Reflexões “ Ensinar o que tem importância para a vida e não apenas para a escola.” As escolas deveriam ser “oficinas da humanidade”. Comenius )

Paulo Freire (2000) ressalta a importância do prazer como facilitador da aprendizagem considerando que uma das buscas mais importantes, tanto dos alunos como dos professores, deve ser a alegria de aprender e de ensinar.

REFERÊNCIAS ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Pedagogia e da Educação – Geral e Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna Editora, 2013. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf Acesso em:26.08.2014. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf Acesso em 25.08.2014   BRITTO, Romero: Biografia e obras. Disponível em: http://www.mundopediu.com/2013/05/romero-britto-biografia-e- obras.html Acesso em: 24.Ago.2014. DIÁRIO de um Biólogo. Apostila do VIII Congresso Mineiro de Formação de Professores para a Educação Básica- Oficina: Atividades Experimentais de Ciências e Biologia. Disponível em: http://diariodeumbiologounipam.blogspot.com.br/2013/09/ecossistema-engarrafado.html. Acesso em: 25. Ago. 2014 LOUREDO, Paula. Confeccionar um boneco ecológico. Disponível em:  http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/confeccionando-um-boneco-ecologico.htm. Acesso em: 25. Ago.2014. MATEMÁTICA, Tecnologias na Educação e Práticas de Ensino e ... o seu tangram. Educação Matemática em Revista. Nº 5. Ano 3, p 15. Disponível em :xarlles.blogspot.com/2012_07_01_archive.html Acesso em 24 ago. 2014. SEMMER. Simone. Matemática e Arte. 2007. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/409-2.pdff>Acesso em: 24. ago. 2014.

Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE O ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS POR MEIO DA ARTE: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS DO CICLO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO. Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE