Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE O ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS POR MEIO DA ARTE: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS DO CICLO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO. Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Autor: Albuína Maria Romão Silva Universidade de Uberaba Cooautores: Hemilene Silva Veloso Oliveira Mirian de Castro Hidaka Koga Maria Soledade Gomes Borges Professora Orientadora e Coordenadora do subprojeto.
Pressupostos teóricos “A Matemática é a ciência da beleza das formas, da intuição, da criatividade.” DEVELIN (2004), apud SEMMER (2007). É preciso “[...] mostrar a ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para conhecer o homem como parte do universo e como indivíduo.” (PCNs CIÊNCIAS NATURAIS; 1997, p.21).
OBJETIVO Apresentar experiências vivenciadas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, por meio de atividades interdisciplinares envolvendo arte, matemática e ciências que desenvolveram o raciocínio lógico e a consciência ambiental dos alunos.
Escola parceira: Escola Municipal Uberaba Turma: 3º ano do Ensino Fundamental Período: a partir do 1º semestre de 2014 Professora supervisora: Helena Aparecida Dadá de Almeida Souza
ATIVIDADES REALIZADAS MATEMÁTICA E ARTE formas geométricas não-planas Artista envolvido na proposta: Alfredo Volpi Confecção de bandeirinhas
Artista: Romero Britto Confecção de: Sólidos Geometricos planos: bidimensionais Sólidos Geometricos não-planos: tridimensionais
Acróstico PintuRa PretO Mágica com tinta VErmelho TRapézio CírculO Brasileiro Retas PInturas bonitas Triângulo Talentoso RomerO Britto Aluno: Arthur Costa Pereira – 3º ano
Artes com trangran desafiando o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos com formas planas (bidimensionais)
A consciência ambiental discutida e vivenciada a partir da confecção do boneco ecológico
A argila: um recurso natural mediando a construção de conceitos sobre formas não-planas (tridimensionais)
CONSIDERAÇÕES FINAIS O projeto possibilita às crianças: O “aprender experienciando” como uma atividade que amplia os conhecimentos dos alunos e possibilita uma aprendizagem divertida e cheia de sentidos. A oportunidade para que sejam crianças e tenham sua infância garantida na escola. A aplicação prática do conhecimento enriquece e facilita o ensino-aprendizagem O desenvolvimento cognitivo e sociocultural. O PIBID proporcionou conhecimento e enriquecimento do trabalho realizado na escola.
As escolas deveriam ser “oficinas da humanidade”. Reflexões “ Ensinar o que tem importância para a vida e não apenas para a escola.” As escolas deveriam ser “oficinas da humanidade”. Comenius )
Paulo Freire (2000) ressalta a importância do prazer como facilitador da aprendizagem considerando que uma das buscas mais importantes, tanto dos alunos como dos professores, deve ser a alegria de aprender e de ensinar.
REFERÊNCIAS ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Pedagogia e da Educação – Geral e Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna Editora, 2013. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf Acesso em:26.08.2014. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf Acesso em 25.08.2014 BRITTO, Romero: Biografia e obras. Disponível em: http://www.mundopediu.com/2013/05/romero-britto-biografia-e- obras.html Acesso em: 24.Ago.2014. DIÁRIO de um Biólogo. Apostila do VIII Congresso Mineiro de Formação de Professores para a Educação Básica- Oficina: Atividades Experimentais de Ciências e Biologia. Disponível em: http://diariodeumbiologounipam.blogspot.com.br/2013/09/ecossistema-engarrafado.html. Acesso em: 25. Ago. 2014 LOUREDO, Paula. Confeccionar um boneco ecológico. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/confeccionando-um-boneco-ecologico.htm. Acesso em: 25. Ago.2014. MATEMÁTICA, Tecnologias na Educação e Práticas de Ensino e ... o seu tangram. Educação Matemática em Revista. Nº 5. Ano 3, p 15. Disponível em :xarlles.blogspot.com/2012_07_01_archive.html Acesso em 24 ago. 2014. SEMMER. Simone. Matemática e Arte. 2007. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/409-2.pdff>Acesso em: 24. ago. 2014.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE O ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS POR MEIO DA ARTE: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS DO CICLO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO. Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE