TRANSTORNOS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Coordenadora: Profª. Monica Rocha Professora Substituta: Profª. Clara Esteves Monitora: Débora Antunes
CONCEITUAÇÃO Os “atrasos de linguagem” , “retardo na aquisição de linguagem” (RAL), “transtornos na aquisição da linguagem” ou ainda “defasagem na aquisição de linguagem” caracterizam os distúrbios de linguagem que se estabelecem ou se apresentam na infância, durante a aquisição e o desenvolvimento lingüístico. Podem caracterizar-se como uma alteração específica da linguagem, estar inseridos em transtornos mais globais do desenvolvimento ou compor a sintomatologia de diferentes quadros clínicos, tendo portanto causas identificáveis ou não. Drummond, 2001.
CONCEITUAÇÃO Transtornos na Aquisição da Linguagem Oral são diferentes de: Transtornos Adquiridos da Linguagem Oral Transtornos de Aprendizagem da Linguagem Escrita Transtornos Adquiridos da Linguagem Escrita Transtornos da Fluência
Fator Etiológico (Drummond, 2001) Biológicos: constitucionais, sensoriais, neurológicos lesões neurológicas por fatores pré, peri ou pós natais, síndromes genéticas, deficiências auditivas, ECI e fissuras lábio palatinas (conseqüência secundária). Psicológicos/Cognitivos: Fatores emocionais e/ou cognitivos DM
Fator Etiológico (Drummond) Neuropsiquiátricos: distúrbios psíquicos, distúrbios do comportamento , psicoses Transtornos Invasivos do Desenvolvimento Ambientais: Relação mãe x criança; Dinâmica familiar; processos dialógicos; dificuldades de relacionamento; grau de estimulação, bilingüismo; super-proteção materna; otites de repetição
MANIFESTAÇÕES LINGÜÍSTICAS E COMPORTAMENTAIS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS NA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
Modelo de Linguagem, Bloom (1988) Uso Conteúdo Estrutura LINGUAGEM
Oralidade Estrutura da linguagem (fonológico/morfossintático ) Crianças COM oralidade Crianças SEM oralidade Estrutura da linguagem (fonológico/morfossintático ) Conteúdo da linguagem (semântico-lexical) Uso da linguagem (semântico-pragmático) Fatores extralingüísticos Uso da linguagem (semântico-pragmático) Fatores extralingüísticos
Estrutura da linguagem (fonológico/morfossintático) MANIFESTAÇÕES Holófrases? Construções Baseadas em Itens? Construções sintáticas abstratas? Generalizações morfossintáticas? Número, gênero, flexão verbal, etc... Nível de compreensão Agramatismo Inversões Pronominais Alterações no desenvolvimento morfossintático
Estrutura da linguagem FONÉTICO/ FONOLÓGICO MANIFESTAÇÕES Processos de substituição? Ensurdecimento Posteriorização Simplificação Omissões? Substituições ou omissões sistemáticas? Estruturas silábicas? Distorções? Jargão Fala ininteligível Fala infantilizada
Conteúdo da linguagem Conceitos Categorizações Generalizações SEMÂNTICO-LEXICAL MANIFESTAÇÕES Conceitos Categorizações Generalizações Tamanho de léxico Nível de Compreensão Anomia Parafasias semântica ou fonológica Jargão Alteração na aquisição e ampliação lexical Hiperextenções Hipoextenções
SEMÂNTICO- PRAGMÁTICO Uso da linguagem SEMÂNTICO- PRAGMÁTICO MANIFESTAÇÕES Habilidades Dialógicas Funções Comunicativas Meios de Comunicação Contextualização da lgg Nível de Compreensão Ecolalia Imediata ou Tardia Mutismo Eletivo Alterações na interação Alterações na percepção de contexto
Fatores extraverbais Alteração interacional importante Habilidades Pré-verbais MANIFESTAÇÕES Reconhecimento do outro como co-específico Manutenção do contato visual Reconhecimento de intencionalidade no outro Intencionalidade comunicativa dele próprio Compreensão das cenas de atenção compartilhada Alteração interacional importante Alteração na percepção contextual importante
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR Fatores extraverbais DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR MANIFESTAÇÕES Tônus Equilíbrio Lateralidade Noção Corporal Estruturação Espaço- Temporal Praxias Globais Praxias Finas Estereotipias verbal ou motora Dispraxia buco-linguo- facial Dispraxia Verbal Alterações no desenvolvimento psicomotor
Fatores extraverbais Desenvolvimento cognitivo COGNIÇÃO BRINCADEIRA Desenvolvimento cognitivo Fases estabelecidas por Piaget (desde o período sensório-motor até o operatório) Imitação Formação de conceitos Simbolismo Atenção/ Percepção/ Memória Desenvolvimento da brincadeira Etapas descritas por Vygotsky Desde os estágios mais primitivos (sensório-motor) até os mais avançados (jogos com regras, contextuais ou pré-estabelecidas)
Pontos Principais Diferença entre: Transtornos de Aquisição de Linguagem Oral, Transtornos Adquiridos de Linguagem Oral, Transtornos de Aprendizagem da Linguagem Escrita, Transtornos Adquiridos de Linguagem Escrita, Transtornos da Fluência Possíveis classificações sobre os transtornos de linguagem encontradas na literatura? Relação entre essas classificações Classificação mais utilizada no ambulatório Manifestações possíveis de serem encontradas em crianças com TAL de acordo com cada subsistema da linguagem e com cada aspecto do desenvolvimento infantil