Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva

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Transcrição da apresentação:

Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva Capítulo 13 Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva 1

Tópicos para Discussão Jogos e Decisões Estratégicas Estratégias Dominantes O Equilíbrio de Nash Revisitado Jogos Repetitivos Capítulo 13 2

Tópicos para Discussão Jogos Seqüenciais Ameaças, Compromissos, e Credibilidade Desencorajamento à Entrada Estratégia de Negociação Leilões Capítulo 13 3

Jogos e Decisões Estratégicas “Supondo que meus concorrentes sejam racionais e procurem maximizar lucros, de que forma eu deveria levar o seu comportamento em consideração ao tomar minhas próprias decisões visando a maximização de lucros?” Capítulo 13 4

Jogos e Decisões Estratégicas Jogos Não-cooperativos versus Jogos Cooperativos Jogo Cooperativo Os jogadores negociam contratos que sejam obrigados a cumprir e que lhes permitam planejar estratégias conjuntas Exemplos: Negociação entre um comprador e um vendedor em torno do preço do bem; uma joint venture entre duas empresas (p.ex. Microsoft e Apple) É possível negociar contratos que os jogadores sejam obrigados a cumprir Capítulo 13 6

Jogos e Decisões Estratégicas Jogos Não-cooperativos versus Jogos Cooperativos Jogo Não-cooperativo Não é possível negociar e implementar contratos que os jogadores sejam obrigados a cumprir Exemplo: Duas empresas concorrentes tomam suas decisões de preço e propaganda independentemente, levando em consideração o provável comportamento da rival Capítulo 13 5

Jogos e Decisões Estratégicas Jogos Não-cooperativos versus Jogos Cooperativos “A formulação da estratégia a ser adotada deve basear-se na compreensão do ponto de vista do oponente, a partir da qual pode-se deduzir (supondo que o oponente seja racional) de que forma ele(a) provavelmente reagirá às nossas ações” Capítulo 13 7

Jogos e Decisões Estratégicas Um Exemplo: A compra de uma nota de um dólar 1) Leiloa-se uma nota de um dólar 2) O ofertante do maior lance recebe o dólar em troca do valor de seu lance Capítulo 13 8

Jogos e Decisões Estratégicas Um Exemplo 3) O ofertante do segundo maior lance também deve pagar o valor de seu lance, mas sem receber nada em troca 4) Qual seria o seu lance? Capítulo 13 9

A Aquisição de uma Empresa Situação Empresa A: Adquirente Empresa T: Alvo da compra A deseja comprar todas as ações de T em dinheiro Quanto a empresa A deveria oferecer pelas ações de T? Capítulo 13 10

A Aquisição de uma Empresa Situação O valor da Empresa T depende do resultado de um projeto de exploração de petróleo, ainda em andamento . No caso do projeto fracassar, o valor de T é $0 No caso do projeto ser bem-sucedido, o valor de T pode chegar a $100 por ação Todos os valores entre $0 e $100 são igualmente prováveis Capítulo 13 11

A Aquisição de uma Empresa Situação O valor de T aumentaria em 50% sob a administração da empresa A. A empresa A deve fazer sua oferta antes da divulgação do resultado do projeto de exploração petrolífera. A empresa T poderá esperar pela divulgação do resultado do projeto antes de optar pela aceitação ou rejeição da proposta da empresa A. Quanto a empresa A deveria oferecer? Capítulo 13 12

Estratégias Dominantes Estratégia Dominante É uma estratégia ótima para un jogador independentemente do que seu oponente possa fazer. Um Exemplo A & B vendem produtos concorrentes As duas empresas devem decidir se irão ou não realizar campanhas de propaganda de seus produtos Capítulo 13 9

Matriz de Payoff para o jogo da propaganda Empresa B Não faz propaganda Faz propaganda Faz propaganda 10, 5 15, 0 10, 2 6, 8 Empresa A Não faz propaganda Capítulo 13 14

Matriz de Payoff para o jogo da propaganda Observações Para A, fazer propaganda é a melhor opção, independentemente da escolha de B Para B, fazer propaganda é a melhor opção, independentemente da escolha de A Empresa B Faz propaganda Não faz propaganda Faz propaganda 10, 5 15, 0 10, 2 6, 8 Empresa A Não faz propaganda Capítulo 13 14

Matriz de Payoff para o jogo da propaganda Observações A estratégia dominante para A & B é fazer propaganda Não há razão para se preocupar com o outro jogador Equilíbrio em estratégias dominantes Empresa B Faz propaganda Não faz propaganda Faz propaganda 10, 5 15, 0 10, 2 6, 8 Empresa A Não faz propaganda Capítulo 13 14

Estratégias Dominantes Jogo Sem Estratégias Dominantes A decisão ótima de um jogador que não possua uma estratégia dominante depende das ações do outro jogador. Capítulo 13 16

Jogo da Propaganda Modificado Empresa B Não faz propaganda Faz propaganda Faz propaganda 10, 5 15, 0 20, 2 6, 8 Empresa A Não faz propaganda Capítulo 13 18

Jogo da Propaganda Modificado Observações A não tem uma estratégia dominante; sua decisão depende das ações de B Para B, a decisão ótima é fazer propaganda Pergunta O que A deveria fazer? (Dica: pense na decisão de B) Empresa B Faz propaganda Não faz propaganda 10, 5 15, 0 20, 2 6, 8 Faz propaganda Empresa A Não faz propaganda Capítulo 13 18

Equilíbrio de Nash Revisitado Estratégias Dominantes “Estou fazendo o melhor que posso, independentemente do que você esteja fazendo.” “Você está fazendo o melhor que pode, independentemente do que eu esteja fazendo.” Capítulo 13 20

Equilíbrio de Nash Revisitado “Estou fazendo o melhor que posso, dado o que você está fazendo” “Você está fazendo o melhor que pode, dado o que eu estou fazendo.” Capítulo 13 21

Equilíbrio de Nash Revisitado Problema da Escolha do Produto Exemplos de Equilíbrio de Nash Dois fabricantes de cereais matinais O mercado de cereais crocantes admite apenas um produtor O mercado de cereais açucarados admite apenas um produtor Cada empresa dispõe de recursos suficientes para lançar apenas um produto Trata-se de um jogo não-cooperativo Capítulo 13 22

Problema da Escolha do Produto Empresa 2 Crocante Açucarado Crocante -5, -5 10, 10 Empresa 1 Açucarado Capítulo 13 24

Problema da Escolha do Produto Pergunta O jogo tem um equilíbrio de Nash? Caso negativo, por que não? Caso positivo, como o equilíbrio pode ser alcançado? Empresa 2 Crocante Açucarado Crocante -5, -5 10, 10 Empresa 1 Açucarado Capítulo 13 24

Jogo de Localização na Praia Situação Dois concorrentes, Y e C, vendem refrigerantes Local: praia com 200 jardas de comprimento Os banhistas encontram-se distribuídos uniformemente pela praia Preço de Y = Preço de C Cada cliente irá comprar do vendedor mais próximo Capítulo 13 26

Jogo de Localização na Praia Oceano B Praia A 200 jardas C Y Onde os vendedores se localizarão (ou seja, qual é o equilíbrio de Nash)? Capítulo 13 27

Jogo de Localização na Praia Oceano B Praia A 200 jardas C Y 2) Outros exemplos desse tipo de problema de decisão: Localização de um posto de combustível Eleições presidenciais Capítulo 13 27

Equilíbrio de Nash Revisitado Estratégias Maximin Situação Duas empresas competem no mercado de softwares de criptografia Ambas usam o mesmo padrão de criptografia (ou seja, os arquivos criptografados por um programa podem ser lidom pelo outro – o que é uma vantagem para os consumidores) Capítulo 13 21

Equilíbrio de Nash Revisitado Estratégias Maximin Situação A parcela de mercado da Empresa 1 é muito maior que a da Empresa 2 Ambas as empresas estão considerando a possibilidade de adoção de um novo padrão de criptografia Capítulo 13 21

Estratégias Maximin 0, 0 -10, 10 20, 10 -100, 0 Empresa 2 Empresa 1 Não investe Investe Não investe 0, 0 -10, 10 20, 10 -100, 0 Empresa 1 Investe Capítulo 13 29

Estratégias Maximin Observações Estratégia dominante para a Empresa 2: Investir Equilíbrio de Nash Empresa 1: investe Empresa 2: Investe Empresa 1 Não investe Investe Empresa 2 0, 0 -10, 10 20, 10 -100, 0 Capítulo 13 29

Estratégias Maximin Observações Se a Empresa 2 não investir, a Empresa 1 incorrerá em perdas significativas A Empresa 1 poderá optar por não investir Assim, estará minimizando as perdas potenciais, que poderão atingir, no máximo, 10 --estratégia maximin Empresa 1 Não investe Investe Empresa 2 0, 0 -10, 10 20, 10 -100, 0 Capítulo 13 29

Equilíbrio de Nash Revisitado Estratégias Maximin Se ambas as empresas são racionais e bem informadas: Ambas decidem investir Ocorre um equilíbrio de Nash Capítulo 13 30

Equilíbrio de Nash Revisitado Estratégias Maximin Mas: Se a Empresa 2 não é racional ou não tem informação completa A estratégia maximin da Empresa 1 é não investir A estratégia maximin da Empresa 2 é investir. Se 1 souber que 2 está usando uma estratégia maximin, 1 decidirá investir Capítulo 13 31

Dilema dos Prisioneiros Prisioneiro B Confessa Não Confessa Confessa -5, -5 -1, -10 -2, -2 -10, -1 Prisioneiro A Não Confessa Capítulo 13 33

Dilema dos Prisioneiros Qual é a: Estratégia dominante? Equilíbrio de Nash? Solução de maximin? Prisioneiro B Confessa Não Confessa Confessa -5, -5 -1, -10 -2, -2 -10, -1 Prisioneiro A Não Confessa Capítulo 13 33

Equilíbrio de Nash Revisitado Estratégias Mistas Estratégia Pura O jogador faz uma escolha específica Estratégia Mista O jogador faz uma escolha aleatória entre duas ou mais ações possíveis, com base em um conjunto de probabilidades Capítulo 13 37

Jogo das Moedas 1, -1 -1, 1 Jogador B Cara Coroa Cara Jogador A Coroa Capítulo 13 36

Jogo das Moedas Observações 1, -1 -1, 1 -1, 1 1, -1 Não há equilíbrio de Nash em estratégias puras Há um equilíbrio de Nash em estratégias mistas Uma empresa estabeleceria seu preço com base na hipótese de escolha aleatória? Jogador B Cara Coroa Cara 1, -1 -1, 1 Jogador A Coroa -1, 1 1, -1 Capítulo 13 36

A Guerra dos Sexos 2,1 0,0 1,2 Joan Jim Luta livre Ópera Luta livre Capítulo 13 33

A Guerra dos Sexos Estratégias Puras Estratégias Mistas Ambos vão à luta livre Ambos vão à ópera Estratégias Mistas Jim opta pela luta livre com probabilidade 2/3 Joan opta pela luta livre com probabilidade 1/3 Jim Luta livre Ópera Joan 2,1 0,0 1,2 Capítulo 13 33

Jogos Repetitivos A interação entre empresas oligopolísticas pode ser representada como um jogo repetitivo. As repetições do jogo permitem que as empresas criem reputações acerca de seu comportamento e estudem o comportamento das concorrentes. Capítulo 13 39

Problema da Determinação de Preços Empresa 2 Preço Baixo Preço Alto Preço Baixo 10, 10 100, -50 50, 50 -50, 100 Empresa 1 Preço Alto Capítulo 13 41

Problema da Determinação de Preços Jogo não repetitivo A melhor estratégia para cada empresa é a adoção de um preço baixo Jogo repetitivo A estratégia “tit- for-tat” é a melhor Empresa 2 Preço Baixo Preço Alto Preço Baixo 10, 10 100, -50 50, 50 -50, 100 Empresa 1 Preço Alto Capítulo 13 41

Jogos Repetitivos Conclusão: Num jogo repetitivo: O Dilema dos Prisioneiros pode ter uma solução cooperativa, onde cada jogador adota a estratégia tit-for-tat Capítulo 13 44

Jogos Repetitivos Conclusão: Um resultado cooperativo é mais provável em mercados com as seguintes características: Poucas empresas Demanda estável Custos estáveis Capítulo 13 44

Jogos Repetitivos Conclusão A obtenção de um resultado cooperativo é difícil, pois os fatores mencionados estão sujeitos a mudanças no longo prazo. Capítulo 13 45

Cooperação Oligopolística na Indústria de Medidores de Água Características do Mercado Quatro Produtores Rockwell International (35% do mercado), Badger Meter, Neptune Water Meter Company, e Hersey Products (Badger, Neptune, e Hersey detém, juntas, entre 50 e 55% do mercado) Capítulo 13 46

Cooperação Oligopolística na Indústria de Medidores de Água Características do Mercado Demanda muito inelástica Os gastos com o produto não representam porção significativa do orçamento das famílias Capítulo 13 46

Cooperação Oligopolística na Indústria de Medidores de Água Características do Mercado Demanda estável Relações consolidadas e duradouras entre consumidores e produtores Constituem barreira à entrada Economias de escala Capítulo 13 47

Cooperação Oligopolística na Indústria de Medidores de Água Características do Mercado As empresas encontram-se em um Dilema dos Prisioneiros; elas podem: Reduzir seus preços, até o limite dado pelo nível competitivo Cooperar Trata-se de um jogo repetitivo Pergunta Por que a cooperação tem prevalecido nesse mercado? Capítulo 13 48

Concorrência e Conluio no Setor Aeroviário O que você acha? O setor aeroviário se caracteriza pela existência de cooperação e conluio entre as empresas? Capítulo 13 48

Jogos Seqüenciais Os jogadores tomam suas decisões um de cada vez Cada jogador deve considerar todas as possíveis ações e reações racionais dos demais Capítulo 13 49

Jogos Seqüenciais Exemplos Reação à campanha de propaganda de um concorrente Decisões de entrada na indústria Reação a políticas regulatórias Capítulo 13 50

Forma Extensiva de um Jogo Jogos Seqüenciais Forma Extensiva de um Jogo Situação Dois novos cereais matinais (crocantes/ açucarados) podem ser lançados no mercado Os novos produtos só serão rentáveis se houver apenas um produtor de cada As vendas dos cereais açucarados deverão superar as vendas dos crocantes (mas ambos serão rentáveis com apenas um produtor) Capítulo 13 51

Problema Modificado da Escolha de Produtos Empresa 2 Crocante Açucarado Crocante -5, -5 10, 20 20, 10 Empresa 1 Açucarado Capítulo 13 53

Problema Modificado da Escolha de Produtos Pergunta Qual é o resultado mais provável, considerando que as empresas tomam suas decisões de forma simultânea, independente e sem conhecer a decisão da concorrente? Empresa 2 Crocante Açucarado Crocante -5, -5 10, 20 20, 10 Empresa 1 Açucarado Capítulo 13 53

Problema Modificado da Escolha de Produtos Forma Extensiva de um Jogo Suponha que a Empresa 1 lance o seu cereal antes da Empresa 2 (trata-se de um jogo sequencial). Pergunta Qual será o resultado desse jogo? Capítulo 13 55

Forma Extensiva de um Jogo Jogos Seqüenciais Forma Extensiva de um Jogo Form Extensiva de um Jogo Usando uma árvore de tomada de decisão Trabalhe de trás para frente, a partir do melhor resultado para a Empresa 1 Capítulo 13 56

Forma Extensiva do Jogo da Escolha do Produto Crocante -5, -5 Empresa 2 Crocante Açucarado 10, 20 Empresa 1 Crocante 20, 10 Empresa 2 Açucarado Açucarado -5, -5 Capítulo 13 61

Jogos Seqüenciais A Vantagem em Ser o Primeiro Nesse jogo de escolha do produto, ser o primeiro a se mover é claramente vantajoso. Capítulo 13 62

A Vantagem em Ser o Primeiro Jogos Seqüenciais A Vantagem em Ser o Primeiro Suponha um Duopólio Capítulo 13 63

A Vantagem em Ser o Primeiro Jogos Seqüenciais A Vantagem em Ser o Primeiro Duopólio Capítulo 13 64

Escolha do Nível de Produção Empresa 2 7,5 10 15 7,5 112.50, 112.50 56.25, 112.50 0, 0 112.50, 56.25 125, 93.75 50, 75 93.75, 125 75, 50 100, 100 10 Empresa 1 15 Capítulo 13 66

Escolha do Nível de Produção Esta matriz de payoff ilustra vários resultados Se as decisões são simultâneas, ambas produzem 10 Pergunta O que acontece se a Empresa 1 se move primeiro? Empresa 2 7.5 10 15 7.5 112.50, 112.50 56.25, 112.50 0, 0 112.50, 56.25 125, 93.75 50, 75 93.75, 125 75, 50 100, 100 Empresa 1 10 15 Capítulo 13 66

Ameaças, Compromissos, e Credibilidade Movimentos Estratégicos O que uma empresa pode fazer para conquistar uma posição vantajosa no mercado? Impedir a entrada de novas empresas Induzir as concorrentes a reduzir a produção, aumentar o preço ou abandonar o mercado Estabelecer acordos implícitos com outras empresas Capítulo 13 68

Ameaças, Compromissos, e Credibilidade How To Make the First Move Demonstrate Commitment Empresa 1 must constrain his behavior to the extent Empresa 2 is convinced that he is committed Capítulo 13 69

Ameaças, Compromissos, e Credibilidade Ameaças Vazias A ameaça de uma empresa reduzir seu preço não é crível, caso essa redução deva resultar em prejuízo para a empresa. Capítulo 13 70

Determinação do Preço de Computadores e de Processadores de Textos Empresa 2 Preço Alto Preço Baixo Preço Alto 100, 80 80, 100 10, 20 20, 0 Empresa 1 Preço Baixo Capítulo 13 72

Determinação do Preço de Computadores e de Processadores de Textos Pergunta A Empresa 1 seria capaz de forçar a Empresa 2 a cobrar um preço alto, através da ameaça de reduzir seu próprio preço? Empresa 2 Preço Alto Preço Baixo Preço Alto 100, 80 80, 100 10, 20 20, 0 Empresa 1 Preço Baixo Capítulo 13 72

Ameaças, Compromissos, e Credibilidade Situação A empresa Race Car Motors, Inc. (RCM) produz automóveis A empresa Far Out Engines (FOE) produz motores especiais de automóveis, que são vendidos, na maior parte, à RCM Trata-se de um jogo sequencial, no qual a RCM é a líder Tendo em vista que a RCM determina a produção, a ameaça da FOE construir motores grandes não é crível. Capítulo 13 76

Questão da Escolha da Produção Race Car Motors Automóveis pequenos Automóveis grandes 3, 6 3, 0 8, 3 1, 1 Motores pequenos Far Out Engines Motores grandes Capítulo 13 75

Ameaças, Compromissos, e Credibilidade Pergunta De que forma a FOE poderia induzir a RCM a produzir automóveis grandes? Capítulo 13 77

Questão Modificada de Escolha da Produção Race Car Motors Automóveis pequenos Automóveis grandes 0, 6 0, 0 8, 3 1, 1 Motores pequenos Far Out Engines Motores grandes Capítulo 13 79

Questão Modificada de Escolha da Produção Perguntas 1) Qual é o risco dessa estratégia? 2) De que forma a existência de agentes com comportamento irracional poderia conferir à FOE algum poder na determinação da produção? Capítulo 13 80

Estratégia de Investimento Preemptivo das Lojas Wal-Mart Pergunta Como a Wal-Mart conseguiu tornar-se a maior empresa de varejo dos EUA no momento em que muitas empresas tradicionais do setor fechavam as portas? Dica Como a Wal-Mart adquiriu poder de monopólio? Jogo de investimento preemptivo com um equilíbrio de Nash Capítulo 13 81

O Jogo Preemptivo das Lojas de Desconto Empresa X Entra na cidade Não entra na cidade Entra na cidade -10, -10 20, 0 0, 0 0, 20 Wal-Mart Não entra na cidade Capítulo 13 83

O Jogo Preemptivo das Lojas de Desconto Dois equilíbrios de Nash Canto inferior esquerdo Canto superior direito Para ser bem- sucedida, a empresa deve atuar preemptivamente Empresa X Entra na cidade Não entra na cidade Entra na cidade -10, -10 20, 0 0, 0 0, 20 Wal-Mart Não entra na cidade Capítulo 13 83

Desencorajamento à Entrada Para impedir a entrada de novas empresas na indústria, a empresa estabelecida deve convencer as concorrentes potenciais de que sua entrada não será lucrativa. Capítulo 13 84

Possibilidades de Entrada Ingressante Potencial Entra Não entra Preço alto (acomodação) 100, 20 200, 0 130, 0 70, -10 Empresa estabelecida Preço Baixo (guerra) Capítulo 13 86

Desencorajamento à Entrada Situação Um monopolista estabelecido (I) e um entrante potencial (X) Custo irreversível de X (para construir uma planta de produção) = $80 milhões Capítulo 13 87

Desencorajamento à Entrada Situação Se X não entra, I aufere um lucro de $200 milhões. Se X entra e cobra um preço alto, I aufere um lucro de $100 milhões e X obtém $20 milhões. Se X entra e cobra um preço baixo, I aufere um lucro de $70 milhões e X obtém $-10 milhões. Capítulo 13 88

Desencorajamento à Entrada Pergunta De que forma I pode impedir a entrada de X? A ameaça é crível? Capítulo 13 89

Desencorajamento à Entrada De que forma I pode impedir a entrada de X? 1) Realização de investimento em capacidade adicional antes da entrada de X (compromisso irrevogável) 2) Comportamento irracional Capítulo 13 92

Desencorajamento à Entrada Situação após investimento de $50 milhões Ingressante Potencial Entra Não entra Preço alto (acomodação) 50, 20 150, 0 130, 0 70, -10 Empresa Estabelecida Preço Baixo (guerra) Capítulo 13 91

Desencorajamento à Entrada Situação após investimento de $50 milhões A ameaça de guerra de preço é crível X optará por não entrar Ingressante Potencial Entra Não entra Preço alto (acomodação) 50, 20 150, 0 Empresa Estabelecida Preço Baixo (guerra) 70, -10 130, 0 Capítulo 13 91

Desencorajamento à Entrada Airbus versus Boeing A matriz de payoffs no caso em que a Airbus é subsidiada é muito diferente do caso em que a empresa não recebe subsídios. Capítulo 13 93

O Desenvolvimento de uma Nova Aeronave Airbus Produz Não produz -10, -10 100, 0 0, 0 0, 100 Produz Boeing Não produz Capítulo 13 95

O Desenvolvimento de uma Nova Aeronave Boeing decidirá produzir Airbus não produzirá Boeing Produz Não produz Airbus -10, -10 100, 0 0, 0 0, 100 Capítulo 13 95

Desenvolvimento da Aeronave após o Subsídio Europeu Airbus Produz Não produz -10, 10 100, 0 0, 0 0, 120 Produz Boeing Não produz Capítulo 13 97

Desenvolvimento da Aeronave após o Subsídio Europeu Airbus decidirá produzir Boeing não produzirá Boeing Produz Não produz Airbus -10, 10 100, 0 0, 0 0, 120 Capítulo 13 95

Batalha das Fraldas Descartáveis Apesar de haver apenas dois grandes produtores no mercado, a competição é intensa. A competição ocorre principalmente através de inovações redutoras de custos. Capítulo 13 98

Concorrendo por meio de Pesquisa e Desenvolvimento (P & D) Kimberly-Clark Com P&D Sem P&D 40, 20 80, -20 60, 40 -20, 60 Com P&D P&G Sem P&D Capítulo 13 100

Concorrendo por meio de Pesquisa e Desenvolvimento (P& D) Ambas gastam em P&D Pergunta Por que as empresas não cooperam? P&G Com P&D Sem P&D Kimberly-Clark 40, 20 80, -20 60, 40 -20, 60 Capítulo 13 100

Estratégia de Negociação Caso as empresas ou as pessoas façam promessas que possam ser cumpridas, resultados alternativos serão possíveis. Capítulo 13 103

Estratégia de Negociação Considere o seguinte exemplo: Duas empresas devem lançar no mercado um dentre dois bens complementares. Capítulo 13 104

Estratégia de Negociação Empresa 2 Produz A Produz B Produz A 40, 5 50, 50 5, 45 60, 40 Empresa 1 Produz B Capítulo 13 106

Estratégia de Negociação Com conluio: Decisões de produção: A1B2 Sem conluio: Equilíbrio de Nash Empresa 1 Produz A Produz B Empresa 2 40, 5 50, 50 5, 45 60, 40 Capítulo 13 106

Estratégia de Negociação Suponha que: cada empresa esteja negociando a entrada em um consórcio de pesquisa com uma terceira empresa. Capítulo 13 108

Estratégia de Negociação Empresa 2 Opera sozinha Participa do consórcio 10, 10 10, 20 40, 40 20, 10 Opera sozinha Empresa 1 Participa do consórcio Capítulo 13 110

Estratégia de Negociação Estratégia dominante Ambas participam do consórcio Empresa 2 Participa do consórcio Opera sozinha Opera sozinha 10, 10 10, 20 40, 40 20, 10 Empresa 1 Participa do consórcio Capítulo 13 110

Estratégia de Negociação Interligação dos Problemas de Negociação A Empresa 1 anuncia que participará do consórcio somente se a Empresa 2 concordar em produzir A, enquanto a Empresa 1 produz B. O lucro da Empresa 1 aumentará de 50 para 60 Capítulo 13 108

Estratégia de Negociação Fortalecimento do Poder de Negociação Credibilidade Redução da flexibilidade Capítulo 13 112

Leilões Formatos dos Leilões Leilão inglês tradicional (oral) Leilão holandês Leilão selado Primeiro maior lance Segundo maior lance Capítulo 13 112

Avaliação e Informação Leilões Avaliação e Informação Como escolher um formato de leilão Leilão com valores privados: Os participantes não têm certeza do preço de reserva dos outros participantes Leilão com valor comum: Os participantes não têm certeza do valor do bem leiloado Capítulo 13 112

Leilão com Valores Privados Leilões Leilão com Valores Privados Leilão selado de segundo maior lance: a melhor estratégia para o participante é ofertar um lance igual a seu preço de reserva Leilão inglês: a melhor estratégia para o participante é ofertar lances em pequenos incrementos até que se atinja seu preço de reserva Capítulo 13 112

Leilão com Valores Privados Leilões Leilão com Valores Privados O lance vencedor em ambos os leilões é igual ao preço de reserva do segundo maior participante . Capítulo 13 112

Leilão com Valores Privados Leilões Leilão com Valores Privados Leilão fechado No leilão de primeiro maior lance, os participantes reduzem seus lances No leilão de segundo maior lance, o lance vencedor é igual ao segundo preço de reserva mais elevado Ambos produzem a mesma receita esperada Capítulo 13 112

Leilões A Maldição do Vencedor Leilão com Valor Comum O vencedor está em pior situação do que os perdedores Capítulo 13 112

Leilões Exemplos Leilão com Valor Comum Leilão para realização de serviços de construção Leilão para exploração de reservas petrolíferas Capítulo 13 112

Leilões Pergunta Leilão com Valor Comum Como evitar a maldição do vencedor? Capítulo 13 112

Maximização da Receita do Leilão Leilões Maximização da Receita do Leilão Leilão com valores privados Deve-se ter o maior número de participantes possível Leilão com valor comum Deve-se utilizar o formato de leilão aberto Deve-se liberar informações sobre o valor do bem Capítulo 13 112

Leilões pela Internet Algumas advertências Não há controle de qualidade O retorno para o vendedor é baixo Pode haver manipulação dos lances Capítulo 13 112

Resumo Um jogo é cooperativo quando os participantes podem se comunicar uns com os outros e fazer acordos que tenham que ser cumpridos; caso contrário, o jogo seria não-cooperativo. O equilíbrio de Nash é uma combinação de estratégias em que todos os jogadores fazem o melhor que podem dadas as estratégias dos demais jogadores. Capítulo 13 113

Resumo Alguns jogos não apresentam equilíbrio de Nash com estratégias puras, mas possuem um ou mais equilíbrios quando são utilizadas estratégias mistas. Estratégias que não são ótimas para jogos com apenas um lance poderão ser ótimas para jogos repetitivos. Em um jogo seqüencial, os participantes se movem cada um de uma vez. Capítulo 13 114

Resumo Uma ameaça vazia é assim denominada porque aquele que a faz teria pouco interesse em executá-la. Para desencorajar a entrada, uma empresa estabelecida deverá ser capaz de convencer qualquer empresa concorrente em potencial de que sua entrada não seria lucrativa. Situações de negociação são exemplos de jogos cooperativos. Capítulo 13 115

Resumo Leilões podem ser conduzidos em inúmeros formatos que influenciam a receita arrecadada e o preço pago pelo comprador. Capítulo 13 115

Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva Fim do Capítulo 13 Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva 1