Metodologia do Ensino de Educação Física

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Transcrição da apresentação:

Metodologia do Ensino de Educação Física Profª Esp. Carmen Silvia Ballerini

Os índios e os negros contribuíram para Educação Física através da forma rústica e natural em que viviam: nadavam, corriam, lançavam, dançavam, jogavam…

Contribuição indígena Jogo da Peteca

Contribuição africana: A capoeira, que foi adotada como forma de defesa.

Ambas concepções de ensino informal, caracterizado pela herança cultural (normas, crenças e hábitos) oferecida pelos mais velhos, para os mais jovens.

Durante o período entre 1559-1759 organizou-se os primeiros núcleos de educação escolar. Com a orientação jesuítica o atendimento e a catequização das crianças realizavam-se nas aldeias.

As crianças abastadas recebiam orientação por meio das “Aulas Régias” e as demais assistidas, eram abrigadas nos inúmeros colégios como o de Dom Pedro II no Rio de Janeiro em 1766.

Brasil Império Em 1851 a lei de n.º 630 inclui a ginástica nos currículos escolares. Ufa! Embora Rui Barbosa não quisesse que o povo soubesse da história dos negros, preconizava a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas primárias e secundárias praticada 4 vezes por semana durante 30 minutos.

Enquanto isso, no mundo as coisas aconteciam: Revolução Francesa -1789-1799⇨ queda dos regimes absolutistas (monarquias) e surgimento da democracia na política e do capitalismo na economia. Revolução Industrial (Inglaterra) - entre 1760 e + ou – 1840 ⇨ Transformação das relações de trabalho, a partir do desenvolvimento das técnicas industriais de produção. Neste período ocorre, também, a intensificação do processo de urbanização nas cidades e o “esvaziamento do campo”

E no Brasil... A Monarquia permaneceu como um regime político até o final do século XIX. As grandes transformações ocorridas na Europa levaram quase 100 anos para repercutirem significativamente em nosso país. A declaração de independência, a abolição da escravidão e a proclamação da república foram os principais acontecimentos políticos em nosso país no século XIX, tendo em vista a tentativa de alinhamento com uma “nova ordem” política mundial.

No início do século XIX o Brasil possuía uma realidade social desalentadora, com uma grande massa de pobres, principalmente descendentes de escravos, ao mesmo tempo em que ocorria um processo de industrialização e urbanização em nosso país. Transformar a realidade social passava a ser uma necessidade às demandas deste novo período.

Vale ressaltar que, no Brasil, não houve quase nenhuma iniciativa política no sistema educacional público no período da monarquia, sendo que, somente a partir do início do século XX, após a proclamação da república, a educação passa a atingir as camadas mais pobres da população.

O corpo na nova sociedade ⇨ O corpo na nova sociedade ⇨ ...cuidar do corpo significa também cuidar da nova sociedade em construção, uma vez que, a força de trabalho produzida e posta em ação pelo corpo é fonte de lucro” (Soares, 1992).

Influência médica⇨ foram nas faculdades de Medicina do Rio de Janeiro (1854) que surgiram os primeiros trabalhos científicos justificando a importância da introdução da ginástica nas escolas. Neste período, os médicos já detinham conhecimento científico, assim como influência decisiva para o desenvolvimento social com o surgimento das vacinas, remédios, medidas sanitárias entre outros.

Ao defender a integração da ginástica às aulas de Educação Física escolar, as instituições médicas ressaltavam a importância da construção de um corpo saudável. O Pensamento Médico-higienista⇨ Considerados fundamentais para a construção da nova sociedade em ascensão, os médicos-higienistas propunham diversas iniciativas no sentido de uma mudança de comportamento da sociedade no Brasil.

Das diversas iniciativas oriundas do meio intelectual e político do Brasil no sentido de valorizar a presença da ginástica nas escolas, vale destacar, em 02 de setembro de 1882, o parecer n. 224 de Rui Barbosa sobre a Reforma de ensino, que assim afirmava: “1º - Instituição de uma seção especial de ginástica em cada escola normal. 2º - Extensão obrigatória da ginástica a ambos os sexos na formação do professorado e nas escolas primárias de todos os graus, tendo em vista, em relação à mulher, a harmonia das formas femininas e as exigências da maternidade futura.

3º-Inserção da ginástica nos programas escolares como matéria de estudo, em horas distintas das do recreio, e depois das aulas. 4º -Equiparação, em categorias e autoridade, dos professores de ginástica aos de todas as outras disciplinas” (apud Soares 2001, p.93).

A Educação Física (ginástica) no Brasil, no final do século XIX e início do XX, consolida-se, a partir do pensamento médico-higienista, no meio intelectual e político, revelando a preocupação das elites para com a consolidação da nova sociedade industrial e capitalista

Se foram os médicos os primeiros a defenderem a introdução da ginástica nas escolas, eram os militares que, neste período, detinham conhecimento específico sobre ginástica e preparação física, voltados para o treinamento das tropas. O exército já possuía, desde 1922, formação profissional de Instrutores de ginástica, onde passaram a serem formados os primeiros Instrutores civis também.

Durante as quatro primeiras décadas do século XX, foi marcante, no sistema educacional, a influência dos Métodos Ginásticos e das Instituições militares no desenvolvimento da Educação Física escolar.

Vale destacar que, neste período, a Educação Física foi entendida como atividade exclusivamente prática, não havendo uma ação teórica e científica que permitisse o desenvolvimento de uma identidade pedagógica à Educação Física no currículo escolar

Na era Vargas As aulas de Educação Física eram ministradas nas escolas com significativa importância para aumentar o espírito nacionalista.

Brasil República Essa foi uma época onde começou a profissionalização da Educação Física. Os anos 70, marcado pela ditadura militar, a Educação Física era usada, não para fins educativos, mas de propaganda do governo sendo todos os ramos e níveis de ensino voltada para os esportes de alto rendimento.

Anos 80 No esporte de alto rendimento a mudança nas estruturas de poder e os incentivos fiscais deram origem aos patrocínios das empresas podendo contratar atletas e funcionários fazendo surgir uma boa geração de campeões.

Anos 90 O esporte passa a ser visto como meio de promoção à saúde acessível a todos manifestada de três formas: esporte educação, esporte participação e esporte performance. 

Art. 26. A Educação Física na LDB 9394/96 § 3º A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente OBRIGATÓRIO da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno: I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; II – maior de trinta ano de idade; III – que tiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da Educação Física;

IV – amparado pelo Decreto-lei n. 1.044, de 21 de outubro de 1969; V – (Vetado); VI – que tenha prole; A partir desta Lei vigente passou-se a entender o currículo como um todo. O plano de curso, de ensino e das aulas inclusive os de Educação Física devem ser pensado segundo o Projeto Escolar e orientados de acordo com as características dos estudantes.