Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio CBC Conteúdo Básico Comum Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Estabelecer os conhecimentos, as habilidades e competências a serem adquiridos pelos alunos, bem como as metas a serem alcançadas pelos professores a cada ano condição indispensável Para o SUCESSO
ALTERAÇÕES NO DOCUMENTO Os CBCs não esgotam todos os conteúdos a serem abordados, mas expressam os aspectos fundamentais de cada disciplina. O que o aluno não pode deixar de aprender O que a escola não pode deixar de ensinar . Indicam habilidades e competências a serem adquiridas em cada ano
Eixos temáticos unidades estruturadoras Tópicos fundamentais Habilidades e competências Temas complementares de acordo com as potencialidades e interesses do aluno Projetos específicos (ppp) Eixos temáticos unidades estruturadoras Tópicos fundamentais Habilidades e competências Temas complementares de acordo com as potencialidades e interesses do aluno Projetos específicos (ppp)
Os CBCs foram elaborados para ocupar a metade da carga horária disponível para a disciplina de Biologia e devem ser desenvolvidos prioritariamente Outros conteúdos devem ocupar o restante da carga horária Fundamentada nos PCN+
Sentido de ensinar Biologia Especialidades: Botânica- Zoologia- Genética- Bioquímica-Ecologia... Incorporam um debate sobre a origem e significado da vida Fundamenta saberes práticos- próprios da medicina-pecuaria-agricultura Engenharia sanitária- industrialização de alimentos
Estão relacionadas a diferentes competências do conhecimento científico tecnólogico- parte da formação cidadã e da preparação para o trabalho Identificar símbolos Dominar classificações Significa mais do que reproduzir dados
Participar de convívio social Saber informar Comunicar Argumentar compreender Enfrentar problemas Participar de convívio social De forma prática e solidária Elaborar críticas Fazer escolhas proposições Tomar gosto pelo conhecimento Não o acúmulo de informações Continuação da capacidade de aprender Compreensão do mundo físico e social
De maneira motivada- consciente- esclarecida Ampliam se as capacidades para a aquisição de instrumentos intelectuais Formação de atitudes para uma efetiva participação na esfera pública e social De maneira motivada- consciente- esclarecida Estimula a descoberta- respeito - valoriza a diferença de culturas – raças diversidade étnico-cultural Capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram- empenharem na transformação
Diretrizes para o ensino da Biologia As novas buscam começam nas críticas aos programas- expressam em suas orientações positivistas e maxistas Novas tendências historiográficas francesas- escola dos Annales- Le golf- história social inglesa Nova história cultural Colocando em evidência o raciocínio e menos a memória Centrado na interação Construção de conhecimentos coletivos Produção de um conhecimento interdisciplinar contextualizado
O que passou a dar significado ao conhecimento histórico? A própria noção de nacionalidade se redefine Se assenta sobre a ideia da diferença- do conflito- das contradições e complementaridades-político –social- economico- etnico- cultural de genero etc O que passou a dar significado ao conhecimento histórico? Os objetos se deslocaram dos grandes fatos nacionais/mundiais Para a investigação das relações cotidianas, dos grupos excluídos e dos sujeitos sociais construtores da história
Desenvolvimento do raciocínio histórico
Desenvolvimento da perspectiva temporal
A história -problema
Projetos interdisciplinares
Seleção de conteúdos
Avaliação em história Planejar-orientar- observar-instigar- organizar- registrar Formam um conjunto de parâmetros que habilitam o professor avaliar
Ele próprio- sua prática O aluno O material A metodologia Permite reformular suas práticas pedagógicas- melhorá-las e adaptá-las Parte integrante e contínua Atitude positiva e construtiva incentivadora
Verificação da aprendizagem Observação- registro Métodos tradicionais Verificação da aprendizagem
É parte do processo- levar em conta as competências pedagógicas As competências sociais Servirão como apoio ( sublinhar)
Como lidar com o erro Tentativa considerada Aumenta a auto confiança Oportunidade ideal de revisão de conceitos e estratégias Tentativa considerada Aumenta a auto confiança
Não aceitando críticas Mostrando que a solução não atende Postura adequada Não criticando Não aceitando críticas Mostrando que a solução não atende A solução correta deve vir da turma
Eixos temáticos Eixo temático I História de vida/ diversidade populacional/ migrações locais, regionais e intercontinentais Subtemas: Eixo temático II O Estado brasileiro e a nação: monarquia X República Eixo temático III A Era Vargas: fortalecimento do poder central/ A nação brasileira “ressignificada” e a cidadania
Apresentação do CBC- Ensino Médio FUNDAMENTADO Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) OBJETIVO
ia
* fornece instrumentos para compreender e atuar no mundo * ferramenta na solução de problemas do mundo que vivemos É um meio de comunicação- permite a argumentação clara, concisa, rigorosa e universal *Aspecto cultural Possui um forte caráter integrador e interdisciplinar
Sublinhar as características Da Matemática- página 12 De acordo com os PCN+, a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias elegeu três grandes competências como metas a serem perseguidas
Representação e comunicação Leitura, transmissão de ideias, interpretação produção Representação e comunicação Capacidade de enfrentar desafios Resolução de problemas Investigação e compreensão Análise crítica das ideias Contextualizar socio-cultural e histórico
Habilidades: representação e comunicação Ler e interpretar dados Gráficos equações diagramas Tabelas Interpretar a linguagem matemática-sinais Fórmulas
Expressar- se com clareza Traduzir informações Expressar- se com clareza Sobre temas matemáticos Ler e interpretar diferentes tipos de textos Clareza oral e escrita
Reconhecer relações entre matemática e outras áreas Investigação e compreensão Habilidades Identificar dados relevantes Elaborar estratégias Fazer estimativas Reconhecer relações entre matemática e outras áreas Identificar regularidades
Construção do conhecimento matemático como processo histórico Habilidades na contextualização Construção do conhecimento matemático como processo histórico Em relação com o social- política e economia Compreender a Responsabilidade social Utilizar as ferramentas matemáticas no cotidiano Analisar situações e propor soluções
Eixos temáticos Números contagem e análise de dados Geometria e medidas Funções elementares e modelagem
Números, contagem e análise de dados Os métodos e conceitos relativos ao ato de contar são essenciais (onde são usados?) A importância da análise combinatória (em que consiste?) O que propicia ao aluno?
É no tratamento de dados que a Matemática se manifesta no cotidiano. Estatística probabilidade Linguagem jornalística e científica O que se espera do aluno na aplicação desse tópico? O que torna esse tema tão importante no ensino médio? Página 13
Funções elementares e modelagem O conceito de função é um dos temas centrais e unificadores da Matemática Podendo ser usado em diversas situações ex: Geometria Funções elementares: polinomial-exponencial- trigonométricas Permitem a análise de fenômenos De proporcionalidade- crescimento- decaimento e periodicidade- que são comuns no cotidiano
Geometria e medidas O reconhecimento – natural Desde o senso comum até a realização de análises Várias etapas A aquisição dos conceitos -diversos níveis de compreensão
Estimula a capacidade de observação A criatividade Utilização do raciocínio lógico-dedutivo Permite calcular Fazer estimativas
Como ela é estudada no Ensino médio? Qual é a proposta do PCN+ O que é importante frisar?
Resolução de problemas Quais são as estratégias Avaliação contextualização Pré requisitos