Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Advertisements

Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Curso de Licenciatura em Química.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Discutindo práticas em Matemática
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Laboratório de Ensino de Química 1
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Parâmetros Curriculares Nacionais
Pacto do Ensino Médio e o REM
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
André Luiz R. Chaves – Professor de Matemática Colégio Pedro II
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Prof.ª Irislane Figueiredo
O aluno elaborando conceitos
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
1 - Introdução à Modelagem Matemática
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Atuais Propostas Curriculares.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
História nas atuais propostas curriculares
Universidade Federal de Uberlândia
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
Ensino Médio e Educação Profissional
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Conceitos e Procedimentos
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Língua Estrangeira Moderna
Panorama da prova nível 3 da OBMEP Erivelto – Fernando – Josy – Jussara – Maurício – Rita – Rodrigo Mestrado em Ensino de Matemática Tópicos de Educação.
Proposta curricular CBC Conteúdo Básico Comum Ensino médio
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
ENSINAR a APRENDER a LER,
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Projetos e Sequências Didáticas
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Documentos e Propostas legais
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio CBC Conteúdo Básico Comum Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio

Estabelecer os conhecimentos, as habilidades e competências a serem adquiridos pelos alunos, bem como as metas a serem alcançadas pelos professores a cada ano condição indispensável Para o SUCESSO

ALTERAÇÕES NO DOCUMENTO Os CBCs não esgotam todos os conteúdos a serem abordados, mas expressam os aspectos fundamentais de cada disciplina. O que o aluno não pode deixar de aprender O que a escola não pode deixar de ensinar . Indicam habilidades e competências a serem adquiridas em cada ano

Eixos temáticos unidades estruturadoras Tópicos fundamentais Habilidades e competências Temas complementares de acordo com as potencialidades e interesses do aluno Projetos específicos (ppp) Eixos temáticos unidades estruturadoras Tópicos fundamentais Habilidades e competências Temas complementares de acordo com as potencialidades e interesses do aluno Projetos específicos (ppp)

Os CBCs foram elaborados para ocupar a metade da carga horária disponível para a disciplina de Biologia e devem ser desenvolvidos prioritariamente Outros conteúdos devem ocupar o restante da carga horária Fundamentada nos PCN+

Sentido de ensinar Biologia Especialidades: Botânica- Zoologia- Genética- Bioquímica-Ecologia... Incorporam um debate sobre a origem e significado da vida Fundamenta saberes práticos- próprios da medicina-pecuaria-agricultura Engenharia sanitária- industrialização de alimentos

Estão relacionadas a diferentes competências do conhecimento científico tecnólogico- parte da formação cidadã e da preparação para o trabalho Identificar símbolos Dominar classificações Significa mais do que reproduzir dados

Participar de convívio social Saber informar Comunicar Argumentar compreender Enfrentar problemas Participar de convívio social De forma prática e solidária Elaborar críticas Fazer escolhas proposições Tomar gosto pelo conhecimento Não o acúmulo de informações Continuação da capacidade de aprender Compreensão do mundo físico e social

De maneira motivada- consciente- esclarecida Ampliam se as capacidades para a aquisição de instrumentos intelectuais Formação de atitudes para uma efetiva participação na esfera pública e social De maneira motivada- consciente- esclarecida Estimula a descoberta- respeito - valoriza a diferença de culturas – raças diversidade étnico-cultural Capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram- empenharem na transformação

Diretrizes para o ensino da Biologia As novas buscam começam nas críticas aos programas- expressam em suas orientações positivistas e maxistas Novas tendências historiográficas francesas- escola dos Annales- Le golf- história social inglesa Nova história cultural Colocando em evidência o raciocínio e menos a memória Centrado na interação Construção de conhecimentos coletivos Produção de um conhecimento interdisciplinar contextualizado

O que passou a dar significado ao conhecimento histórico? A própria noção de nacionalidade se redefine Se assenta sobre a ideia da diferença- do conflito- das contradições e complementaridades-político –social- economico- etnico- cultural de genero etc O que passou a dar significado ao conhecimento histórico? Os objetos se deslocaram dos grandes fatos nacionais/mundiais Para a investigação das relações cotidianas, dos grupos excluídos e dos sujeitos sociais construtores da história

Desenvolvimento do raciocínio histórico

Desenvolvimento da perspectiva temporal

A história -problema

Projetos interdisciplinares

Seleção de conteúdos

Avaliação em história Planejar-orientar- observar-instigar- organizar- registrar Formam um conjunto de parâmetros que habilitam o professor avaliar

Ele próprio- sua prática O aluno O material A metodologia Permite reformular suas práticas pedagógicas- melhorá-las e adaptá-las Parte integrante e contínua Atitude positiva e construtiva incentivadora

Verificação da aprendizagem Observação- registro Métodos tradicionais Verificação da aprendizagem

É parte do processo- levar em conta as competências pedagógicas As competências sociais Servirão como apoio ( sublinhar)

Como lidar com o erro Tentativa considerada Aumenta a auto confiança Oportunidade ideal de revisão de conceitos e estratégias Tentativa considerada Aumenta a auto confiança

Não aceitando críticas Mostrando que a solução não atende Postura adequada Não criticando Não aceitando críticas Mostrando que a solução não atende A solução correta deve vir da turma

Eixos temáticos Eixo temático I História de vida/ diversidade populacional/ migrações locais, regionais e intercontinentais Subtemas: Eixo temático II O Estado brasileiro e a nação: monarquia X República Eixo temático III A Era Vargas: fortalecimento do poder central/ A nação brasileira “ressignificada” e a cidadania

Apresentação do CBC- Ensino Médio FUNDAMENTADO Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) OBJETIVO

ia

* fornece instrumentos para compreender e atuar no mundo * ferramenta na solução de problemas do mundo que vivemos É um meio de comunicação- permite a argumentação clara, concisa, rigorosa e universal *Aspecto cultural Possui um forte caráter integrador e interdisciplinar

Sublinhar as características Da Matemática- página 12 De acordo com os PCN+, a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias elegeu três grandes competências como metas a serem perseguidas

Representação e comunicação Leitura, transmissão de ideias, interpretação produção Representação e comunicação Capacidade de enfrentar desafios Resolução de problemas Investigação e compreensão Análise crítica das ideias Contextualizar socio-cultural e histórico

Habilidades: representação e comunicação Ler e interpretar dados Gráficos equações diagramas Tabelas Interpretar a linguagem matemática-sinais Fórmulas

Expressar- se com clareza Traduzir informações Expressar- se com clareza Sobre temas matemáticos Ler e interpretar diferentes tipos de textos Clareza oral e escrita

Reconhecer relações entre matemática e outras áreas Investigação e compreensão Habilidades Identificar dados relevantes Elaborar estratégias Fazer estimativas Reconhecer relações entre matemática e outras áreas Identificar regularidades

Construção do conhecimento matemático como processo histórico Habilidades na contextualização Construção do conhecimento matemático como processo histórico Em relação com o social- política e economia Compreender a Responsabilidade social Utilizar as ferramentas matemáticas no cotidiano Analisar situações e propor soluções

Eixos temáticos Números contagem e análise de dados Geometria e medidas Funções elementares e modelagem

Números, contagem e análise de dados Os métodos e conceitos relativos ao ato de contar são essenciais (onde são usados?) A importância da análise combinatória (em que consiste?) O que propicia ao aluno?

É no tratamento de dados que a Matemática se manifesta no cotidiano. Estatística probabilidade Linguagem jornalística e científica O que se espera do aluno na aplicação desse tópico? O que torna esse tema tão importante no ensino médio? Página 13

Funções elementares e modelagem O conceito de função é um dos temas centrais e unificadores da Matemática Podendo ser usado em diversas situações ex: Geometria Funções elementares: polinomial-exponencial- trigonométricas Permitem a análise de fenômenos De proporcionalidade- crescimento- decaimento e periodicidade- que são comuns no cotidiano

Geometria e medidas O reconhecimento – natural Desde o senso comum até a realização de análises Várias etapas A aquisição dos conceitos -diversos níveis de compreensão

Estimula a capacidade de observação A criatividade Utilização do raciocínio lógico-dedutivo Permite calcular Fazer estimativas

Como ela é estudada no Ensino médio? Qual é a proposta do PCN+ O que é importante frisar?

Resolução de problemas Quais são as estratégias Avaliação contextualização Pré requisitos