Maria Vitória Ribas de Oliveira Lima Patrícia Smith Cavalcante Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação Avaliação da Aprendizagem no Programa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ?
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
A importância da formação docente na mediação em EAD
A avaliação da aprendizagem na escola
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
Instrumentos de Avaliação - MEC
Avaliação Mediadora.
Apresentação.
Processo de Avaliação.
Construindo uma identidade profissional
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
2006.
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
O PC avaliador.
Departamento do Ensino Secundário
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Métodos de ensino Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva
Avaliação da aprendizagem em cursos à distância oferecidos no formato Blended Learning Nelson Castanheira Elton Schneider Inge R. F. Suhr Alessandra de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
CONCEPÇÕES, PERCURSOS E PERCALÇOS DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Ciências Humanas/Linguagens e Artes. Phelipe Pires Fermino. PIBIC. Matemática-
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Antonia Maria Coelho Ribeiro
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
PROGESTÃO.
Didática da alfabetização
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Avaliação da aprendizagem em meios digitais: novos contextos
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
AVALIAÇÃO NA EAD: ESTUDO DE CASO DA VISÃO DO ENSINO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO Eduardo Penna Gouvea Orientador Prof. Alexandre Souza da Silva Polo de Osasco/SP.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
Formação continuada 4º Encontro
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Formação continuada 4º Encontro
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Formação continuada ANO 2015
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Transcrição da apresentação:

Maria Vitória Ribas de Oliveira Lima Patrícia Smith Cavalcante Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação Avaliação da Aprendizagem no Programa de Educação a Distância PROFORMAÇÃO

CONTEXTO DA PESQUISA  Processos de ensino e aprendizagem e avaliação da aprendizagem  Concepções de avaliação da aprendizagem (classificatória e mediadora)  Entraves das inovações na prática pedagógica  A formação mínima exigida Art. 62 da LDB  Incentivo a Programas de Educação a Distância Art.80 e 87 da LDB

CONTEXTO DA PESQUISA  Programa de Formação de Professores a Distância- PROFORMAÇÃO: Os pressupostos da avaliação no PROFORMAÇÃO A importância em discutir avaliação na modalidade a distância  EAD modelos e características  A modalidade a distância limites e possibilidades

OBJETIVOS  OBJETIVO GERAL: Investigar as concepções de avaliação presentes no Programa de Educação a Distância-PROFORMAÇÃO, na área temática de Vida e Natureza e nas Áreas Pedagógicas  OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Comparar as concepções adotadas nos documentos oficiais do Programa com as desenvolvidas por ele; Explicitar as concepções de avaliação que perpassam os instrumentos de avaliação do Programa; Analisar a forma da avaliação no curso de educação a distância - PROFORMAÇÃO.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS  Sujeitos: Professores Formadores e Tutores do PROFORMAÇÃO que acompanham os cursistas  Coleta de dados: Análise das produções dos professores cursistas(tipo de atividades, correção e reformulação). Entrevistas com os professores formadores e tutores que acompanham o programa na AGF-Agência Formadora, localizada na Escola Abílio Galvão no município de Palmares-PE. Análise documental do Projeto: acompanhamento e avaliação (conteúdo e forma).

ANÁLISE DOS DADOS  Análise das entrevistas realizadas com três professores formadores: um da Área de Vida e Natureza e dois da Área Pedagógica.  As questões selecionadas para análise têm o objetivo de discutir o acompanhamento da avaliação dos cursistas do PROFORMAÇÃO e as concepções de avaliação que perpassam os instrumentos de avaliação do Programa.  Utilizamos como referência para análise as concepções teóricas de avaliação e as competências que o Programa prevê a serem adquiridas ao longo do curso pelos cursistas e as funções dos instrumento de avaliação.

ANÁLISE DOS DADOS:  As respostas foram agrupadas de acordo com temas comuns (análise de conteúdo, categorias temáticas).  Comparar: projeto - entrevistas – observação - teorias de avaliação.  Refletir sobre a avaliação em educação a distância e em educação presencial.

RESULTADOS  O PROFORMAÇÃO não apresenta nenhum indício de avaliação que seja característico de um programa na modalidade a distância na atualidade (tecnologia virtual e a distância).  Os instrumentos que mais preocupam os formadores são o Caderno de Verificação de Aprendizagem – CVA e a Prova Bimestral – PB.  Os Professores Formadores priorizam o “domínio do conteúdo” como a competência necessária para os cursistas alcançarem bons resultados nos instrumentos utilizados.  Os guias de estudo são considerados a principal fonte de estudo e pesquisa para o cursista estudar e responder o que lhe é solicitado.

RESULTADOS  O “reforço” para prova bimestral é o momento destacado pelos PF para tirar as dúvidas dos cursistas.  Os professores formadores não dispõem de muita flexibilidade e desenvolvem o processo avaliativo como um ação operacional estabelecida pelo Programa. Esta pouca flexibilidade não permite ao professor refletir, adequar e reconstruir o processo de ensino.  O PROFORMAÇÃO não utiliza nenhum meio tecnológico para o acompanhamento do cursista à distância.

RESULTADOS  A avaliação é percebida como uma prática institucional para o controle dos dados pelo programa.  O que o programa define como função formativa não condiz com as discussões teóricas sobre esta função na avaliação.  Nem sempre há coerência entre o que o Programa propõe, os instrumentos utilizados e o processo desenvolvido.  As provas bimestrais não são momentos eventuais como prevê a LDB – Art. 24 item V.

RESULTADOS  A forma como os instrumentos de avaliação são utilizados é mais compatível com o modelo de avaliação classificatória. EX: A preocupação com a pontuação mínima exigida nas provas para o cursista ser aprovado na unidade ou módulo revela um modelo de avaliação centrada na classificação.  A maioria das competências previstas pelo Programa para serem formadas pelo cursista ao longo do curso não aparecem nos instrumentos nem no depoimento dos professores.

CONCLUSÕES  O Programa de Formação de Professores a Distância- PROFORMAÇÃO Caracteriza-se como um programa semi- presencial; Baseia-se num modelo de transmissão de informações; Distribui materiais instrucionais e de estudo para o aluno distante, realizar sua aprendizagem com apoio dos formadores e tutores em momentos presenciais; A avaliação da aprendizagem e o acompanhamento é todo realizado presencialmente e na lógica presencial; A formação não é tão ampla como está previsto pelo programa; No PROFORMAÇÃO em PE, a evasão e a reprovação não chegam a atingir 5% dos alunos que cursaram.

Questionamentos a partir dos resultados  Será que a não evasão e os resultados positivos da aprovação dos cursistas no PROFORMAÇÃO ocorrem porque todo processo de acompanhamento e de avaliação é presencial ?  A exigência da legislação, de que todo momento de avaliação seja presencial, garantirá a não evasão em todos os cursos de EAD?  Garantir a avaliação presencial na modalidade a distância, em oposição a uma avaliação específica a distância, resolve o problema da qualidade da avaliação em EAD ?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA CUNHA, Maria Antonieta Antunes – Manual do Tutor do PROFORMAÇÃO, Brasília, Mec.Fundescola, – Guia geral do PROFORMAÇÃO, Brasília, Mec.Fundescola,2000. HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mito e Desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação. Porto alegre: Mediação,1995. LITWIN, Edith. Introdução: O Bom Ensino na Educação a Distância, In: LITWIN, Edith (org), Educação a Distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa, Porto Alegre: Artmed Editora, NEDER, Maria Lúcia Cavalli, O Processo de Gestão e Avaliação na Educação a Distância - UFMT- 2002, mimeo PERRENOUD, Fhilippe. Avaliação de Excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas, Porto Alegre, Artes Médicas, PICANÇO, Alessandra de Assis. Para que avaliar na Educação a Distância?. In: ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane (Orgs). Educação a Distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.

AUTORES CONSULTADOS CUNHA, Maria Antonieta Antunes – Guia Geral e o Manual do Tutor do PROFORMAÇÃO, Brasília, Mec.Fundescola,2000. LITWIN, Edith, (2001) HOFFMANN, Jussara Maria Lerch, (1995) Lei Diretrizes e Bases da Educação Brasileira NEDER, Maria Lúcia Cavalli, (2002) PERRENOUD, Fhilippe, (1999) PICANÇO, Alessandra de Assis, (2003)

PRESSUPOSTOS Os diversos procedimentos e instrumentos de avaliação utilizados no curso PROFORMAÇÃO, nem sempre parecem cumprir a função diagnóstica, formativa e somativa previstas nos documentos institucionais do Programa e apresentam características mais compatíveis com a concepção classificatória; O processo de avaliação não apresenta indícios da modalidade a distância. É um processo de avaliação de cursos regulares presenciais.