MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral Proposta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Técnicas de Avaliação na Formação - Modalidade a Distância
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Instrumentos de Avaliação - MEC
Estratégias de Sucesso
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Ana Paula Rodrigues Laudelino Cordeiro Bastos
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Fundamentação Teórica
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Departamento do Ensino Secundário
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
Generalidades sobre e-learning
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Pedagogia de Integração Abordagem por competência
Introdução à Educação à distância
Curso de Educação e Formação de Adultos
Uso de tecnologias inovadoras nas monitorias Erica Lais Hoeveler - Professores de Plantão 20º CIAED – Congresso Internacional de Educação à distância 08/out/2014.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Política Educacional Brasileira
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
Papel do Tutor em EAD.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
OBJETIVOS Gerais Investigar as perspectivas e limites do ensino à distância na formação de professores e professoras em nível superior Comprovar a viabilidade.
Fundamentos de Vigilância Sanitária
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Avaliação da aprendizagem em meios digitais: novos contextos
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Artefacto2 Técnicas de Atendimento Simulações práticas / Role-playing Cristina Cadete 1.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
Relações Interpessoais. Formação de Formadores      0 Introdução 1 Comunicação 2 Desenv. Interpe. 3 A Importância do Comportamento Legenda 5 Os Grupos.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral Proposta de Intervenção Pedagógica Utilizando Weblogs

Com base numa abordagem construtivista, entendemos que tarefas do tipo “resolução de problemas” são fundamentais para a mobilização de competências cognitivas. O CONTEXTO Decidimos, por isso, integrar nesta proposta tarefas do tipo Problem Solving. Estas tarefas envolvem competências cognitivas de nível superior como Classificar, Analisar, Prever, Criar, Avaliar, entre outras, construtoras da aprendizagem.

O mundo interno do sujeito e objecto de aprendizagem Atendendo à interdependência existente entre o conhecimento individual prévio do sujeito sobre o objecto do conhecimento e o próprio processo de aprendizagem, utilizamos ferramentas (tarefas) que tornam explícitos os elos entre estas duas realidades:

Promove-se uma prática reflexiva. Terá a função de recurso e simultaneamente estratégia para motivação dos aprendizes para a realização de uma série de tarefas facilitadoras da aprendizagem em questão; Valoriza-se e incentiva-se o trabalho colaborativo; A Função do Weblog

Finalidade da Proposta Utilizar o Weblog como ferramenta pedagógica, enquanto recurso de aprendizagem e ainda como estratégia pedagógica, no design de um módulo de formação de e-tutores.

Público-Alvo Formandos que frequentam um curso de e- learning e em cujo curso se integra um Módulo de 4 semanas designado “Competências e perfil do e-tutor”. Nº de Formandos: 20

Pré-requisitos Os formandos devem ter frequentado com aprovação um módulo com a duração de 2 semanas, intitulado “Características do Ensino a Distância”, no qual se define o EaD e se caracterizam as várias gerações de EaD.

Designação do Módulo “Competências e perfil do e-tutor” Este módulo está integrado num curso de formação de e-tutores, de 300 horas,sendo, a nível cronológico, o segundo módulo do curso.

Objectivo Geral do Módulo Desenvolver competências e práticas que permitam aos formandos o desempenhar com sucesso a função de e-tutor.

Objectivos Específicos Caracterizar o perfil de um tutor na modalidade online; Comparar o perfil do tutor online com o tutor em regimes presenciais; Identificar as características do ensino- aprendizagem na modalidade online;

Objectivos Específicos Seleccionar sítios de interesse para um e-tutor; Seleccionar Blog’s de interesse para a prática de um e-tutor; Criar listas com critérios de classificação de Weblogs;

Objectivos Específicos Elaborar uma lista de bibliografia fundamental para o e-tutor ; Elaborar uma lista de linkografia fundamental para o e-tutor.

Metodologia No módulo, será utilizada, como estratégia, a construção de um Weblog, em grupo, relativo ao e-tutor, onde os formandos deverão integrar a informação resultante das actividades e tarefas propostas ao grupo, ao longo do Módulo.

Metodologia As actividades decorrerão na plataforma de aprendizagem onde decorre o curso e num Blog1 construído para o efeito. No final do módulo um outro Blog deverá ser criado e integrará a informação organizada a partir da actividade realizada ao longo desta unidade de formação.

Avaliação do módulo Opta-se por uma hetero e auto-avaliação, qualitativa e quantitativa, de acordo com as regras propostas para negociação no contrato de aprendizagem.