APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processo empreendedor
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
O que é gestão financeira
EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Consultoria Empresarial
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
Administração Estratégica
Modelo Integrado de Gestão de Excelência
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Os modelos de plano de negócios e sua relevância para sustentabilidade das micro e pequenas empresas Bruno L.T. Correa Rodrigo De Pretto.
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Empreendedorismo nas Empresas
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Empreendedorismo Cidinha Fonseca.
O Início de um novo negócio
PLANO DE NEGÓCIOS.
Criação de Valor.
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Empreendedorismo _____________________________________________
Fostering Entrepreneurship
Plano de Negócios Pesquisa SEBRAE sobre empresas abertas de 2000 a 2003: 49,2% fecharam até o segundo ano de existência 56,4% fecharam até o segundo ano.
Administração de Marketing I
- Minister (subordinação ou obediência)
Empreendedorismo pode ser aprendido
Equipe de Gestão.
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Administração de Empresas Pessoais
Planejamento Estratégico
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Hoje: Empreendedorismo como opção de carreira, Análise de Mercado, Oportunidades de Negócios. Os sete pecados capitais do empreendedor Consultoria lista.
Introdução ao Marketing
Professora: Vanessa de Cássia
  EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Como Elaborar um Plano de Negócios Vanize Andrade Oxford Group.
Planejamento e estratégia
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
Técnicas de Empreendedorismo
Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Literatura Básica: Marketing para o Séc. XXI – Philip Kotler – Ediouro Marketing Estratégico – Francisco Gracioso.
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Planejamento de Marketing
Empreendedorismo ________________________________________
Plano de Negócios.
Processos Administrativos Aula 1
Biblioteconomia e Ciência da Informação Gestão de Processos para Geração de Produtos e Serviços de Informação Biblioteconomia e Ciência da Informação Gestão.
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
Planejamento e Estratégia
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Estratégias e Políticas Empresariais
Planejamento Estratégico
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
PLANO DE NEGÓCIOS 3° Período de Ciências Contábeis Turma A Empreendedorismo TITULO DO TRABALHO Acadêmicos: xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx.
Organizações de Aprendizagem Velho e Novo Paradigmas
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA V. Plano de negócios ☺ O PLANO DE NEGÓCIOS É CONDIÇÃO ESSENCIAL DOS GRANDES NEGÓCIOS DE SUCESSO. ☺ ELE SÓ DEVERÁ SER.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
BAHIA 1º RELATÓRIO. Este relatório contempla: 1ª Parte – Objetivo do Programa Cadastro das Empresas Anexo modelo de diagnóstico 2ª Parte – Análise SWOT.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Dezembro/2012.
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Viabilidade do Plano de Negócios Direitos reservados- Softex.
Transcrição da apresentação:

APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL

Aquele que pensa e faz acontecer, é inovador, consegue identificar oportunidades e mensurar riscos. EMPREENDEDOR

ERROS MAIS COMUNS DOS EMPREENDEDORES  ERROS DE INICIANTE Falta de conhecimento técnico da atividade e do mercado Falta de informação em gestão empresarial Falta de motivação, ambição e resistência  ERROS PESSOAIS Escolher o sócio errado Contratar pessoas erradas para trabalhar  ERROS LEGAIS Má formação jurídica do negócio Desconhecimento das necessidades para aquela atividade (ex: alvarás especiais)

ERROS MAIS COMUNS DOS EMPREENDEDORES  ERROS COMERCIAIS Lançamento de produtos inadequados Achar que o produto se vende sozinho, sem necessidade de marketing Não planejar a distribuição ou lay out Prestar mau serviço ao cliente  ERROS FINANCEIROS Apostar num mercado decadente Ter menos capital de giro que o necessário Adquirir financiamento bancário sem planejamento Formar preço inadequado

PLANO DE NEGÓCIOS Um plano de negócios é o seu empreendimento no papel antes de você gastar dinheiro na abertura da empresa, propriamente dita. Ele contém o projeto, a idéia, o caminho para realizar e os recursos necessários. Antes de meter a mão no bolso, faça um plano de negócios. Ele evitará prejuízos e estimulará um negócio mais sólido

1- Sumário ou Resumo executivo 2- Descrição da empresa 3- Planejamento Operacional 4- Planejamento de Marketing e vendas 5- Planejamento de RH 6- Planejamento Financeiro e Viabilidade PARTES DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

ANÁLISE FOFA É um modelo que visa o diagnóstico das forças e fraquezas internas, bem como as oportunidades e as ameaças externas, para formular uma estratégia. Força Oportunidade Fraqueza Ameaça

Forças Internas Fraquezas Internas Oportunidades Externas Ameaças Externas

INOVAÇÃO Inovação significa novidade ou renovação, se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Também pode ser definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos, administrativos ou financeiros. A Inovação quando cria aumentos de competitividade pode ser considerada um fator fundamental no crescimento econômico de uma sociedade.

INOVAÇÃO X CRIATIVIDADE

CRIATIVIDADE = PENSAR COISAS NOVAS Processo mental de geração de novas idéias por indivíduos ou grupos. INOVAÇÃO = FAZER COISAS NOVAS Implementar a idéia de um novo produto, processo...

MUDANÇA

MUDAR... As organizações estão constantemente em movimento Não se muda uma organização sozinho Resistência natural ao processo de mudança A mudança pode ser benéfica ou prejudicial A comunicação é uma arma poderosa

SUCESSO !!!

Bibliografia  Wikipédia  Carvalho, Zenaide – Como abrir uma empresa, da idéia aos lucros Editora Minelli  Hall, Richard H. Organizações: Estruturas, processos e resultados  Drucker, Peter F. :The Essential Drucker  site: 

Material desenvolvido pela Instrutora: Flávia Chagas Faculdade CDL de Fortaleza Rua 25 de Março, Centro - Fortaleza – CE Telefone: / site: