MODELOS ORGANIZACIONAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Advertisements

Max Weber e a Teoria das Organizações
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Teoria dos Sistemas Abertos
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES
Assessoria Organizacional e RP
TEORIA ESTRUTURALISTA
ORGANIZAÇÃO Ana Cristina Macedo Magalhães.
TEORIA ESTRUTURALISTA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO II 2012
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Agrupamento de Atividades ou Departamentalização
Administração Teoria Estruturalista Aula 08 Jorge Surian
MA_02_Departamentalização_1a_Parte
MA_06_Natureza e tipos de organização
TEORIA ESTRUTURALISTA
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Prof. Ivã da Cruz de Araujo. Campo do conhecimento em Administração voltado especificamente para os assuntos da Gestão do Estado.
CAPÍTULO 11 Motivação.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Escola Superior de Guerra
Cícero paulino dos santos costa
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
Teorias da Administração I Turma: C02 Unidade VIII Matéria Para N2.
Teoria Estruturalista
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
ORGANIZAÇÃO Conceitos
Conceito e caracterização
Unidade 11 - Max Weber e a Teoria da Burocracia
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Estruturalismo significa:
Estrutura Organizacional
ORGANIZAÇÃO.
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO Definir trabalho a partir da análise dos objetivos;
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
Teoria Geral da Administração
Origens da Teoria Estruturalista
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Teoria Geral da Administração
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
PLANEJAMENTO: Formulação de Objetivos; Administração Estratégica
DESENVOLVIMENTO GERENCIAL Fundamentos do comportamento em grupo.
Max Weber e o estudo da Burocracia
Teoria Geral da Administração I
TEORIA ESTRUTURALISTA
Teoria Estruturalista Flávio Oliveira
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO - TGA
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Organização – conceitos introdutórios
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Desenvolvimento Empresarial Introdução a Processos de Negócio Prof.: Guilherme Amorim Data: 12/03/2014.
Estratégias e Políticas Empresariais
TEORIA CLÁSSICA MÓDULO 6.
Questões introdutórias
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 05_2012
REMUNERAÇÃO.
Grupos sociais.
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA TEORIAS DA ESTRUTURA CORPORATIVA
Teorias da Administração
Teoria Estruturalista Prof
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Transcrição da apresentação:

MODELOS ORGANIZACIONAIS Flávio Sousa MODELOS ORGANIZACIONAIS CONTEMPORÂNEOS RECURSOS HUMANOS

O que são organizações? Em sentido geral organização é o modo como se organiza um sistema. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar objetos, documentos e informações. Em Administração, organização tem dois sentidos: Combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. As organizações são compostas de estrutura física, tecnológica e pessoas. Modo como foi estruturado, dividido e sequenciado o trabalho. Segundo Montana (2003, p. 170) organizar é o processo de reunir recursos físicos e humanos essenciais à consecução dos objetivos de uma empresa.

O que são organizações? A estrutura de uma organização é representada através do seu organograma. Segundo Maximiano (1992) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações. Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.

O que são organizações? Organizar compreende atribuir responsabilidades às pessoas e atividades aos órgãos (unidades administrativas). A forma de organizar estes orgãos chama-se de departamentalização. Do grego "organon", organização significa instrumento, utensílio. De acordo Bilhim (2006) "a organização é uma entidade social, conscientemente coordenada, gozando de fronteiras delimitadas que funcionam numa base relativamente contínua, tendo em vista a realização de objectivos comuns". Sobrevivência e crescimento (metas e objectivos) é o que a maioria ambiciona. Objectivos que exigem grupos de duas ou mais pessoas, que estabelecem entre eles relações de cooperação, acções formalmente coordenadas e funções diferenciadas, hierarquicamente hierárquica.

O que são organizações? COMPLEXIDADE DA ORGANIZAÇÕES Tipologia das organizações: organizações e poder Não existem duas organizações iguais, mas é possível classificá-las em certos grupos ou tipos. Tipologia de Amitai Etzioni : meios de controle  as organizações necessitam de uma distribuição formalmente estruturada de recompensas e sansões - agrupou o poder em três tipos: controle físico  poder coercitivo ( sansões físicas, imposição de dor, controle de necessidades fisiológicas, força, medo) controle material  poder remunerativo ( controle sobre os recursos econômicos, salários, comissões, benefícios, serviços) controle normativo  poder normativo ( baseado em símbolos normativos como prestígio e estima e símbolos sociais)

Coercitivas  são aquelas em que o poder é imposto pela coerção - força física – ou por controles baseados em prêmios ou punições. Ex.: prisões, campos de concentração. Utilitárias ou remunerativas  onde o poder se baseia no controle dos incentivos econômicos. As recompensas materiais. A remuneração é a base principal de controle. Ex.: organizações industriais, atividades comissionadas. Normativas  são aquelas em que o envolvimento moral e a aceitação social são a maior fonte de controle. São organizações em que os participantes têm alto envolvimento moral e motivacional. Ex.: entidades religiosas, hospitais, universidades, organizações políticas.

Tipologia de Blau e Scott Peter M. Blau e W. Richard Scott classificam as organizações baseando-se nas características e considerações dos beneficiários principais, ou seja, os que se beneficiam da existência da organização ( participantes, mandatários, clientes e o público em geral). Classificação: associações de benefícios mútuos ( Ex.: cooperativas, sindicatos, consórcios, associações profissionais) organizações de interesses comerciais  os principais beneficiários são os proprietários ou acionistas ( Ex.: empresas privadas) organizações de serviços  o grupo de clientes e a sociedade são os principais beneficiários ( Ex.: escolas, hospitais, agências sociais) organizações de Estado  onde os cidadãos representam os principais beneficários ( Ex. : serviços públicos, organizações militares)