AÇÕES DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE DO SINDUSCON-SP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUÇÃO MAIS LIMPA Conceitos e Ação da CETESB Meron Petro Zajac
Advertisements

Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica - SIEP
RESOLUÇÃO CONAMA 307, de 5 / 7 /2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Atribui aos.
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
ENGENHARIA AMBIENTAL.
Atuação Fiesp/Ciesp em Fóruns Ambientais
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Ciclo de vida do produto
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
São Paulo, 01 de setembro de 2010
ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP
Instituto de Educação Profissional do Estado de Alagoas
Desafios aos Futuros Engenheiros
Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS)
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA DECRETO MUNICIPAL 1068/04 JULHO/2008.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO – SÃO PAULO
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
VICTOR MENDES Secretário SEMA BALANÇO. (1ª) ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL Definição de linhas de ação programática Objetivo:
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
A VISÃO DO MERCADO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Rodrigo Aguiar Diretor Financeiro Novembro de 2012
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado do Meio Ambiente São Paulo, 11 de Dezembro de 2008 Renato Rosenberg Centro de Diagnósticos Ambientais.
Programa de apoio financeiro à infraestrutura dos municípios de Minas Gerais.
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)
Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.
Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level AUTOVISTORIA CASS 20/02/2014.
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA.
04/09/2014 Haruo Ishikawa Vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP PAPEL DO SETOR PATRONAL PARA UM CUMPRIMENTO EFETIVO DA NR 18 A NÍVEL.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
Secretaria de Serviços Públicos
PROGRAMA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL COORDENAÇÃO CONSTRUÇÃO VERDE NO BRASIL CONGRESSO NACIONAL – COMISSÃO MEIO AMBIENTE São Paulo, 24 de Junho de 2010 José.
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Plano de Fiscalização abr/2009 – mar/2010 Encontro de Dirigentes – março/2009 Marcelo Eira Secretário Adjunto de Planejamento e Procedimentos.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
ISO Sistema de Gestão Integrada em Saúde e Segurança do Trabalho.
I Seminário de Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário
Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari Novembro 2014
Incentivo às Construções Sustentáveis nos financiamentos da CAIXA
Workshop de Melhoria Contínua
CIDADE TRANSPARENTE. Cidade Transparente -Avanços e desafios desde a aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI); -Desafios a serem superados no que.
‘ ’QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!’’
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
Política Climática da Cidade do Rio de Janeiro,. Principais Instrumentos  Criada pela Lei n°5248/2011 estabeleceu metas de redução de Emissões de GEE:
Ciclo de Debates “Estado, Planejamento e Administração Pública no Brasil – Ano III” Tema: Políticas Municipais Geradoras Renda e Trabalho 01 de Outubro.
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Fórum Mineiro de Energia Renovável 03/06/2014 Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais.
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
Escola Politécnica Projeto Extensão Industrial Exportadora O que é o PEIEX? Convênio entre a Apex-Brasil e instituições de consultoria, pesquisa, ensino.
Estudo de Atratividade das Sub-regiões do Estado de São Paulo SindusCon-SP & Deloitte Abril, 2016.
INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO VIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AMBIENTAL CURITIBA, 06 NOVEMBRO DE 2015.
Estruturando a Governança do PAM: A Formulação Participativa de um Modelo para a Macrometrópole OUTUBRO 2014 Rayne Ferretti Moraes Oficial Nacional para.
FMC – PROFª BÁRBARA SILVÉRIA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
twitter.com/funasa.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
16 A 19 DE MAIO DE 2016 JARAGU Á DO SUL - SC. Saneamento Básico: um direito de todos. “A visão dos trabalhadores sobre o acesso ao saneamento no Brasil”
Transcrição da apresentação:

AÇÕES DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE DO SINDUSCON-SP

Visão O SindusCon - SP considera que a construção sustentável é uma questão estratégica para o setor da construção civil já que este é um assunto primordial para a competitividade das empresas. Objetivo Pesquisar, divulgar informações, capacitar empresas e profissionais, desenvolver metodologias, buscar soluções, produtos e tecnologias, para implantação de requisitos de sustentabilidade nos empreendimentos e na cadeia produtiva da construção.

Desenvolvimento Tecnológico Capacitação profissional Divulgação Áreas de atuação Gestão de resíduos Uso racional da água Eficiência energética Mudanças climáticas Madeira legal Construção sustentável Avaliação ambiental de edifícios Áreas contaminadas Educação Ambiental Atuação Políticas Públicas Normatização Desenvolvimento Tecnológico Capacitação profissional Divulgação

GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Parte 1: Avanços na gestão dos resíduos da construção civil Parte 2: Reuso e reciclagem de resíduos da construção em canteiro de obras Acesso para download: http://www.portalsinduscon.com.br/portal/assuntos/?tema=meio-ambiente Agosto 2015

SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO ONLINE DE RESÍDUOS SÓLIDOS – MÓDULO CONSTRUÇÃO CIVIL Convênio SMA e SindusCon-SP 28 de fevereiro de 2012 Termo Aditivo SMA/CETESB/SindusCon-SP 08 de abril de 2013 Termo de abertura CETESB Nº SMA 001/2013 – 29 MAIO 2013 Segundo Termo Aditivo SMA/CETESB/SindusCon-SP 27 de fevereiro de 2014 Decreto nº 60.520/2014 05 de Junho de 2014 Resolução SMA nº 81 6 de Outubro de 2014

Ações Previstas SIGOR | Módulo Construção Civil Implantação Piloto – Testes Município de Santos ( início dez/2013); Atualmente em Implantação Assis, Catanduva, Presidente Prudente, Santos, São José do Rio Preto e Sorocaba; Ações em progresso Disponibilização e Apresentação do Sistema; Treinamento dos funcionários Prefeitura; Treinamento dos Geradores, Transportadores e Destinos; Próximas implantações Santo André, São Vicente e Limeira; Implantação gradual nos demais municípios do Estado de São Paulo A partir de janeiro/2016.

GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Publicações disponíveis no site www.sindusconsp.com.br

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

USO RACIONAL DA ÁGUA Ações em 2005 Ações em 2005 Ações em 2015 Manual Fevereiro 2015 Manual Maio 2015

PEGADA HÍDRICA Próxima Ação COMASP QUANTO CONSUMIMOS DE ÁGUA (M³) PARA PRODUZIRMOS 1 M² DE ÁREA CONSTRUÍDA? QUAL É O ÍNDICE RELATIVO DE CONSUMO DOS SEUS EMPREENDIMENTOS? QUAL É A PEGADA HÍDRICA DOS SEUS NEGÓCIOS? DA SUA EMPRESA? PARTICIPE Próxima Ação COMASP Elaboração de um Guia Metodológico que oriente e padronize a elaboração de Inventários de Pegada Hídrica no setor de edificações. Consultoria: Eng Virgínia Sodré

MUDANÇAS CLIMÁTICAS Próxima Ação COMASP Elaboração de uma ferramenta de cálculo de emissões de GEE para o setor da construção civil e criação de um banco de indicadores de desempenho. Consultoria: PANGEA Manual 2013 PARTICIPE

AQUISIÇÃO RESPONSÁVEL DE MADEIRA Protocolo Madeira é Legal 27 Signatários: Entidades Universidades ONGs Governo Feicon Batimat 2015 Manual 2011 2ª. Edição Manual 2009 Atenção: cadastro no CTF IBAMA

OUTRAS AÇÕES Seminários ÁREAS CONTAMINADAS I Fórum de Desenvolvimento Urbano e Construção Sustentável Data: 9 e 10 de junho 2014 Desafios Para Edificações Mais Sustentáveis: O Papel Das Esquadrias No Desempenho Térmico Data: 24 de novembro de 2014 Financiamento para tornar as edificações sustentáveis Data: 30 de março de 2015 ÁREAS CONTAMINADAS

CONTATOS EQUIPE COMASP PARTICIPE André Aranha Campos Lilian Sarrouf Mariana Carriles mcarriles@sindusconsp.com.br Tel: (11) 33345639