e gerenciamento da cadeia de abastecimento

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e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Transcrição da apresentação:

e gerenciamento da cadeia de abastecimento Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento Paulo Roberto Bertaglia 2º Edição | 2009 | 1

Organizações que compõem o processo da cadeia de abastecimento Capítulo 3 Organizações que compõem o processo da cadeia de abastecimento 2 2 2

estratégias de negócio Fig. 3.1 Organizações que compõem a cadeia de abastecimento Alinhando a cadeia de abastecimento às estratégias de negócio Entendendo as organizações de produção de fornecimento organizações de distribuição 3

entender a função das organizações; Visão geral O consumidor é o foco; oferecer aos consumidores e clientes produtos e serviços com alto valor agregado pelo menor preço; entender a função das organizações; questionar entidades intermediárias; varejistas ocupam atualmente uma posição estratégica; colaborar na cadeia de abastecimento. 4 4

Organizações de fornecimento: fornecedor é um aliado estratégico em bens e serviços. Impactos da demanda no fornecimento: clientes mais exigentes demanda fornecedores com melhor desempenho. fornecedor: pode investir em tecnologia, RFID (Radio Frequency Identification), aumento da velocidade de entrega, para satisfazer seus clientes. medidas de desempenho: tempo de ciclo, pedidos completos e na data requerida, níveis de estoque. clientes medem os fornecedores por meio de preço, qualidade, velocidade, localização, produtos danificados, dentre outros. 5 5

Organização de produção colaboração: alianças estratégicas com fornecedores, fornecedor preferencial. seleção dos clientes: analisar condições financeiras do cliente, conhecê-lo, contratar empresas que avaliam riscos. Organização de produção processo de transformação envolve as características: propriedades físicas, localização, armazenagem, posse, estado fisiológico, estado psicológico, processamento de materiais, processamento de informações, processamento de consumidores. saídas do processo de transformação: tangibilidade, estocabilidade, transportabilidade, simultaneidade, contato com o consumidor. 6 6

Dimensões para a classificação da produção: volume: especialização (McDonald´s), sistematização, intensidade de capital, baixo custo unitário, variedade, variação (sazonalidade), nível de contato. Manufatura de classe mundial: melhorar técnicas de manufatura. plano de manufatura: elementos estratégicos, táticos e operacionais; entender as necessidades do cliente: uso de canais de comunicação qualidade total: acesso à ferramentas, equipamentos e treinamento; simplificação e racionamento de processo: maior eficiência; inovação em tecnologia: oferece desempenho, segurança e produtividade. 7 7

Produção em massa: envolve a previsão da demanda, que direciona toda a cadeia; disponibilidade de materiais; redução de custos; aumento da competitividade no mercado. Customização em massa: reage rapidamente às condições de mercado, com vantagem competitiva e dá ao cliente o que ele quer. Sistemas flexíveis de manufatura: possuem centros de trabalho com máquinas de carga e descarga automáticas, sistema de movimentação automático, equipamentos totalmente automatizados. Desvantagens: mão-de-obra capacitada, custo totalXretorno do investimento, tempo de reconfiguração, etc. Vantagens: aumento da produtividade, redução de custos de produção, de espaço, etc. 8 8

expansão de vendas de produtos padronizados;vendas para clientes Manufatura sincronizada envolve: custos associados, velocidade, flexibilidade e distância. barreiras: longos períodos de preparação/troca; produção não confiável; excesso de papel; sistema mal projetado, etc. fundamentos para implementação: entendimento comum na organização, objetivos e metas claras, focalização dos problemas principais, mudança cultura, etc. BTO (build-to-order) e customização: crescimento das organizações, satisfação da demanda dos clientes. expansão de vendas de produtos padronizados;vendas para clientes crescimento em nichos; novos mercados; manutenção das vendas para clientes existentes. 9 9

Terceirização: fornecimento de produtos, bens, serviços por outra empresa. permite a empresa focalizar suas atividades principais, reduzir custos, obter velocidade, vantagem competitividade. Organizações de distribuição: vendas e transferências de produtos do fabricante para o comércio e o consumidor. organizações de atacado: venda a varejistas, usuários comerciais, industriais e institucionais. Ex: atacadistas de serviço completo, serviço parcial, atacadistas de caminhão, atacadistas pague-e-leve, agenciadores de entrega, agenciadores de display, cooperativas de produtores ou atacadistas de solicitações pelo correio. 10 10

tecnologia: automatização do ponto de venda, obtenção de informações. Organizações de varejo: atividades destinadas a vender diretamente ao consumidor. O varejo produz marcas a um custo inferior a outros fabricantes equivalentes, proporcionando melhor margem e baixo risco. força do varejo: perda de controle dos fabricantes sobre os canais de distribuição. cadeia de abastecimento: varejo apresenta forte relacionamento com os consumidores. informação: acesso aos dados sobre o comportamento e preferÊncia do consumidor por ser um relacionamento direto. tecnologia: automatização do ponto de venda, obtenção de informações. 11 11

programas de fidelização, ex: premiação. supermercados: atende amplamente as necessidades dos consumidores com altos volumes, preço baixo e margem baixa. hipermercados: grande capacidade de penetração, como venda de roupas, computadores, eletrodomésticos, etc., lojas de departamento: mercadorias divididas por departamento, custo reduzido dos produtos, alto custo administrativo, consumidor geralmente feminino, dificuldades em se manter no mercado. lojas de desconto: alto volume de vendas, preços baixos, garantia do produto ou dinheiro de volta, produtos sempre nas prateleiras, etc. lojas de conveniência: localizadas em zonas residenciais, abertas 24h por dia, alto giro de estoque, entregas frequentes. 12 12

vendas diretas: relacionamento pessoa a pessoa. lojas de especialidades: especialização e prestação de serviços, vulneráveis a oscilações de mercado, vendas sazonais. varejo sem loja: comprar sem sair de casa, entrega na residência, venda direta ou venda sem vendedor. varejo direto: variedade de produtos, impessoal, compra por correio, internet ou telefone. vendas diretas: relacionamento pessoa a pessoa. vending machine: exemplo máquina de refrigerantes. serviços: hospital, banco, escolas. Organizações de operações logísticas: uso de terceiros fator estratégico (produtividade), operacional (atividades regulatórias) e financeiro (redução de custos). riscos: relacionamento com o cliente, confiança no terceiro. 13 13

QUESTÕES 1-COMO O FORNECEDOR PODE BUSCAR ATENDER AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE? 2- CITE CINCO FORMAS USADAS PELOS CLIENTES PARA MEDIR OS FORNECEDORES? 3- O QUE SÃO ORGANIZAÇÕES DE VAREJO? 4- QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DAS LOJAS DE CONVENIÊNCIA? 5- O QUE É VENDING MACHINE?