LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas Empresariais
Advertisements

Planejamento Estratégico de Marketing
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
Comunicação Integrada de Marketing
CESF OSM-3º PERÍODO Julio Morais
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
FUNDAMENTOS DE MARKETING
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
DISCIPLINA: LOGÍSTICA
LOGÍSTICA Operador Logístico.
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Logística e Gerenciamento da
IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO
Aula 2 Ambiente de Marketing.
GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA – SUPPLY CHAIN
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
Estoques R02.
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
GRUPO 6.
Repensando da logística
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Profª. Selma Maria da Silva
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Função da Administração:
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Iniciando na logística empresarial
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Logística Integrada Engenharia de Produção
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Logística e Gerenciamento da
Logística Empresarial
As organizações vivem em um contexto ao qual denominamos ambiente
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
Logística Empresarial
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Canais de Distribuição
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Logística e Gerenciamento da
Estratégias e Políticas Empresariais
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS – ESTRATÉGIA E LOGÍSTICA – AULA 2 Profª. Doutoranda em ADM. Isabel Rasia
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Abertura e Estruturação Organizacional
P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial. P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial Missão Prover soluções para maximizar a excelência operacional,
CANAIS DE MARKETING 2 Facilitadora Rejane.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL Ana Virgínia

O Mundo Globalizado … Comunicação Distâncias Agilidade Produtividade Vulnerabilidade Confiabilidade Dispor o produto/ serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa. (Criar valor)

Logística Empresarial “ Trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos e informações desde o local de aquisição de matéria-prima até o local de consumo final com o propósito de oferecer ao cliente um nível de serviço adequado com um custo mínimo”..””

Fundamentos da Logística Empresarial IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA CUSTOS INTEGRAÇÃO ATENDIMENTO PERSONALIZADO CRIA: VALOR DE TEMPO (ESTOQUES) VALOR DE LUGAR (TRANSPORTES) VALOR DE FORMA: ÁREA DE PRODUÇÃO VALOR DE POSSE: ÁREA DE MARKETING / FINANÇAS

Estratégica Logística É um conjunto de regras de decisão para orientar o comportamento de uma organização. É a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando a atingir objetivos de curto, médio e longo prazos. É decidida pela alta administração da empresa em conjunto com departamentos ou unidades organizacionais.

EstratégiaLogística Começa com uma definição clara dos objetivos da empresa, sendo indispensável o conhecimento e entendimento das metas da empresa. (MISSÃO / VISÃO) Componentes de uma boa estratégia Clientes Fornecedores Concorrentes Empresa Avaliar pontos fortes e fracos e elencar metas e perspectivas de cada um desses componentes

Administração Estratégica Formulação das Estratégias (P) Implementação Estratégica (D) Controle Estratégico (C) Aprendizado Estratégico (A)

Análise Estratégica A Organização Aumento da Concorrência Pressão por Menores Custos A Organização Taxas e Impostos Clientes Mais Exigentes Maior Qualidade de Produtos e Serviços Prazos Mais Apertados Aumento da Produtividade

Planejamento da Estratégia Logística Serviço ao Cliente Estratégico Projeto dos canais Estratégia de Rede Estrutural Projeto e Operação de Armazéns Gerência do Transporte Administração de Materiais Funcional Sistemas Informação Procedimentos e Políticas Equipamentos Instalações Gerência da Mudança da Organização Implementação

Perspectiva Estratégica OBJETIVOS EMPRESARIAIS RISCOS e INCERTEZAS OPORTUN I DADE S R E T Ç Õ Estratégia Corporativa Estratégia Marketing/ Vendas Estratégia Finanças Estratégia Logística Estratégia Tecnologia da Informação Estratégia Unidade de Negócio A Estratégia Unidade de Negócio B Estratégia Unidade de Negócio C

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos PLANEJAMENTO LOGÍSTICO 0 0 ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO NÍVEL DE SERVIÇO AO CLIENTE ESTRATÉGIAS DE TRANSPORTES ESTRATÉGIAS DE ESTOQUES

Análise Estratégica # Análise do macro ambiente; # Analise do ambiente competitivo; # Análise do ambiente interno.

Ambiente das empresas Clientes AMBIENTE DE TAREFAS Fornecedores Grupos de Interesses Agências Reguladoras Concorrentes MACROAMBIENTE Internacional Tecnológico Social Econômico Legal / Político EMPRESA É o ambiente genérico e comum a todas as organizações. Condições tecnológicas – adaptações da tecnologia; Condições econômicas - a inflação, a balança de pagamentos do país, a distribuição de renda interna; Condições políticas - decisões tomadas em nível federal, estadual e municipal; Condições legais - leis de caráter comercial, trabalhista, fiscal, civil; Condições demográficas - população, raça, religião e distribuição geográfica; Condições ecológicas - poluição, clima, transportes, comunicações, intercâmbio entre seres vivos e seu meio ambiente; Condições culturais - a própria cultura de um povo. É o ambiente mais próximo e imediato de cada organização. É o segmento do ambiente geral do qual uma determinada organização extrai as suas entradas e deposita suas saídas. Fornecedores de entradas - de todos os tipos de recursos que uma organização necessita para trabalhar; Clientes ou usuários - consumidores das saídas da organização; Concorrentes - disputa com outras organizações; Entidades reguladoras - sindicatos, associações, órgãos regulamentares do governo, órgãos protetores do consumidor.