Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências

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Transcrição da apresentação:

Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências Autor (a): Keila Cristina Minaré Baldo de Melo e Maria Aparecida de Oliveira Orientador (a): Lilian M. Biagioni de Lima PÁTIO INTERNO PIBID – Ciências Biológicas / UNIUBE

INTRODUÇÃO De acordo com o avanço da tecnologia temos grandes recursos que favorecem o Ensino e a Aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Fazendo uso destes meios é que as licenciandas bolsistas do PIBID - Ciências Biológicas - UNIUBE estão desenvolvendo um trabalho produtivo e com êxito para um ensino significativo de Ciências.

OBJETIVOS Incentivar o professor a utilizar ações pedagógicas alternativas. Contribuir para a sua formação continuada. Despertar o interesse do aluno e propiciar a melhoria do desempenho escolar na educação básica.

METODOLOGIA O desenvolvimento das ações previstas neste projeto ocorre na Escola Municipal Santa Maria, situada na cidade de Uberaba/MG, onde o projeto esta vinculado ao PIBID-UNIUBE. Para a realização da atividade de dissecação dos peixes e aves junto aos alunos, utilizamos os recursos e o laboratório de ciências da escola parceira.

RESULTADOS Propiciamos aos alunos uma aula dinâmica com a participação de todos no contexto da aprendizagem, pois permitimos aos mesmos despertarem a curiosidade, a criticidade e a buscar respostas às suas indagações. Devemos compreender que a utilização e a manipulação de recursos alternativos deve ter como principio básico, relacionar a Ciências com o cotidiano e contribuir com o aluno na construção de seu conhecimento e do ambiente em que vive.

Fonte: PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE 2012-2013 RESULTADOS Fonte: PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE 2012-2013

Fonte: PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE 2012-2013 RESULTADOS Fonte: PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE 2012-2013

Fonte: PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE 2012-2013 RESULTADOS Fonte: PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE 2012-2013

CONSIDERAÇÕES FINAIS A metodologia utilizada deve incentivar o aluno a questionar, a problematizar e a sugerir explicações provisórias. Não apresentar uma rota engessada, mas uma diversidade de caminhos que se ajustam à situação e ao contexto. Dessa maneira, a utilização de metodologias ativas no ensino e aprendizagem de Ciências, nas quais o aluno seja agente de seu conhecimento, promoverá de forma significativa a sua aprendizagem e contribuirá na construção do conhecimento e raciocínio lógico de acordo com o desenvolvimento de cada aluno no seu tempo.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ACEVEDO, J. A. et al. Natureza da Ciência, didática da Ciência, pratica docente e tomada de decisões tecnocientificas. In: SEMINARIO – IBERICO AMERICANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, 3, 2004, Aveiro. Ata. p. 23 – 30. MONTEIRO, de S. B. et al. Metodologia de desenvolvimento de objetos de aprendizagem com foco na aprendizagem significativa. Paranaíba, 2006. TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências, 2005.