Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
CURRÍCULO EM FOCO.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Educação Estatística e Probabilística
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Discutindo práticas em Matemática
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Educação no contexto do Trabalho
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
O QUE É CURRÍCULO?. A Lógica E As Concepções Que Norteiam O Currículo Oficial Da Rede Estadual De São Paulo.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Quando falamos em aprender...
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
“Na medida em que o homem cria, recria e decide, vão se formando as épocas históricas. E é também criando, recriando e decidindo que resolve como deve.
Currículo oficial de São Paulo
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Planejamento - Professor
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
ZABALA, Antonio: A prática educativa: como ensinar, Artes Médicas, Porto Alegre, 1998.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Didática da alfabetização
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Formação continuada ANO 2015
Termo de Terminalidade
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Qual a concepção de aprendizagem que sustenta esta proposta (situação de aprendizagem recebida)? Qual concepção de ensino sustenta esta proposta? Contempla alguma modalidade organizativa? Qual? Justifique. Que tipo de conteúdo está sendo privilegiado? Até: 11h25 – análise 11h25 às 11h40 preparar PP 11h40 às 12h10 – apresentação dos grupos

“Não há vida sem correção, sem retificação”. “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. PAULO FREIRE

A FINALIDADE DO CURRÍCULO...

O FOCO DO CURRÍCULO...

TRABALHO E RESULTADO...

A FINALIDADE DO CURRÍCULO... O Real ...O Possível... e o Necessário

O Gestor de uma escola que aprende para ensinar “Ao aprendiz como sujeito de sua aprendizagem corresponde, necessariamente, um professor sujeito de sua prática docente”. Telma Weisz Ao professor sujeito de sua prática docente corresponde um gestor sujeito de sua função formadora...

Currículo oficial de São Paulo Boas situações de Aprendizagens Atividades Outros Materiais Currículo oficial de São Paulo

Os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos Os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais.

As Sequências Didáticas proposta por Antoni Zaballa, favorece a aprendizagem significativa em sala de aula, pois enfatiza os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Sequência Didática

Esta divisão corresponde as seguintes questões: César Coll (1986) propôs um agrupamento de “novos conteúdos”, que seriam: conceituais, procedimentais e atitudinais. Esta divisão corresponde as seguintes questões:  O que devemos saber? Como devemos fazer? Como devemos ser?

Partindo dos temas abordados: Qual é o papel do Gestor/Professor na Sociedade do conhecimento?

GESTORES/PROFESSORES COMO CATALISADORES DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO Promover a aprendizagem cognitiva profunda. Aprender a ensinar por meio de maneiras pelas quais não foram ensinados. Comprometer-se com a aprendizagem profissional contínua. Trabalhar e aprender em equipes de colegas. Tratar os pais como parceiros na aprendizagem. Desenvolver e elaborar a partir da inteligência coletiva. Construir uma capacidade para a mudança e o risco. Estimular a confiança nos processos. HARGREAVES, Andy. 2004, p. 40

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". ( Paulo Freire )