Planejamento Financeiro e Orçamentário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Gerenciamento de Projetos
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Sistema de Informações
Cenários Profa. Lillian Alvares
Administração Financeira III
NOÇÕES PRELIMINARES.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 04
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Como o Governo formula sua Estratégia
A Construção do Plano de Negócio
Planejamento de Campanha – A2
UAMSF - RJ I SEMINÁRIO SOBRE LINHAS DE FOMENTO. É apoiar e facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, estabelecendo parcerias com as.
. ANÁLISE DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES FISCAIS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Plano de Desenvolvimento da Escola
A Importância da Educação Continuada
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
A importância do Planejamento Estratégico
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Análise fundamentalista de Ações
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Comportamento do consumidor
Planejamento Estratégico
Comportamento do consumidor
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
O plano de Negócio.
Planejamento Estratégico
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões
Análise do fluxo de caixa da empresa
Função Planejamento GUI I
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Conhecimento Científico
Professora Michelle Luz
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
Empreendedorismo: Quem, O quê, Por quê?
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Planejamento estratégico
Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Dicas. Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Diretrizes Metodológicas a.Evitar o impressionismo e o imediatismo.
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Finalidades da pesquisa científica
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Controladoria.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientadora: Daniele Oliveira Pinheiro Nogueira.
Cenários Uma metodologia de Estudo. Prof Norton Martins Pombo2.
Transcrição da apresentação:

Planejamento Financeiro e Orçamentário Cenário orçamentários O cenário econômico futuro é sempre incerto. As empresas ou projetos apresentam diferentes graus de sensibilidade do fluxo de caixa aos fatores sistemáticos: Inflação; Taxa de juros; Câmbio; Carga tributária; Concorrência. Geralmente, elabora-se três cenários, que podem se concretizar: Crescimento; Estabilidade; Recessão. SANTOS, José Odálio. Avaliação de empresas. São Paulo: Saraiva, 2008.

Planejamento Financeiro e Orçamentário Cenário orçamentários A técnica de construção de cenários é praticamente a mesma desenvolvida para a leitura do ambiente, só que enfocando o curto prazo. Isto envolve o ano atual e o próximo. Tem por fim nortear as ações atuais para o futuro próximo, a partir da leitura do ambiente para o aspecto temporal de curto prazo. O plano orçamentário será iniciado a partir de cenários. O objetivo da construção de cenários é o de fundamentar as premissas orçamentárias. Os cenários e a leitura do ambiente servem para a elaboração do planejamento estratégico. PADOVEZE, C. L. Controladoria básica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning , 2004.

Planejamento Financeiro e Orçamentário Cenário orçamentários Fontes de dados para a construção de cenários: Mídia; Publicações especializadas; Associações de classe; Entidades governamentais. Devem ser analisadas e transformadas em informações que permitam indicar os caminhos mais prováveis a serem seguidos. Pode-se traduzir as variáveis macroeconômicas em dois ou três cenários mais prováveis, que são decorrentes da leitura das perspectivas baseadas no atual ambiente econômico. As informações geradas constantes no cenário tido como o mais provável deverão ser assumidas para direcionar as premissas do plano orçamentário para o próximo período. PADOVEZE, C. L. Controladoria básica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning , 2004.

Planejamento Financeiro e Orçamentário Cenário orçamentários Segundo Porter (1986), cenários são visões parciais e internamente consistentes de como o mundo será no futuro e que podem ser escolhidas de modo a limitar o conjunto de circunstâncias que podem vir a ocorrer. Na elaboração de cenários, podem ser propostas algumas etapas: Definição do objetivo; Seleção de variáveis; Diagnóstico do sistema; Descrição da situação atual; Desenvolvimento de temas; Hipóteses de evolução; Montagem. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.

Planejamento Financeiro e Orçamentário Cenário orçamentários Determinação do objetivo Os objetivos podem ser de dois tipos: Exploratórios – identificação de oportunidades; Elucidativos – para tomada de decisão. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.

Planejamento Financeiro e Orçamentário Cenário orçamentários Seleção de variáveis Envolve duas restrições: A falta de dados; O uso que se fará do cenário. As variáveis podem ser classificadas em vários campos: Econômico; Político; Ambiental; Tecnológico. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.

Planejamento Financeiro e Orçamentário Cenário orçamentários Diagnóstico do sistema Os elementos do sistema são estabelecidos e a macroestrutura é estudada para: Definir variáveis importantes no sistema; Identificar relações entra as variáveis; Verificar a natureza dessas relações; Descrever os agentes que interferem no sistema e a forma como se relacionam; Agrupar as variáveis em campos mais ou menos homogêneos. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.

Planejamento Financeiro e Orçamentário Cenário orçamentários Descrição da situação atual Nesta etapa é feito o levantamento e a coleta dos dados. Deve-se descobrir o grau de interação entre as variáveis. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.

Planejamento Financeiro e Orçamentário Cenário orçamentários Desenvolvimento de temas para os cenários É a reunião de ideias sobre o que se pretende explorar no futuro. Variáveis políticas normalmente são as escolhidas como temas. A economia é sempre relevante. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.

Planejamento Financeiro e Orçamentário Cenário orçamentários Hipóteses de evolução Os cenários devem ser descritos tendo em mente o objetivo, detalhando as variáveis importante e estabelecendo hipóteses sobre cada uma, ou em conjunto. Deve-se criar uma hierarquia das variáveis e uma matriz de impactos cruzados. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.

Planejamento Financeiro e Orçamentário Cenário orçamentários Montagem de cenários Nesta etapa acontecem: Descrição do sistema imaginado; Descrição das hipóteses desenvolvidas; Quantificação das variáveis primárias (escolhidas) e secundárias. É recomendável que sejam elaborados pelo menos um cenário otimista e um pessimista, sem serem excessivamente bons ou ruins, para fazer uma aproximação do comportamento da empresa nas duas situações. As previsões, com base em estatísticas, não devem ser abandonadas. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.