A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA UNEMAT CAMPUS DE LUCIARA-MT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Advertisements

III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
“Práticas de Leitura e Escrita como constituição da memória”
AGRADECIMENTOS BIBLIOGRAFIAS FIGUEIREDO, A.; Pietrocola, M. Física um Outro Lado. Editora FTD, São Paulo, MENEZES, L.C. Física para o Ensino Médio.
Ronaldo Correia dos Santos
O Colégio Estadual Rio Branco faz parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da UENP, que tem como coordenador o Profº Mestre.
PIBID/CAPES Edital 018/2010 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Projeto UNICRUZ Universidade & Escola: articulação interdisciplinar.
III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Tema 2 - Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional PIBID USP – Edital.
“Universidade e Escola”
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
PIBID Total de custeio do projeto ,00
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) Formação de Professores - uma política de Estado.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
Izabel Lima Pessoa Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica - CGDOC 3ª Reunião Técnica da Formação Continuada O Plano Nacional de.
U NIVERSIDADE F EDERAL DA B AHIA Escola de Dança PIBID – Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Bolsistas: Caroline Soares Marins Isis.
Relatório das atividades desenvolvidas
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
O PIBID e a Pesquisa em Educação II SEMINÁRIO INTRAPIBID–2011.
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
Portfólio Digital Nome: Bianca Maria de Lima
Jogos Educativos na Internet Participantes: Fernanda Krauzer Girotto; Eliane Albrecht; Daniela Lannes da Silva; Ranaí Gonçalves Sangic; Vanessa Scheeren.
Subprojeto de Matemática – Natal
FAP ° semestre de 2008 Grupo: Clayton, Jucivagno, Luciano e Marcel Uso efetivo de um blog em aulas de física.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Prof. Ednaldo Tôrres Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional.
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Nomes dos bolsistas das subáreas: Pâmella.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Colégio Estadual da Bahia Disciplina Matemática Adriana Cardoso Machado (Supervisora) Eliana Prates Soares (Coordenadora) Calebe Miranda da Silva (Bolsista)
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica - DEB 2015.
Carmen Moreira de Castro Neves Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB A Formação de Professores para a Educação Básica na CAPES.
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC/CAPES/FNDE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DO IFPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA UNEMAT CAMPUS DE LUCIARA-MT Acadêmico: José Fran Gama Carvalho Luciara-MT, Setembro/ 2015.

De acordo com o Regulamento do PIBID no seu Art De acordo com o Regulamento do PIBID no seu Art. 1º O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, doravante denominado PIBID, tem como base legal a Lei nº 9.394/1996, a Lei nº 12.796/2013 e o decreto nº 7.219/2010.

Com o objetivo de promover atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola, o PIBID deve promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica .

No campus da UNEMAT em Luciara o programa teve início em 2014 conforme cronograma do sub projeto PIBID/Parceladas. Edital Pibid nº 061/213 CAPES.

1ª Reunião com o Coordenador

As atividades tiveram início com o estudo do PPP da Escola Municipal do Campo São Bento

O programa tem proporcionado oportunidades de desenvolvimento pessoal e intelectual de alunos e dos acadêmicos bolsistas. Promovendo a aproximação de licenciando na comunidade escolar melhorando assim a formação teórico e prática

As atividades dos bolsistas realizadas na sala anexa da Escola Estadual Juscelino Kubitschek na escola Municipal São Bento no município de Luciara-MT se deu através de convite do supervisor do PIBID Prof. Roberto Santos para que os bolsistas realizasse uma oficina sobre compostagem e bio fertilizantes para apoiar o projeto de Horta Familiar e geração de Renda, desenvolvido na escola com alunos do ensino médio, fundamental e EJA. O projeto é desenvolvido pelos professores de todas as áreas diretores e coordenadores e participam alunos e familiares.

APRESENTAÇÃO CASA DA FARINHA Oficina de fabricação artesanal de farinha de puba por alunos do EJA e Regular: APRESENTAÇÃO CASA DA FARINHA Fabricação de Beiju na folha de bananeira

Participação dos pibidianos com o técnico da EMPAER na palestra sobre compostagem

Oficina de fabricação de composto orgânico e bio-fertilizantes com alunos da Escola São Bento

Fabricação do composto orgânico e bio-fertilizante

Aula de coleta de amostra de solo

Encontro com a Bolsista do Foco da turma de Química

Atividades com os alunos do Ensino Médio da Escola Juscelino Kubitschek com a participação da bolsista do Foco

Participação na Gincana da Escola Estadual Humberto Castelo Branco

Participação na Feira de Ciências da E.E. Humberto Castelo Branco

OBRIGADO! josefran125gama@gmail.com