FLUXO DE CAIXA LIVRE (FCL) = REPRESENTA O MONTANTE DE FLUXO DE CAIXA DISPONÍVEL PARA OS INVESTIDORES.- OS FORNECEDORES DE CAPITAL DE TERCEIROS E DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mercado Futuro e Hedge.
Advertisements

Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
Avaliação de Resultados
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
Gestão Financeira A diferença entre contabilidade e gestão financeira:
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
CAPITAL DE GIRO PLANEJAMENTO DE CAIXA: - estratégico – longo prazo
COMPARAÇÃO ENTRE A DOAR E A DFC
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO.
CUSTO DO CAPITAL PRÓPRIO
BI Dashboard for Treasury Workshop
Departamento Jurídico-Financeiro
Aula 06.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
GESTÃO FINANCEIRA EM ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
Macroeconomia do Desenvolvimento
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
Custo do Capital Próprio
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Bruno Silveira Getúlio Silva Nylo Rodrigues
Análise Fundamentalista
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
C USTO DO C APITAL P RÓPRIO A determinação do custo do capital próprio é mais complexa do que no caso da dívida, porque os benefícios futuros e o valor.
CÁLCULOS FINANCEIROS & MATEMÁTICA FINANCEIRA
Fluxo de Caixa Prof. Joel Brogio.
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Análise de Demonstrações Financeiras - Aplicação Prática
PROCESSO E ROTINAS FINANCEIRAS
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Planejamento Financeiro
Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos
Análise do fluxo de caixa da empresa
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Fluxo de Caixa o que é? É um Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
André Amorim. Para que o gestor das finanças consiga tomar as decisões adequadas, o mesmo deverá identificar o verdadeiro objetivo da empresa; Segundo.
Avaliação das Demonstrações Contábeis
TEORIA DA CONTABILIDADE
EBITDA Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.
Como montar e gerenciar o relatório de Fluxo de Caixa
Administração Financeira
Analise das Demonstrações Contábeis
Controles Financeiros
MARY KAY UMA OPORTUNIDADE DE SUCESSO PARA VOCÊ
Administração Financeira
Análise das Demonstrações Contábeis
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira II Fluxo de caixa Fluxo de caixa descontado A avaliação econômico-financeira de um projeto utiliza o fluxo.
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Integração das Demonstrações
Avaliação de empresas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP.
MODELOS DE PLANILHAS PARA JOGOS DE EMPRESAS
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Plano Financeiro Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado.
CUSTO DE CAPITAL Conceito: é o retorno mínimo exigido de um novo investimento; é a taxa de retorno que uma empresa deve pagar aos investidores a fim de.
Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento.
Financeiro - Como controlar(completo)
Administração Financeira e Orçamentária I
MEDIDAS DE CRIAÇÃO DE VALOR
POLÍTICA FINANCEIRA CURTO PRAZO
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Matemática Financeira
FLUXO DE CAIXA É um instrumento de controle que tem por objetivo auxiliar na tomada de decisões sobre a situação financeira da empresa. Consiste em um.
FLUXO DE CAIXA.
André Amorim Site:
Recebimentos das Vendas
MATEMÁTICA FINANCEIRA
(Uma letra pode mudar uma completamente uma palavra, mas uma ATITUDE pode mudar TUDO, inclusive o mundo). 21/06/2016.
Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa
Transcrição da apresentação:

FLUXO DE CAIXA LIVRE (FCL) = REPRESENTA O MONTANTE DE FLUXO DE CAIXA DISPONÍVEL PARA OS INVESTIDORES.- OS FORNECEDORES DE CAPITAL DE TERCEIROS E DE CAPITAL PROPRIO. O MÉTODO DE FLUXO DE CAIXA LIVRE ELIMINA A NECESSIDADE DE PROJEÇÃO ATRAVES DE PREMISSA FUTURA.

FCL= É DISPONIVEL PARA OS CREDORES E PROPRIETARIOS FCL = É UMA MANEIRA DE SE MEDIR A SAUDE FINANCEIRA DA EMPRESA E SUA CAPACIDADE DE CRESCER COM A GERAÇÃO DE CAIXA

FLUXO DE CAIXA é o registro de todos recebimentos e pagamentos da empresa. O Mesmo deve ser feito diariamente (para quem tem muita transação comercial ou semanalmente para aquela empresa que tem pouca movimentação de entradas e saídas

Existem alguns controles auxiliares que ajudam na composição do Fluxo de caixa: 1- REGISTRO DE CAIXA – todo recurso financeiro que passa recebendo ou pagando na própria empresa que precisa ser registrado no registro que a empresa mantém, a loja, o escritório, etc. 2- CONTAS A RECEBER- É o registro de todos os recebimentos seja venda, ou seja, de outra natureza, futuramente 3- CONTAS A PAGAR- Todas as contas que vão ser pagas futuramente excetuando aquelas que já foram pagas dentro da empresa tem que ser registradas no contas a pagar. 4- CONCILIAÇÃO BANCÁRIA- é a conferência no extrato bancário, se tudo o que está previsto no contas a receber e no contas a pagar tem acontecido, e mais, se há algum lançamento que não foi Previsto e esta sendo feito no banco tanto de entrada como de saída de dinheiro. E com que critério deve fazer o registro de entradas e saídas: Regime de Caixa, ou seja os lançamentos devem ser feitos nas datas previstas de recebimento do recurso e de pagamento de alguma despesa. Então quando Você prevê que o recurso entrará no caixa ou no banco está é a data que vai utilizar como referência para lançamento no fluxo de caixa. A mesma coisa em relação ao pagamento. Nunca coloque a data de referência da venda ou da despesa, mas a data de recebimento ou pagamento.

O fluxo de caixa também serve para projeção de recebimento e pagamentos Então você não vai lançar somente ao dia que você está. É fundamental que Você lance todos os recebimentos e pagamentos futuros: os que você já Conhece ou que você prevê que podem acontecer. E neste sentido você vai Acompanhar diariamente se o que foi previsto está se realizando. E ai você Vai fazer os ajustes necessários de forma que não deixe de controlar o dia o dia da empresa, mas também olhe para o futuro. E comece a registrar todos Os eventos futuros de recebimento e pagamento. Isto é importante para sua Análise do caixa e para você tomar decisão. Algumas informações futuras são Fundamentais. A primeira delas é a capacidade de análise de pagamentos Futuros (capacidade de pagamento que a empresa tem). Você tem condição de Antever algumas situações em que você pode ficar sem saldo para fazer pa- gamento pela previsão de poucos recebimentos que serão insuficientes para Aqueles pagamentos futuros. Por isto, a importância de se olhar o caixa futura- Mente para poder se preparar para este momento. Qual a necessidade de recur- sos que você terá lá na frente. Que tipo de ação você pode desenvolver e que Valor você terá de necessidade futura para você providenciar algumas ações Que venham a cobrir esta falta de recursos a exemplo: fazer metas de vendas.

Você deve estipular valores que você deve buscar para que o recebimento Coincida com o momento que você precisará de recursos no caixa para Fazer os seus pagamentos no futuro. Uma outra ação importante é verifi- car se os pagamentos precisam realmente ser feitos ou é um pagamento Futuro que pode ser adiado ou até mesmo excluído para que não haja a Necessidade de recursos adicionais uma vez que você não vê perspectiva de vender mais ou se recebe mais ou se gasta menos para se ter um saldo de caixa que não seja negativo e para ter recursos que possibilitem a Continuidade dos pagamentos da empresa. Por isso que é fundamental Que você verifique tanto a possibilidade de atingir metas de vendas garan- tindo recebimentos futuros e como verificar que os pagamentos futuros es- Tão adequados a necessidade da empresa. E se tem algum pagamento que Pode ser parcelado ou diluído de outra maneira. A exemplo o pagamento a vista não ser realizado e que se consiga equilibrar o caixa da empresa futura- Mente. Uma outra alternativa que tem que se tem, é você poder contar ou Com sócio investidor que você tenha ou com uma instituição financeira para emprestar dinheiro uma vez que você percebe que os pagamentos serão maiores que sua capacidade de recebimento.

E assim, você precisa com antecedência olhar esta situação E assim, você precisa com antecedência olhar esta situação. Daí a impor- tância da projeção de fluxo de caixa para que você possa negociar melhor Com a instituição financeira ou negociar melhor com um sócio para que Você tenha este aporte de recursos no momento adequado, da melhor Maneira, com uma taxa de retorno, no caso do sócio ou uma taxa de juros, No caso da instituição financeira que sejam adequadas à realidade da em- Presa. E é claro, devem ser as menores possíveis. Há também uma situação inversa: sobras de caixa, saldos que dão e ainda Sobram para os pagamentos dos compromissos da empresa. E ai, então, há necessidade de planejar como utilizar as sobras e de que maneira você vai Fazer com que essas sobras sejam melhores aplicadas como: antecipando uma Dívida; pagamento antecipado de fornecedor; investimento com prazo planeja- Do; aplicar dinheiro no mercado financeiro de forma segura e que tenha liquidez ; negociar os descontos com os Credores;

DOIS MÉTODOS PARA AVALIAR UMA EMPRESA: FLUXO DE CAIXA LIVRE PARA OS SOCIOS = AVALIAR A PARTICIPAÇÃO DO ACIONISTA NO NEGÓCIO (equity valuation)- FLUXO DE CAIXA LIVRE PARA EMPRESA = AVALIAR A EMPRESA COMO UM TODO ( FIRM VALUATION)

1ª formula: FLUXO DE CAIXA LIVRE PARA OS SÓCIOS O valor da empresa (VE) = Fluxos de caixas dos sócios = fluxo de caixas de caixas residuais das dívidas após dedução de todas as despesas - pagamentos de juros e do principal - descontados pela tx exigida pelos investidores sobre o capital próprio. 2ª formula: FLUXO DE CAIXA LIVRE PARA A EMPRESA O valor da empresa (VE) = fluxo de caixas esperados para empresa = fluxo de caixas residuais após a realização de todas as despesas operacionais e impostos, mas antes do pagamento das dívidas pelo custo médio ponderado de capital. Obs: a 2ª formula é a mais utilizada pelo mercado financeiro

EXEMPLO DE CÁLCULO FLUXO DE CAIXA LIVRE PARA EMPRESA (FCLE)

EXEMPLO DE CÁLCULO FLUXO DE CAIXA LIVRE PARA ACIONISTA (FCLA)

Custo médio ponderado de Capital (WACC) Ki= custo do capital de terceiros antes dos impostos t=alíquota dos impostos (IR + CSLL) D/(D+E) = participação Do capital de terceiros na estrutura de capital Ke= custo do capital próprio E/(D+E)= participação do capital próprio na estrutura de capital

EXEMPLO DE CÁLCULO FLUXO DE CAIXA LIVRE PARA EMPRESA (FCLE) com uso do custo de capital da empresa (WACC)

Valorização via Empresa Projetar o FCL da Empresa (FCLE) Descontar o FCLE ao custo de Capital da empresa (WACC) Deduza a parcela devida aos credores O resultado é o valor da empresa para o acionista

Quais as vantagens do uso FCLE sobre o uso FCLS? -É mais fácil FCLS se mostrar negativo do que o FCLE, principalmente quando as despesas financeiras são altas; - As empresas muito endividadas podem ter FCLS negativo em virtude da elevada taxa de juros. Solução: recapitalização da empresa por um novo sócio. (para pgto de divida e outra quantia para os sócios atuais) - O FCLE oferece um melhor entendimento do desempenho operacional da empresa e de cada unidade de negocio em separado. Isto é importante para compra ou venda de partes da empresa. - O custo de capital relevante para o cálculo do vl é o método de mercado, e não o especifico da empresa.Portanto quando esta contempla mudar sua estrutura de capital, os dispêndios atuais como os juros projetados não influenciam a determinação do valor pelo método do FCLE. - A previsão a médio prazo de dispêndio com juros e amortizações de divida e a projeção de novos empréstimos podem ser difíceis de efetuar, tornando-se mais fácil o calculo do valor pelo FCLE.