Capítulo 2 – Tipos, Fontes e Formas de Coleta de Dados

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Capítulo 2 – Tipos, Fontes e Formas de Coleta de Dados

Componentes de uma pesquisa de marketing Conceito e Tipos de Pesquisas Componentes de uma pesquisa de marketing Formulação do problema de pesquisa. Planejamento da pesquisa. Execução da pesquisa. Comunicação dos resultados.

Etapas de um processo de pesquisa de marketing Conceito e Tipos de Pesquisas Etapas de um processo de pesquisa de marketing P rojeto e/ ou p roposta de pesquisa Problema de marketing / Problema de pesquisa Exploração inicial do tema Etapa 1 – Formulação do problema de pesquisa Etapa 2 Planejamento da pesquisa Objetivos Objetivo(s) principal(ais) Objetivos secundários Questão (ões) e / ou Hipótese(s) Dados, variáveis e indicadores a pesquisar Fontes de dados Metodologia: · Tipo(s) de pesquisa(s) Métodos e técnicas de coleta de dados População, amostra e amostragem Planejamento da coleta de dados Planejamento do processamento e da análise

Etapas de um processo de pesquisa de marketing Conceito e Tipos de Pesquisas Etapas de um processo de pesquisa de marketing (continuação) Projeto e/ ou proposta de pesquisa · Elaboração e entrega do relatório da pesquisa Preparação e apresentação oral dos resultados Etapa 3 – Execução da pesquisa Preparação do campo: Construção, pré-teste e reformulação dos instrumentos - Edição e impressão do instrumento Definição (e sorteio) da amostra Formação e treinamento da equipe Distribuição do trabalho Realização do campo: Coleta de dados Conferência / Crítica / Codificação Checagem / Correções Processamento, análise, interpretação e conclusão: Preparação da planilha eletrônica Digitação (caso os dados não tenham sido captados eletronicamente) Crítica e consistência eletrônica do banco de dados Processamento Análises e interpretações dos resultados Conclusões e recomendações Etapa 4 Comunicação dos resultados

Tipos, Fontes e Formas de Coleta de dados Tipos de dados Dados primários - são aqueles que não foram antes coletados, estando ainda em posse dos pesquisados e que têm o propósito de atender às necessidades específicas da pesquisa em andamento. Dados secundários - são aqueles que já foram coletados, tabulados, ordenados e, às vezes, até analisados e que estão catalogados à disposição dos interessados.

Tipos, Fontes e Formas de Coleta de dados Passos na definição dos dados e das fontes de dados no processo de pesquisa de marketing Objetivos da pesquisa Especificar a necessidade de dados Procurar dados secundários internos Procurar dados secundários externos Publicações Instituições Federal Estaduais Municipais Autarquias Governos Gerais Governamentais Institucionais Universidades Faculdades Centros de pesquisa Sindicatos (patronais e de empregados) Federações (patronais e de empregados) Associações (patronais Do consumidor Do varejo Do atacado Da indústria Dos meios de comunicação Determinação das necessidades de dados primários Determinação das fontes de dados primários Pesquisado Situações similares estudos de casos experimentos simulações Pessoas que tenham informações sobre o pesquisado Serviços padronizados

Classificação socioeconômica do consumidor Critério Brasil Tipos, Fontes e Formas de Coleta de dados Classificação socioeconômica do consumidor Critério Brasil ABEP - Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa de Mercado Sistema de pontos 5 4 1 2 3 Televisão em cores Rádio Banheiro Automóvel Empregada mensalista Aspirador de pó Máquina de lavar DVD/computador Geladeira Freezer (aparelho independente ou geladeira dúplex) 4 ou + Tem Não tem Posse de itens Grau de instrução do chefe da família Analfabeto/ Ensino Fundamental ciclo I (1ª a 4ª série – antigo Primário)incompleto Ensino Fundamental ciclo I completo e ciclo II (5ª a 8ª série – antigo Ginásio) incompleto 1 Ensino Fundamental completo – Ensino Médio incompleto 2 Ensino Médio completo – Superior incompleto 3 Superior completo 5

Sistema de pontos (continuação) Tipos, Fontes e Formas de Coleta de dados Sistema de pontos (continuação) Cortes do Critério Brasil Classe Pontos Total Brasil (%) A1 A2 B1 B2 C D E 30-34 25-29 21-24 17-20 11-16 6-10 0-5 1 5 9 14 36 31 4

Meios básicos de coleta de dados Tipos, Fontes e Formas de Coleta de dados Meios básicos de coleta de dados Comunicação: questionamentos verbais ou escritos que gerarão dados declarados verbalmente ou por escrito pelos respondentes. Observação: registros de comportamentos, fatos e ações, não envolvendo questionamentos (e respostas) verbais ou escritas.

Vantagens e desvantagens dos métodos da comunicação e da observação Tipos, Fontes e Formas de Coleta de dados Vantagens e desvantagens dos métodos da comunicação e da observação Método Vantagens Desvantagens Comunicação Mais versátil Mais rápido Menor custo Pode ser usado para obter a grande maioria de tipos de dados Depende da boa vontade dos respondentes Depende de o respondente dispor ou lembrar do dado solicitado Depende da sinceridade dos respondentes O instrumento ou a forma de coleta pode influenciar as respostas Menos preciso Observação Independe da boa vontade dos respondentes Não há influência do processo nas respostas Certos dados só podem ser obtidos por este método Independe da sinceridade dos respondentes Independe de o respondente dispor ou lembrar do dado necessário É mais preciso Menos versátil Menos rápido Maior custo Dados coletados são de interpretação mais difícil Não pode ser utilizado para obter dados de situações íntimas Só pode ser usado para obter dados exteriorizados através de comportamentos

Comparação entre as características dos métodos de comunicação Tipos, Fontes e Formas de Coleta de dados Comparação entre as características dos métodos de comunicação segundo a forma de aplicação Característica Entrevista pessoal Entrevista por telefone Questionário autopreenchido (web/impresso) Versatilidade Custo Tempo para aplicação Controle amostral Quantidade de dados Garantia de anonimato Habilidade exigida para aplicação Uniformidade da mensuração Índice de resposta Nível educacional exigido dos respondentes Possibilidade de verificação da sinceridade das respostas Tamanho da amostra Alta Alto Baixa Baixo Pequena Média Médio Grande

Ocorrência de vieses (erros) conforme o método Tipos, Fontes e Formas de Coleta de dados Qualidade dos dados Ocorrência de vieses (erros) conforme o método de comunicação utilizado Fonte de viés Nível de ocorrência de viés Entrevista pessoal Entrevista por telefone Questionário autopreenchido Garantia de anonimato Questões de entendimento difícil Uniformidade das mensurações Conhecer todas as questões antes de responder Fraude do entrevistador Dificuldade de supervisão e controle Controle sobre quem responde Influência do entrevistador Insinceridade das respostas Alto Baixo Médio

Tipos de variáveis estranhas Conceito e Tipos de Pesquisas Tipos de variáveis estranhas estranhas variáveis Tipos de História (H) Maturação (M) Efeito-teste (T) instrumentos Variações (I) nos Regressão Estatística (R) Viés de Seleção (V) Mortalidade de teste unidades (MT) das