CURSO DE GEOGRAFIA DEPGEO/UNIR INSTRUMENTAÇÃO PARA ENSINO DE GEOGRAFIA PROF. JOSÉ MARIA EITE BOTELHO
DEFINÇÕES DE MÉTODO Caminho para atingir um objetivo; Organização seqüencial de ações; Meios adequados para realização de objetivos; Existe diferença entre método científico e método de ensino? Quais?
MÉTODO DE ENSINO O classificação mais comum sobre método classifica-o em Indutivo e Dedutivo. Tanto o método Indutivo quanto o Dedutivo pode ser aplicado em questões de pesquisa e de ensino. Contudo, é importante decidir qual dos dois será mais adequado e eficiente para alcançar o objetivo de ensino.
CARACTERÍSTICAS DOS MÉTODOS DE ENSINO Concepção de sociedade Intencionalidade; Praticidade; Objetivos de ensino; Conteúdo; Meios (recursos) de ensino; Técnicas de ensino; Avaliação.
RELAÇÃO OBJETIVO-CONTEÚDO-MÉTODO Nas palavras de (LIBÂNEO, 1994 p.152-153), “o conteúdo de ensino não é uma matéria em si, mas uma matéria de ensino, selecionada e preparada pedagógica e didaticamente para ser assimilada pelos alunos” (grifo nosso). Portanto, que tipo de relação existe entre objetivo, conteúdo e método?
MÉTODOS, OU TÉCNICAS DE ENSINO? Por método podemos entender o processo global utilizado em determinado estudo ou atividade didática. Por técnica entende-se os meios selecionados e organizados para serem utilizados de maneira lógica e operacional.
RELAÇÃO MÉTODO-TÉCNICA Cada método traz consigo um conjunto de meios técnicos e procedimentos compatíveis e que guardam estreita relação para a consecução dos objetivos propostos.
AS VEZES MÉTODOS, AS VEZES TÉCNICAS DE ESNINO Método da observação; Método da pesquisa; Método da comparação; Método de projetos; Método da resolução de problemas.
TÉCNICAS SOCIALIZANTES DE ESNINO Seminário; Painel ou mesa redonda; Worshop; Simpósio; Júri simulado; Técnica da entrevista; Estudo do meio;
MAIS TÉCNICAS DE ESNINO Leitura e discussão de um assunto; Trabalho individual; Trabalho em grupo; Estudo de caso; Explosão de idéias. REFERENCIA: LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.