CURSO DE GEOGRAFIA DEPGEO/UNIR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Advertisements

OFICINA DE PLANO DE ENSINO
O ESDE COM QUALIDADE.
Formação em ação Segundo Semestre..
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PROJETO DE PESQUISA.
Plano de Trabalho Docente
Sequência Didática.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Peer Instruction UNISAL Lorena 6 de março de 2012.
Peer Instruction UNISAL Lorena 6 de março de 2012.
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Planejamento PNAIC 2014.
Curso de Pedagogia Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Cja- Colégio Jorge Amado
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Metodologia de Ensino da Educação Física
Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI.
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
A formação integral do cristão
Cartilha.
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade
Metodologia de Ensino da Educação Física
História nas atuais propostas curriculares
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
AVALIAR e PLANEJAR.
Metodologia da Pesquisa Científica
Metodologia e técnicas para a capacitação de adultos
Procedimentos de Ensino
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Odilei Avelino dos Santos
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
Por que o jornal na escola?
OBJETIVOS FORMPED DISCIPLINA: OTP Denise Zanon.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Introdução à Didática 1.
DIFICULDADES DO PROFESSOR NA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Professora Maria Carmozi de Souza Gomes PAP/PROGRAD.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Formação continuada 2º Encontro
ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS © Acesso e Uso da Informação Bibliográfica Angela Maria Belloni Cuenca
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE GEOGRAFIA DEPGEO/UNIR INSTRUMENTAÇÃO PARA ENSINO DE GEOGRAFIA PROF. JOSÉ MARIA EITE BOTELHO

DEFINÇÕES DE MÉTODO Caminho para atingir um objetivo; Organização seqüencial de ações; Meios adequados para realização de objetivos; Existe diferença entre método científico e método de ensino? Quais?

MÉTODO DE ENSINO O classificação mais comum sobre método classifica-o em Indutivo e Dedutivo. Tanto o método Indutivo quanto o Dedutivo pode ser aplicado em questões de pesquisa e de ensino. Contudo, é importante decidir qual dos dois será mais adequado e eficiente para alcançar o objetivo de ensino.

CARACTERÍSTICAS DOS MÉTODOS DE ENSINO Concepção de sociedade Intencionalidade; Praticidade; Objetivos de ensino; Conteúdo; Meios (recursos) de ensino; Técnicas de ensino; Avaliação.

RELAÇÃO OBJETIVO-CONTEÚDO-MÉTODO Nas palavras de (LIBÂNEO, 1994 p.152-153), “o conteúdo de ensino não é uma matéria em si, mas uma matéria de ensino, selecionada e preparada pedagógica e didaticamente para ser assimilada pelos alunos” (grifo nosso). Portanto, que tipo de relação existe entre objetivo, conteúdo e método?

MÉTODOS, OU TÉCNICAS DE ENSINO? Por método podemos entender o processo global utilizado em determinado estudo ou atividade didática. Por técnica entende-se os meios selecionados e organizados para serem utilizados de maneira lógica e operacional.

RELAÇÃO MÉTODO-TÉCNICA Cada método traz consigo um conjunto de meios técnicos e procedimentos compatíveis e que guardam estreita relação para a consecução dos objetivos propostos.

AS VEZES MÉTODOS, AS VEZES TÉCNICAS DE ESNINO Método da observação; Método da pesquisa; Método da comparação; Método de projetos; Método da resolução de problemas.

TÉCNICAS SOCIALIZANTES DE ESNINO Seminário; Painel ou mesa redonda; Worshop; Simpósio; Júri simulado; Técnica da entrevista; Estudo do meio;

MAIS TÉCNICAS DE ESNINO Leitura e discussão de um assunto; Trabalho individual; Trabalho em grupo; Estudo de caso; Explosão de idéias. REFERENCIA: LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.