DIREITO PENAL 1 REVISÃO AV1 Data.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIREITO PENAL I.
Advertisements

Direito Processual Penal I
ÁREA POLICIAL D I R E I T O P E N A L Prof
DIREITO ADMINISTRATIVO
Direito Penal I Elizon Medrado.
Potencial Consciência da Ilicitude
O TIPO PENAL NOS CRIMES DOLOSOS
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A RESPONSABILIZAÇÃO DOS ADMINISTRADORES NÃO-SÓCIOS DAS SOCIEDADES LIMITADAS FRENTE AO NOVO CÓDIGO CIVIL Professora Francini.
DIREITO PENAL I OBJETIVO DA AULA: APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO; RETROATIVIDADE DA LEI PENAL; ULTRATIVIDADE DA LEI PENAL; LEI INTERMEDIÁRIA; CONJUGAÇÃO.
LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL
TEMA: A APLICAÇÃO DA NORMA JURÍDICA
2 Legislação Previdenciária.
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Vigência e Aplicação da norma tributária
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO TEMA 01: O QUE É DIREITO PENAL?
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS CRIMES EM ESPÉCIE
CÓDIGO PENAL PARTE ESPECIAL
O princípio da legalidade e a interpretação penal
DIREITO PENAL PARTE GERAL I
1.3. Princípios fundamentais
Regra 5 da Hermenêutica Jurídica
DIREITO HUMANOS Unidade I Introdução
Princípio da Legalidade ou da Reserva Legal: Trata-se de uma efetiva limitação do poder de punir do Estado. Pelo princípio da legalidade, a elaboração.
Aplicação da norma.
LEI PENAL NO TEMPO A regra geral em direito é a aplicação da lei vigente na época dos fatos, é o que se chama atividade da lei penal (tempus regit actum).
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Profº Carmênio Barroso
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Instituições de Direito Público e Privado Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza DA EFICÁCIA DA LEI NO TEMPO E NO ESPAÇO.
Profº Carmênio Barroso
PROFESSOR: SANDRO CALDEIRA
Conselheiro Sidnei Ferreira CREMERJ - Câmara Técnica de Pediatria - Conselheiro Sidnei Ferreira CREMERJ - Câmara Técnica.
Interpretação – espécies, efeitos, escolas
NASCIMENTO, EXECUTORIEDADE E OBRIGATORIEDADE DA LEI
Profº Carmênio Barroso
DIREITO PENAL PARTE GERAL II
Aula I: Conceito de Lei e de Direito Fontes e hierarquia das leis
PROCESSUAL. Princípios Ampla defesa e Contraditório; Juiz Natural; Proibição de uso de provas ilícitas; Anterioridade da Lei e Prévia Cominação Legal;
DIREITO CRIMINAL AMBIENTAL
Responsabilidade Prof. Rafael Mafei Rabelo Queiroz.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Sentença Penal Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aula de
Profº Carmênio Barroso
Direito Penal Parte Geral.
TIPICIDADE.
DIREITO PENAL AULA 02 Prof. Renato de Lima Castro.
NORMA PROCESSUAL: OBJETO E NATUREZA
Ana Rosa de Brito Medeiros
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo Parte 01
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I
9 – PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PENAL
Quiz Direito Penal aula 02/09/2015 COMEÇAR JOÃO COMETEU UM CRIME A NO ÂMBITO PENAL, DURANTE A VIGÊNCIA DE UMA LEI EXCEPCIONAL, SENDO QUE NO DIA SEGUINTE.
AULA 3: TEORIA DA NORMA JURÍDICO PENAL
FONTES DO DIREITO TRIBUTÁRIO
Ana Rosa de Brito Medeiros
DIREITO PENAL 1 REVISÃO AV1 Data.
INTERPRETAÇÃO DA LEI PENAL
Teoria Geral do Crime AULA Nº 09.
DIREITO PENAL AULA 01 Prof. Renato de Lima Castro.
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I. VALIDADE DA LEI PENAL NO TEMPO  INTRODUÇÃO  Em regra: a lei penal tem por objeto apenas comportamentos cometidos durante.
Penal I Teoria do Crime.
Profº Carmênio Barroso
HERMENÊUTICA DO DIREITO PÚBLICO
1.Conceitos Fundamentais 1.1. Elementos e circunstâncias do crime: -Dados constitutivos do tipo; -Dividem-se em ELEMENTARES e CIRCUNSTÂNCIAS; a)Elementares:
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL TEORIA GERAL DO DIREITO PENALTURMA: 1º. Ano Matutino MINISTRANTE: Prof. MSc. ALESSANDRO NEPOMOCENO UNIDADE 8.
ALEI PENAL NO TEMPO A LEI PENAL NO ESPAÇO. A LEI PENAL NO TEMPO Considera-se praticado o crime no momento da ação ou emissão, ainda que outro seja o momento.
Interpretação: Processo de definição do sentido e alcance da norma.
Legislação, Vigência, Aplicação, Interpretação e Integração – II
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS CRIMES EM ESPÉCIE
PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL
Transcrição da apresentação:

DIREITO PENAL 1 REVISÃO AV1 Data

Responda C ou E Se o presidente do STF, em palestra proferida em seminário para magistrados de todo o Brasil, interpreta uma lei penal recém-publicada, essa interpretação é considerada interpretação judicial. Errado

Responda C ou E Considere que Maria seja condenada ao pagamento de multa por crime praticado no estrangeiro, e, pelo mesmo delito, seja igualmente condenada no Brasil a pena privativa de liberdade. Nessa situação, a pena de multa executada no estrangeiro tem o condão de atenuar a pena imposta pela justiça brasileira. CERTO

Responda C ou E Em regra, quanto à aplicação da lei penal no tempo, vigora o princípio da irretroatividade.

a norma penal em branco em sentido amplo No Direito Penal, a necessidade de a norma ser complementada por outra de nível diverso denomina-se: a norma penal em branco em sentido amplo b norma penal em branco em sentido estrito c norma penal não incriminadora d norma penal regulamentar e norma penal especial

Analise as assertivas abaixo, assinalando, sucessivamente, a alternativa que contém o devido julgamento sobre elas: I - No dolo direto de primeiro grau ou imediato, o resultado típico é uma consequência necessária dos meios eleitos, que devem ser abrangidos pela vontade tanto quanto o fim colimado, razão pela qual é doutrinariamente reconhecido como dolo de consequências necessárias. II - As normas penais em branco são aquelas em que há uma necessidade de complementação para que se possa compreender o âmbito de aplicação de seu preceito secundário. III - A Exposição de Motivos do Código Penal é considerada pela Doutrina como uma das formas de interpretação autêntica e contextual da lei penal. IV - A Doutrina denomina de normas penais em branco heterogêneas, próprias ou stricto sensu, aquelas cujos complementos provêm de fonte legislativa diversa da que editou a norma que necessita ser complementada, ilustrando, como exemplo, o crime de conhecimento prévio de impedimento, posto que os impedimentos matrimoniais são definidos por meio de diploma legal distinto, qual seja o Código Civil. a Todas as assertivas estão corretas. b Apenas a assertiva II está errada. c Apenas as assertivas I e III estão erradas. d Apenas a assertiva IV está errada. e Todas as assertivas estão erradas.

Acerca dos princípios constitucionais e infraconstitucionais do Direito Penal, é correto afirmar, exceto: a A lei regulará a índividualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes: a) privação ou restrição da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestação social alternativa; e) suspensão ou interdição de direitos. b O princípio da intervenção mínima preconiza que a criminalização de uma conduta só se legiti­ma se constituir meio necessário para a proteção de determinado bem jurídico. c O princípio da lesividade proíbe a incriminação de uma conduta que não exceda o âmbito do próprio autor. d O princípio da adequação social restringe a abrangência do tipo penal, limitando sua interpre­tação e dele excluindo as condutas consideradas socialmente adequadas e aceitas pela sociedade. e Nenhuma pena passará da pessoa do con­denado, não podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser estendidas aos sucessores.

Assinale a alternativa que apresenta o princípio que deve ser atribuído a Claus Roxin, defensor da tese de que a tipicidade penal exige uma ofensa de gravidade aos bens jurídicos protegidos. a Insignificância. b Intervenção mínima. c Fragmentariedade. d Adequação social. e Humanidade.

Acerca dos princípios do direito penal, assinale a opção correta. a A prática constante de comportamentos contrários à lei penal, ainda que insignificantes, implica a perda da característica de bagatela desses comportamentos, devendo o agente submeter- se ao direito penal, dada a reprovabilidade da conduta. b A intervenção mínima consiste no principal meio de pacificação social diante da mínima ofensividade da conduta do agente, o que por si só afasta o caráter da subsidiariedade. c A atração por continência do processo do corréu ao foro por prerrogativa de função de um dos denunciados viola as garantias do juiz natural e da ampla defesa. d A imposição, mediante norma, do cumprimento da pena em regime integralmente fechado não ofende o princípio da individualização da pena. e Se o valor do tributo sonegado no contrabando de cigarros for inferior a R$ 5.000,00 deverá ser reconhecida a atipicidade da conduta, ainda que configure evidente a lesão ao erário e à atividade arrecadatória do Estado.

Assinale a opção correta acerca da interpretação da lei penal a A interpretação extensiva é admitida em direito penal para estender o sentido e o alcance da norma até que se atinja sua real acepção. b A interpretação analógica não é admitida em direito penal porque prejudica o réu. c A interpretação teleológica consiste em extrair o sentido e o alcance da norma de acordo com a posição da palavra na estrutura do texto legal. d A analogia penal permite ao juiz atuar para suprir a lacuna da lei, desde que isso favoreça o réu. e A interpretação judicial da lei penal se manifesta na edição de súmulas vinculantes editadas pelos tribunais.

Com base na interpretação da lei penal e no conflito aparente de normas penais, assinale a opção correta. a O princípio da especialidade, aplicado na solução do conflito aparente de normas penais, tem a finalidade específica de evitar o bis in idem e determina a prevalência da norma especial em comparação com a geral, ocorrendo apenas no confronto in concreto das leis que definem o mesmo fato. b Entre o tipo penal básico e os derivados, sejam eles qualificados ou privilegiados, não há relação de especialidade, o que afasta a aplicação do princípio da especialidade na solução de conflito aparente de normas penais. c O método filológico, literal, ou gramatical, consiste na reconstrução do pensamento legislativo por meio das palavras da lei, em suas conexões linguísticas e estilísticas, e ignora, por completo, a ratio legis. d A interpretação teleológica busca a vontade do legislador, a chamada voluntas legislatoris, e não a vontade da lei, denominada voluntas legis. e O fenômeno denominado de interpretação evolutiva ocorre quando a disposição legal ganha novo sentido, aplicando-se a situações imprevistas ou imprevisíveis ao legislador.

a subsidiariedade. b fragmentariedade. c anterioridade. d tipicidade. Para a solução de questões relacionadas a conflito aparente de normas, cabível a adoção do princípio da a subsidiariedade. b fragmentariedade. c anterioridade. d tipicidade. e culpabilidade.

Com relação às fontes e aos princípios de direito penal, bem como às normas penais e seu conflito aparente, assinale a opção correta. a Contrair casamento conhecendo a existência de impedimento que lhe cause a nulidade absoluta constitui crime previsto em norma penal em branco em sentido estrito. b De acordo com a atual jurisprudência do STJ, a aplicação do princípio da consunção pressupõe a existência de ilícitos penais que funcionem como fase normal de preparação ou de execução de outro crime com evidente vínculo de dependência ou subordinação entre eles. c Em caso de omissão legal, o uso de analogia não é admitido em direito penal, ainda que seja para favorecer o réu. d Os costumes não são considerados pela doutrina como fonte formal do direto penal. e O Código Penal, ao tipificar o crime de abandono intelectual, não viola o princípio da legalidade ou da reserva legal, uma vez que, para a validade da tipificação penal, é suficiente que esta esteja prevista em lei em sentido estrito.

Na consideração de que o crime de falso se exaure no estelionato, responsabilizando-se o agente apenas por este crime, o princípio aplicado para o aparente conflito de normas é o da a subsidiariedade b consunção. c especialidade. d alternatividade. e instrumentalidade

A respeito dos princípios do direito penal e da aplicação da lei penal no espaço e no tempo, assinale a opção correta. a É permitida a criação de tipos penais por meio de medida provisória. b A lei penal, depois de revogada, não pode continuar a regular fatos ocorridos durante a sua vigência ou retroagir para alcançar os que tenham ocorrido anteriormente à sua entrada em vigor. c No Código Penal (CP), é adotada a teoria da ubiquidade, segundo a qual tanto o momento da ação quanto o do resultado são relevantes para a definição do momento do crime. d Em se tratando de crime continuado ou de crime permanente, será aplicada a lei penal mais benéfica caso surja lei penal mais grave antes da cessação da continuidade ou permanência da conduta criminosa. e O princípio da reserva legal impõe a existência de lei anterior ao fato cometido pelo agente, com definição precisa no preceito primário incriminador, vedada a criação de tipos vagos ou imprecisos.