Responsabilidade Social e Investimento Social Privado

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Transcrição da apresentação:

Responsabilidade Social e Investimento Social Privado SOCIOLOGIA II Responsabilidade Social e Investimento Social Privado FACULDADE FACET Professora Renata Thereza Fagundes Cunha

CENÁRIOS PARA A HUMANIDADE evolução das questões sociais e ambientais Anos 80: Movimentos ambientalistas – repensar sobre impactos ambientais. Anos 90: Globalização - relações de trabalho e aspectos sociais - condicionantes da produtividade e da realização de negócios globais. Novo milênio: Conceito de sustentabilidade - propõe a interação das dimensões econômica, social e ambiental. 2009: Crise econômica mundial poderá deixar 51 milhões de pessoas sem emprego no mundo até o final desse ano, segundo a OIT.

RESPONSABILIDADE SOCIAL O que é Responsabilidade Social Empresarial? Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. Fonte: Instituto ETHOS de Responsabilidade Social - www.ethos.org.br

RESPONSABILIDADE SOCIAL Responsabilidade Social Empresarial É uma cultura de gestão que procura, em todas as ações, projetos e programas, impactar positivamente todos os públicos afetados pelas ações das empresas. Fonte: Instituto ETHOS de Responsabilidade Social www.ethos.org.br

Desenvolvimento Sustentável Desenvolvimento Sustentável é o tipo de desenvolvimento que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”. Comissão Brundtland, ONU, 1987.

Sustentabilidade é a capacidade de continuidade no longo prazo. Desenvolvimento Sustentável “Atender as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades”. Fonte: ONU, baseado em “The Bundtland Report” World Comission on Environment and Development, 1987.

IMPERATIVOS DA SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO -Legislação mais rigorosa -Certificação ISO 14001 ONGs ambientais -Conservar e reciclar recursos -Reduzir desperdícios DESENVOLVIMENTO ECOLÓGICO IMPERATIVOS DA SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO - Legislação trabalhista - OIT SA 8000 - ISO 26000 - Consumidor atento / consumo consciente - Satisfazer as necessidades humanas básicas Aumentar a igualdade Garantir a participação e a cidadania DESENVOLVIMENTO SOCIAL - Certificações de Qualidade - Maior transparência e respeito aos acionistas minoritários - Novo Mercado / Bovespa -Expandir os mercados DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Adaptado de: ICLEI (International Council for Local Initiatives) apud BARBIERI, José Carlos. In: Desenvolvimento Sustentável Regional e Municipal: Conceitos, Problemas e Pontos de Partida.

Gestão Orientada para a Sustentabilidade e Responsabilidade Social Atender interesses de proprietários, acionistas, associados, financiadores, contribuintes, etc. Gerar emprego e riqueza; Buscar sustentabilidade do seu negócio; Ser responsável pelos efeitos de sua operação e atividades na sociedade: Impactos diretos, como externalidades que afetam terceiros Impactos socioambientais Envolve toda cadeia produtiva e ciclo de vida de produtos e serviços

Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná 9

Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná 10

Status da Responsabilidade Social nas Empresas Segunda edição da Pesquisa Ação Social das Empresas (IPEA 2006) Entre 2000 e 2004 a proporção de empresas brasileiras que realizam “ações sociais” passou de 59% para 69% Resultado representa aproximadamente 600 mil empresas O investimento social em 2004 girou em torno de R$ 4,7 bilhões, correspondendo a 0,27% do PIB brasileiro no ano.

Sustentabilidade no local de trabalho" "Ação ou aspiração? Sustentabilidade no local de trabalho" Pesquisa de abrangência internacional (out/2007); Realizada pela The Economist, patrocinada pela BT (Líder mundial no fornecimento de serviços de telecomunicações, opera em 170 países); Entrevistados 1164 executivos seniores de grandes empresas no mundo A sustentabilidade está presente na agenda da direção das empresas; 46% reconhecem programas de sustentabilidade como positivos; Apenas 20% vêem nesses programas aumento de rentabilidade; 33% admitem investir na sustentabilidade somente em mercados onde isso impacta na avaliação de seus clientes; 31% reconhecem que a sustentabilidade está centrada mais na comunicação do que em mudanças reais nas suas companhias. " Action or Aspiration? Sustainability in the workplace" www.biggerthinking.com/actionoraspiration

Critérios de classificação: Ação do negócio Diretrizes políticas “The State of Responsible Competitiveness 2007” Pesquisa Accountability Critérios de classificação: Ação do negócio Diretrizes políticas Ações sociais The State of Responsible Competitiveness 2007 http://www.accountability21.net

The State of Responsible Competitiveness 2007 INICIANTES CUMPRIDORES ASSERTIVOS INOVADORES Iniciantes: Estágio básico de RSE, problemas de segurança e direitos do trabalho. Cumpridores: demonstram progressos, buscam padrões internacionais, mas a sociedade civil organizada não recebe a atenção que merece. Assertivos: Utilizam as oportunidades criadas pela gestão responsável. Inovadores: A competitividade responsável é o modelo econômico, não um adicional. The State of Responsible Competitiveness 2007 http://www.accountability21.net

Fortalecer a democracia e valorizar a sociedade civil organizada; Rever o modelo de negócios atual, baseado no curto prazo, e criar um modelo para o futuro; Ampliar a participação de organizações no movimento de RSE; Alinhar a sustentabilidade às questões comerciais, sob o ponto de vista estratégico; Ampliar o grau de envolvimento de executivos nas atividades voltadas à RSE; Integrar a sustentabilidade às atividades cotidianas das empresas e de seus empregados; Mobilizar mais recursos humanos, materiais e financeiros em prol da participação social.

INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO Renata Fagundes

FILANTROPIA X RESPONSABILIDADE SOCIAL A FILANTROPIA é basicamente uma ação social externa da empresa, que beneficia principalmente a comunidade e organizações não-governamentais; A filantropia é pontual, não exige maior comprometimento da empresa; Baseia-se principalmente em doações; Não está focada na cadeia de negócios da empresa (acionistas, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente). A RESPONSABILIDADE SOCIAL trata diretamente dos negócios da empresa e de como ela os conduz. Fonte: Instituto ETHOS de Responsabilidade Social – ww.ethos.org.br

INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO Investimento Social Privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Incluem-se neste universo as ações e projetos sociais protagonizadas pelo SESI, por empresas, fundações e institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias ou indivíduos. 

INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO A preocupação com o planejamento, o monitoramento e a avaliação dos projetos é intrínseca ao conceito de INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO e um dos elementos fundamentais na diferenciação entre essa prática e as ações assistencialistas.  Diferentemente do conceito de caridade, que vem carregado da noção de assistencialismo, os INVESTIDORES SOCIAIS PRIVADOS estão preocupados com os resultados obtidos, as transformações geradas e o envolvimento da comunidade no desenvolvimento da ação.  Fonte: Grupo de Institutos Fundações e Empresas – GIFE – www.gife.org.br

LUCRO SOCIAL Todo “investimento”, por princípio, deve prover ao investidor lucros e dividendos. Quando você faz um investimento, como em ações, por exemplo, a expectativa é a de que seu dinheiro renda e o investimento valha a pena. Também os investimentos sociais devem gerar lucro: o “lucro social”. Ao investir em projetos e organizações sociais o “investidor social” fortalece a organização e participa diretamente da construção de uma sociedade mais justa e mais capaz de prover oportunidades para todos. Isso é o que chamamos de lucro social. Fonte: Bolsa de Valores Sociais – Bovespa www.bovespasocial.com.br

INDICADORES SOCIAIS É possível, além de útil e necessário, construir um sistema com parâmetros e critérios de avaliação de projetos e organizações para expressar de modo claro e compreensível, seus pressupostos, prioridades e objetivos. Deste modo, é possível estabelecer comparações entre fases de um projeto e abrir um diálogo com os outros grupos na sociedade e partes interessadas no processo. Um sistema de indicadores de resultados permite avaliar até que ponto os objetivos propostos estão sendo alcançados e porque, visando melhorar sua atuação. Fonte: VARELLI, Leandro Lamas. Indicadores de resultados de projetos sociais. In: www.rits.org.br

INDICADORES SOCIAIS Parâmetros qualificados e/ou quantificados que servem para detalhar em que medida os objetivos de um projeto foram alcançados, dentro de um prazo delimitado de tempo e numa localidade específica; Uma espécie de “marca” ou sinalizador, que busca expressar algum aspecto da realidade sob uma forma que possamos observá-lo ou mensurá-lo; Baseiam-se na identificação de uma variável, ou seja, algum aspecto que varia de estado ou situação, variação esta que consideramos capaz de expressar um fenômeno que nos interessa. Fonte: VARELLI, Leandro Lamas. Indicadores de resultados de projetos sociais. In: www.rits.org.br

INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO e INDICADORES Atualmente, ao fazer um Investimento Social, a empresa, fundação, instituto, ou outra organização financiadora, irá exigir resultados comprovados para avaliar o LUCRO SOCIAL de seu investimento.

INVESTIMENTO SOCIAL Uma vez que as empresas são instituições financiadoras de um Projeto Social, é preciso compreendê-lo enquanto Investimento Social Privado. Qual é o Lucro Social do Projeto? Como medir os resultados do Investimento Social?

Qualidades de um Projeto Social Multiplicação, Criatividade, Inovação, Relação Investimento/Benefício, Impacto Social, Tecnologia Social