FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DISCIPLINA: Direito Agrário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Advertisements

Teoria do Direito Agrário
O TRABALHO E A TERRA NO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO
DIREITO ADMINISTRATIVO
Acesso à Justiça 1ª aula 2ª unidade.
Direito das Obrigações Ano Lectivo 2007/08
Teoria Geral do Direito Privado
Universidade regional do noroeste do estado do rio grande do sul Contratos Internacionais Contratos Internacionais Nome: Eduardo Pretto Franco Professor:
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO. PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE. ALUNO: RAFAEL MARTINS. DIREITO PRIVADO. 13/09/2007IJUÍ
Direito Civil Noções Gerais
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado
RELAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO
Espaço rural.
Estatuto da Terra Brasileiro.
Contrato como promessa Charles Fried
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
TEMA 10 INFORMÁTICA JURÍDICA E DIREITO DA INFORMÁTICA
PLANO DE UNIDADE – HISTÓRIA MOVIMENTO DOS SEM-TERRA
AS CLASSES TRABALHADORAS RURAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2011
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2011
O Direito dos povos sem escrita
RELAÇÃO ENTRE DIREITO DO TRABALHO E OUTROS RAMOS:
Direito Agrário “Direito Agrário é o conjunto sistemático de normas jurídicas que visam disciplinar as relações do homem com a terra, tendo em vista o.
A Estrutura Fundiária no Brasil
Espaço rural brasileiro
O I L U M N S Professor: Odair.
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
DIREITO EMPRESARIAL II
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
Roteiro de Aula Convivência A Ordem Econômica e Financeira na CF/88
POSITIVO DIREITO NATURAL
A Ordem Econômica na Constituição de 1988
Direito Constitucional III
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Instituições de Direito Público e Privado Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza DA EFICÁCIA DA LEI NO TEMPO E NO ESPAÇO.
Aula 1 A – Noções sobre Direito Público e Direito Privado
CURSO DE DIREITO Teoria Geral do Processo
BEM-VINDO Á DISCIPLINA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
CURSO DE DIREITO SOCIEDADE E TUTELA JURÍDICA TEORIA GERAL DO PROCESSO
Dos Contratos Agrários
Direito de Propriedade
CADASTRO RURAL Segundo Wellington Pacheco Barros Deve-se à Itália a estrutura moderna do atual cadastro rural, e que se assemelha muito ao que foi implantado.
Aula 1 – Introdução Professora: Larissa
Direito Internacional Privado Unidade 10 – Introdução Prof. Gustavo Gomes Machado.
Teoria Geral do Direito Privado
MEIO AMBIENTE CULTURAL
ATIVIDADE URBANISTICA
Professor Luiz Antonio de Paula PUC/Go – 2015/2
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Aprender na prática O aprender na prática focaliza a ação educativa na participação ativa e crítica do aluno em sua construção de conhecimentos práticos.
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
DIREITO FUNDIÁRIO Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
COOPERATIVISMO Prof. Fábio Massena Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais – DCAA Área de Conhecimento de.
LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL PROFESSOR FÁBIO SILVEIRA.  O direito comercial é reflexo do desenvolvimento dos fatores e agentes econômicos de um determinado.
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
DIREITO Definição 1. Aquilo que é justo.
REFORMA AGRARIA TERRAS DEVOLUTAS
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
DIREITO ADMINISTRATIVO
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Fundamentos da Materialidade dos Delitos, Ciências Sociais Aplicadas Cristine Ferreira Balsini - PUIC Acadêmica do Curso de Direito Universidade do Sul.
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
Os grandes ramos do Direito: Público e Privado Aula 03 Prof. Rafael Mafei.
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
 Tutela relações de caráter privado, envolvendo pessoas naturais e jurídicas, que perpassam as fronteiras nacionais, e que possuem, desse modo, a chamada.
PRINCÍPIOS DO DIREITO AGRÁRIO
Transcrição da apresentação:

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DISCIPLINA: Direito Agrário PROFESSOR: Euler Soares Franco

Denominação Embora predomine o termo Direito Agrário, não há um consenso entre os doutrinadores. Isto porque há outra corrente que prefere denominá-lo de Direito Rural, Direito Agrícola, Direito da Agricultura e até mesmo Direito da Reforma Agrária. Prefere-se, porém, o termo direito agrário porque se fundamenta no termo ager, agri, vindo daí o termo agrário.

Conceito – Direito Agrário Vários são os doutrinadores que definiram este ramo do direito. “O Direito Agrário é a ordem jurídica que rege as relações sociais e econômicas, que surgem entre os sujeitos intervenientes na atividade agrária. A expressão do Direito Agrário implica na conjunção de dois conceitos fundamentais: o direito e o agrário”. “O direito Agrário é o conjunto de preceitos disciplinando os sujeitos, bens, atos e relações jurídicas próprios da agricultura”.(Pinto Ferreira, 1994)

Segundo Joaquim Luís Osório “Direito Rural ou Agrário é o conjunto de normas reguladoras dos direitos e obrigações concernentes às pessoas e aos bens rurais”. Para Antônio Vivanco, o maior jurista do Direito Agrário, o “Direito Agrário é o ordenamento jurídico que rege as relações econômicas, que surgem entre os sujeitos intervenientes na atividade agrária”.

Autonomia  Didática : quando o direito agrário passou a ser obrigatória nos cursos de direito  Legislativa : Relativa – busca soluções em outros diplomas legais Absoluta –quando consegue se reger por suas próprias normas Cientifica: Princípios e normas próprias – Justiça social, supremacia da ordem pública, função social da propriedade, etc.

Princípios – São os pilares de sustentação de todas as normas jurídicas O direito agrário está embasado em cinco princípios fundamentais. Princípios básicos – Estão no estatuto da terra ( Lei nº 4.504/64) a:Função Social da propriedade; Desapropriação por interesse social/Restrições a liberdade de contratar/ Restrição ao funcionamento do imóvel;

b:Supremacia da ordem pública; c:Progresso sócio-econômico dos agricultores (camponeses, e produtores rurais); d: Aumento da produtividade; e: Justiça com equitatividade f: Combate ao latifúndio, minifúndio ou exploração incompativel com as diretrizes governamentais dispostas nas legislações agrárias, dentre outros.

Objeto De acordo com Octávio Mello Alvarenga, “o objeto do direito agrário resulta de toda ação humana orientada no sentido da produção, contando com a participação ativa da natureza, sem descurar da conservação das fontes produtivas naturais”.

É possível concluir que, a atividade agrária pode vira a ser considerada nestes aspectos fundamentais: o trabalho na terra, a preservação de recursos naturais e a extração de produtos orgânicos e inorgânicos; a caça e a pesca, além da agricultura. Acrescente-se a estes aspectos o comércio destes produtos.

Características Apresenta o direito agrário duas características: a: A imperatividade de suas regras, existindo uma forte intervenção estatal. b:As suas regras são sociais, buscando o equilíbrio entre os dois lados e caracterizando-se uma forte proteção social.

Consolidação Meio Ambiente e Sua Interação com o Direito Agrário   Conceito de Meio Ambiente

BIBLIOGRAFIA: BARROS, Wellington Pacheco. Curso de direito agrário. Vol. I. 4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002. MARQUES, Benedito Ferreira. Direito agrário brasileiro. 6ª ed. São Paulo: AB Editora, 2005