“Ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distintiva e significativa nas mentes dos consumidores-alvo.”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA 10 E 11 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Advertisements

Os quatro Ps do Marketing
Marketing Varejo e Serviços.
NOME,MARCA,IDENTIDADE E IMAGEM
Qualidade em Serviços 1.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Gerência de Divulgação de Produtos
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
Marketing cultural, responsabilidade social e construção de marca.
Papel Estratégico e Objetivos da Produção
Etapas do Marketing Estratégico Moderno
Estratégia de Operações e
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Aula 5 – Administração de Marketing
MKT EMPREEENDEDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
Elementos Promocionais
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Diferenciação e Posicionamento (II)
Composto de marketing-4P´s
Diferenciação e Posicionamento
O que está mudando na atividade de Marketing ?
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS
AS VENDAS NA NOVA ERA Cleber Domingues.
Estratégias de Segmentação
Gestão de Segurança em Comércio Eletrônico
Glossário de Marketing
Prof. Joubert H. Zacarias
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Posicionamento e o plano de comunicação
Aula 1 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Prof. Cárbio Almeida Waqued
O QUE É UMA MARCA ?.
Mix de Marketing O Produto
Posicionamento da Oferta ao Mercado
MATRIZ IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
Marketing Digital Prof. Junior Barbosa.
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Marketing de Serviços O diferencial.
MARKETING GLOBAL - EAD ANÁLISE COMPETITIVA.
PLANEJAMENTO.
IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
FERRAMENTAS DE MARKETING
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Segmentação e Posicionamento de Mercado
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
DESENVOLVENDO OS PRODUTOS E SERVIÇOS
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
Seja Parceiro do BEST DEAL - O Melhor Negócio.
Canais de Distribuição
Posicionamento de Marca Definindo uma proposta de valor para sua marca: Posicionamento é o que se faz na mente do cliente em perspectiva. Não é o.
SEGMENTAÇÃO.
DISTRIBUIÇÃO.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Prof. M.Sc. Glauber Ruan B Pereira GESTÃO DE SERVIÇOS.
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
Como conseguir conquistar, satisfazer e manter tantos e tão diferentes clientes? Que ofertas possibilitarão dar conta dessas tarefas com maior eficiência.
O QUE É UMA MARCA ?. Uma MARCA é um nome, termo, símbolo, desenho – ou uma combinação desses elementos – que deve identificar os bens ou serviços de uma.
Primeiro ponto O que é marketing? Para Kotler e Keller: Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais.
Posicionamento da oferta ● As empresas estão constantemente tentando diferenciar suas ofertas ao mercado da de seus concorrentes. ● Elas sonham com novos.
1 Campos e armas da competição José Celso Contador Material adaptado pela Profª Bruna Rossetti.
Produto e desenvolvimento de novo produto
Aulas Prof. Rafael de Paiva Lima Administrador prof. Pág. 1 Estratégia de Marketing de Serviços Normalmente não é realista uma.
BIBLIOGRAFIA CHURCHILL JR, Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000 COBRA, Marcos. Serviços: como.
Transcrição da apresentação:

“Ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distintiva e significativa nas mentes dos consumidores-alvo.” “No esforço de obter vantagem competitiva, as empresas devem desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir seus produtos e Serviços.

DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO Importância: a diferença oferece um benefício altamente valorizado para um número suficiente de compradores? Distintividade/Destaque: o item oferecido realmente configura-se como uma diferença ou é oferecido pelos concorrentes? Superioridade: a diferença é superior a outras maneiras de obter o mesmo benefício.

DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO Comunicabilidade: a diferença é comunicável e visível aos compradores. Previsibilidade/Exclusividade: a diferença não pode ser facilmente copiada pelos concorrentes. Disponibilidade para a compra/Acessibilidade: o comprador dispõe de dinheiro para pagar pela diferença.

FONTES DE DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTO Características: aspectos que complementam a função básica do produto Qualidade de desempenho: níveis pelos quais as características básicas dos produtos operam Qualidade de conformidade: grau pelo qual todas as unidades produzidas são idênticas e atendem às especificações-alvo prometidas Durabilidade: é a mensuração do tempo de duração previsto para o produto sobre condições naturais ou intensas.

FONTES DE DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTO Confiabilidade: medida da probabilidade de que um produto não apresentará defeitos dentro de um período especifico de tempo Facilidade de conserto: medida que indica a rapidez e a atenção de um fabricante em relação a eventuais defeitos ou mau funcionamento de um produto. Estilo: descrição de como o comprador vê e sente o produto Design: totalidade de características que afetam a aparência e funções de um produto em termos de exigências dos consumidores.

FONTES DE DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS Facilidade de pedido: maior comodidade nas solicitação de compra Entrega: inclui rapidez, precisão e cuidados no processo de entrega. Instalação: refere-se ao trabalho que tem de ser feito para colocar o produto em condições de funcionamento. Treinamento do cliente: tarefa de treinar os usuários do produto de forma adequada e com eficiência.

FONTES DE DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS Serviço de consultoria/orientação ao cliente: mais comum no business-to- business, refere-se ao repasse de dados, informações e orientação pela empresa vendedora aos compradores. Manutenção e reparo: qualidade dos serviços de reparos disponíveis aos compradores do produto da empresa. Serviços diversos: melhor garantia, prêmios ...

FONTES DE DIFERENCIAÇÃO DE PESSSOAL Competência: funcionários possuem experiências e os conhecimentos exigidos Cortesia: são amigáveis, respeitosos e Ponderados Credibilidade: dignos de crédito Confiabilidade: desempenham o serviço com consistência e cuidado Presteza: respondem rapidamente às solicitações e aos problemas dos Consumidores Comunicação: se esforçam para atender o cliente e para comunicar-se claramente

FONTES DE DIFERENCIAÇÃO DE CANAL Cobertura: extensão do atendimento oferecido pelos canais que disponibilizam produtos ou serviços aos consumidores Experiência: habilidade ou perícia adquirida pelos canais como resultado do continuo exercício das atividades relacionadas ou serviços aos consumidores Desempenho: níveis pelos quais operam os canais que disponibilizam produtos ou serviços aos consumidores

FONTES DE DIFERENCIAÇÃO DE IMAGEM Simbolos: desenhos, objetos, animais, pessoas e cores que despertam o reconhecimento instantâneo e comunicam algo sobre a empresa ou marca. Mídia audiovisual e escrita: Veículos impressos, de difusão, divulgação eletrônica e de exposição pública utilizados para divulgar e diferenciar a empresa ou marca.

FONTES DE DIFERENCIAÇÃO DE IMAGEM Atmosfera: ambientes planejados nos quais a organização produz ou entrega seus produtos e serviços, e que reforçam as inclinações do comprador em relação a aquisição de um produto ou serviço. Eventos: patrocinios esportivos e culturais, conferências, inaugurações e outras ocorrências planejadas para comunicar mensagens específicas a audiências-alvo.

ERROS DE POSICIONAMENTO Subposicionamento: a marca é vista como mais uma no mercado já saturado Superposicionamento: consumidores não conseguem perceber a abrangência de benefícios oferecidos pela empresa (acha que só vende coisas caras, mas possui alguns produtos mais baratos) Posicionamento confuso: os compradores possuem uma imagem confusa sobre a marca. Posicionamento duvidoso: consumidores não acreditam nos apelos de propaganda da marca