AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Atividades e Esportes de Aventura 2013 Pós-Graduação UNIFMU.
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Teoria das Inteligências Múltiplas
Professor-artista-professor
Inteligências Múltiplas
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
Informática na Educação
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
Metodologia de resolução de problemas como uma atividade de investigação Aula 4 Antonio Carlos Brolezzi  
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Projeto Educar para a vida
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Inteligências Múltiplas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Inteligências Múltiplas
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
HOWARD GARDNER.
Inteligência Emocional
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Prof: Célio Souza DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA (DAM) (80H)
Competências e Habilidades
Mente Positiva.
Metodologia do Ensino de Arte
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
Reunião de Pais
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Inteligência Emocional
Psicopatologia da Inteligência
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
Apresentação do Professor
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
A Genética e a Inteligência
Breve introdução ao estudo da Arte.
Introdução à Inteligência Artificial
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Aprendizagem: Um olhar em movimento
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 11: Desenvolvimento da inteligência.
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
“Um país se faz de homens e livros”
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
Componente Curricular Arte
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.
Múltiplas Inteligências
Paulo Martins Compreendendo as equipes de trabalho Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Transcrição da apresentação:

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER A EXPLORAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS COMO UMA NOVA METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA PROFESSOR: JOÃO ALESSANDRO . ICD – INSTITUTO DA CULTURA E DESENVOLVIMENTO CAMPO MOURÃO FEVEREIRO - 2012

PARA PENSAR: O QUE É SER INTELIGENTE?

1 – TESTES DE QI: Realização de provas de: Português (Brasil). EM MEADOS DO SÉCULO XX 1 – TESTES DE QI: Realização de provas de: Português (Brasil). Matemática (Raciocínio Lógico). 2 – RECRUTAMENTO DE SOLDADOS. 3 – CONTRATAÇÃO E ROTULAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA.

SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO SÉCULO XXI 1 - Faculdade de aprender, apreender ou compreender; percepção, apreensão, intelecto, intelectualidade. 2 - Qualidade ou capacidade de compreender e adaptar-se facilmente; capacidade, penetração, agudeza, perspicácia.

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL E INTRAPESSOAL INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA INTELIGÊNCIA VERBAL-LINGÜÍSTICA INTELIGÊNCIA MUSICAL INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA E VISUAL-ESPACIAL.

(Entrevista cedida pela revista Pátio – Ed. Artes Médicas) “Mas, talvez, a grande notícia e a maior contribuição de nossa pesquisa, seja o fato de que a inteligência pode ser desenvolvida e o que faz a diferença é o estímulo que é dado a elas para se desenvolverem”.

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER 1 - INTELIGÊNCIA VERBAL-LINGUÍSTICA Seus elementos centrais são: uma sensibilidade para sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade do uso da linguagem escrita ou falada para convencer, agradar, estimular e transmitir idéias. Exemplos: políticos, jornalistas e vendedores.   2 - INTELIGÊNCIA LÓGICO- MATEMÁTICA Gosto por padrões, cálculos, ordem e sistematização. É a habilidade para lidar com raciocínios, reconhecer problemas e resolvê-los. Exemplos: engenheiros, matemáticos e cientistas.  

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER 3 - INTELIGÊNCIA MUSICAL Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui percepção de sons, temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre. Exemplos: músicos, maestros e compositores.   4 - INTELIGÊNCIA VISUAL - ESPACIAL É a capacidade para entender o mundo visual e espacial de forma precisa. Possibilita às pessoas perceberem as imagens, transformá-las e criá-las a partir da memória. Exemplos: artistas plásticos, navegadores, pilotos e arquitetos.  

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER 5 - INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA Permite aos indivíduos usarem seu corpo, total ou parcialmente, de formas altamente especializadas. Envolve tanto o autocontrole corporal, quanto a destreza para manipular objetos. Exemplos: cirurgiões, bailarinos, atletas e escultores.   6 - INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL  É a habilidade de reconhecer os próprios sentimentos e desenvolver modelos mentais precisos sobre si mesmo. Através dela você conhece seus sentimentos, sonhos e idéias. Exemplificando: é observável através da manifestação das outras inteligências como a verbal-linguística ou a corporal-cinestésica.

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER 7 - INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL Habilidade de interagir com as outras pessoas, entendê-las e interpretar seu comportamento. Exemplos: líderes, religiosos, professores e terapeutas.  

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO A MATEMÁTICA PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES? QUAL A VIABILIDADE DE SE ENSNAR MATEMÁTICA EXPLORANDO AS IM? QUAL SERIA A ACEITAÇÃO DOS ALUNOS? QUAL A DISPONIBILIDADE TEÓRICO PRÁTICO PARA ESSA METODOLOGIA? É POSSÍVEL AULAS DE MATEMÁTICA QUE ENGLOBEM TODAS AS IM?

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATIVIDADES: INT. LINGÜÍSTICA: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS. INT. CORPORAL CINESTÉSICA E VISUAL ESPACIAL: NOÇÃO DE PESO, MASSA, VOLUME. DESAFIOS MATEMÁTICOS COM MÍMICAS, TEATROS, ILUSÃO DE ÓTICA. INT. MUSICAL: MATEMÁTICA E TEORIA MUSICAL. INT.LÓGICO-MATEMÁTICA: DESAFIOS MATEMÁTICOS E DE LÓGICA. INT. INTERPESSOAL E INTRAPESSOAL: PRESENTE EM TODAS AS ATIVIDADES.