“Os princípios educativos que caracterizam a escola única em Gramsci.”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
Relação professor/aluno
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Perfil do Profissional
Teoria Psicogenética de Piaget
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Características de um bom professor de biologia
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS E APLICAÇÕES I
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Literatura Linhas de Pesquisa
Conceitos e Gerações de EAD
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Emile Durkheim e o fato social
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Interdisciplinaridade, currículo, pesquisa e a formação docente. 2014
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Teoria Estruturalista Flávio Oliveira
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Sociologia Clássica e Educação II
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Sociologia Clássica e Educação
(Luna Galano Mochcovitch)
SERVIÇO SOCIAL 5º PERÍODO.
As teorias tradicionais do currículo
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Max Weber e a educação.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA GRISPUN, Mirian P.S. Zippin (org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez,
Transcrição da apresentação:

“Os princípios educativos que caracterizam a escola única em Gramsci.” Prof. José Kuiava - UNIOESTE e-mail: jose.kuiava@gmail.com

O princípio da coerção interna da escola Gramsci nega a coerção externa da escola, mas relaciona o princípio pedagógico com o princípio regulador das relações sociais no mundo do trabalho. Gramsci escreve que “o princípio da coerção, no mundo do trabalho, era justo, mas a forma que havia assumido era errada; o modelo militar tinha-se convertida em um procedimento funesto – os exércitos do trabalho falharam”, em referência de Manacorda. Entretanto, Gramsci elogia o princípio da coerção utilizada pelo americanismo: Na América, a racionalização e o proibicionismo estão indubitavelmente interligados; as enquetes dos industriais sobre a vida particular dos operários, o serviço de inspeção criado por alguns industriais para controlar a “moralidade” dos operários constituem uma necessidade do novo método de trabalho (GRAMSCI, apud MANACORDA, 1990, p.166-167).

O princípio da espontaneidade não no espontaneísmo rousseauniano, “o que se traduz no abandono do jovem aos influxos casuais do ambiente, na renúncia a educar”, mas num novo espontaneísmo, que significa “uma nova relação entre espontaneidade e autoridade.

Princípio da criatividade não se trata de uma escola de `inventores e descobridores', “mas de uma escola em que a recepção (aprendizagem) ocorre `por meio de um esforço espontâneo e autônomo do aluno', enquanto o professor exerce uma função de controle e de orientação amigável, como ocorre ou deveria ocorrer na universidade”, aponta Manacorda. “Sob a vigilância, mas não sob o controle visível do professor”, escreve Gramsci.

O princípio da unidade da teoria com a prática este princípio sem dúvida se apresenta entre os mais profundos, significativos e complexos para a escola. Esta unidade se expressa da seguinte relação: quando a prática se torna teórica e quando a teoria se torna prática. Parece mais um trocadilho que um princípio. Sem dúvida, este é um dos maiores, se não o maior e mais complexo dos princípios pedagógicos da escola, no passado e no presente.

Princípio da autodisciplina intelectual a escola é um espaço, uma instituição social, um “aparelho ideológico” do Estado e da sociedade civil, de formação de intelectuais, os da escola clássica como intelectuais tradicionais; os da escola única, unitária e criativa como intelectuais do novo tipo, os intelectuais orgânicos, os intelectuais modernos (o técnico de fábrica). A superação da disciplina imposta e controladora exterior por uma autodisciplina intelectual teoricamente ilimitada.

Princípio da autonomia moral a necessidade de romper com o dogmatismo clássico – jesuítico- e com os valores contidos e expressos no folclore, restabelecendo um entrelaçamento de uma nova cultura geral humanística com a ciência e o trabalho.

Poderíamos ainda, apenas a título de menção sem a necessária conceituação, apontar outros princípios pedagógicos tais como o trabalho como princípio educativo; o princípio da crítica e auto-crítica; o princípio da unidade do trabalho e a ciência; o princípio da unidade do trabalho intelectual com o trabalho operacional/industrial/profissional; o princípio da democracia; o princípio da unidade permanente de pesquisa e outros mais. São temas e conceitos complexos e profundos, que merecem muita leitura, exame e reflexão. Como bem diriam os italianos: cose a fare. Para todos nós da educação pública, é claro.