Gestão da Mudança e Visão do Futuro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Planejamento Estratégico de Marketing
O ambiente organizacional
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
Estratégia Empresarial
Marketing Estratégico
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Gestão Estratégica.
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
Planejamento Estratégico AULA 6 Fevereiro/2011
Prof. Romualdo Ayres Costa
Gestão de Mudanças 1.
Aula 2 Ambiente de Marketing.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Repensando a Logística
Repensando a logística
Estratégias do agronegócio
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
QUANDO É PRECISO UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS ?
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Repensando a Logística
Administração de Marketing I
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
Equipe de Gestão.
FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA
Em Contexto de Grandes Mudanças
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
Estratégia Organizacional
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Plano de negócio.
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Estratégias Competitivas Genéricas
Posicionamento Estratégico
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Análise do Ambiente Competitivo
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Planejamento Estratégico de Marketing
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
EAD 763 – Estratégia de Operações Gestão da Rede de Suprimentos 23/03/15.
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Prof. Me. Gustavo Benevides

Gestão da Mudança e Visão do Futuro “O Futuro Não é Previsto Ele é Preparado.” (Maurice Blondel)

Gestão da Mudança e Visão do Futuro O Ciclo Gestão Estratégica Análise de Cenários Estratégia Corporativa Matriz de análise estratégica Análise do contexto Competitivo Diretrizes e Objetivos Análise do ambiente organizacional Estratégia de Negócios Estratégias Funcionais Monitoramento e Avaliação Implementação e Controle

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Análise Estratégica : Técnicas e Ferramentas

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Diagnósticos & Resultados Cenários, Tendências, Oportunidades e Ameaças Macro Ambiente Externo Estrutura Setorial e Concorrência Setorial e Concorrência Cadeia de Valor, Processos chaves, Competências e recursos Ambiente Interno

Gestão da Mudança e Visão do Futuro “ O Futuro é um horizonte aberto a múltiplas possibilidades” (Guerreiro Ramos)

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Influências do Ambiente no Desempenho Estratégico CENÁRIOS MUNDIAIS Dimensão Ambiental Econômica Social Tecnológica Político- institucional Energética Cultural CENÁRIOS NACIONAIS E REGIONAIS SETOR Organização

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Re-direcionamento Estratégico Cenário Atual Futuro Missão , Visão e Políticas Gestão da Mudança Evolução de Vendas Objetivos Situação Futura Missão, Visão, In Estratégias e Planos

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Contexto da Estratégia Institucional Políticas Corporativas Visão Institucional Missão Institucional Estrutura Organizacional Sistemas Administrativos Estratégia Corporativa Valores corporativos Gestão de Portfólio das Organizações Segmentação Em Unidades Integração vertical entre os elementos da cadeia Identificar desafios, definir Medidas de performance para a Instituição e as Organizações; Sinergia lateral entre Unidades

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Integração da Estratégia Relacionamento c/ clientes Atendimento Produção Financeira Inovação Marketing Estratégia Competitiva Tecnologia da Informação Vendas Tecnologia Gestão de pessoas Cadeia de suprimentos Logística de Distribuição

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Competências Essenciais Conjunto particular de know-how técnico da organização. Permeia em diferentes níveis toda a empresa. É a vantagem competitiva particular da empresa e resulta em valor diferencial percebido pelos clientes e são difíceis de serem imitados. Obs.: Ler papers: 1- The Core Competence of the Corporation. Pharalad, C.K. e Hamel, G. 2- VANTAGEM COMPETITIVA: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. Vasconcelos, Flávio C. (EAESP/FGV) e Cyrino, Álvaro B. Gerente de Projetos da Fundação Dom Cabral.

Gestão da Mudança e Visão do Futuro A metáfora do iceberg Capital Financeiro Capital Intelectual Valor de Mercado da Empresa

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Aliança Estratégica A definição de aliança estratégica é mencionada por Lorange e Roos (1996), que propõe características pelas quais pode-se caracterizar as alianças estratégicas: Nacionalidade e grau de cooperação entre as empresas; Contribuição de cada empresa decorrente de sua cadeia de valor; Escopo geográfico e missão (em sentido de cadeia de valor); Relativo poder de barganha e propriedade.

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Harbison e Pekar Jr. (1996) ilustraram uma metodologia para a formação de alianças que é mostrado na figura abaixo:

Gestão da Mudança e Visão do Futuro

Gestão da Mudança e Visão do Futuro As Organizações Inteligentes As organizações inteligentes estão comprometidas com a abertura às novas idéias, com a geração de novos conhecimentos e com a divulgação de informações e conhecimentos. As organizações inteligentes buscam altos níveis de colaboração entre pessoas de diferentes áreas de negócios. Obviamente, uma organização inteligente é mais bem sucedida em melhorias contínuas (BATEMAN e SNELL, 1998, p.62).

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Posicionamento Estratégico PORTER - Estratégias Genéricas (Liderança por custo, diferenciação e enfoque) Versus D’AVENI – Arenas Competitivas

Gestão da Mudança e Visão do Futuro COMPETIÇÃO e HIPERCOMPETIÇÃO Raciocínio Estratégico Concorrência Mercado Potencialidades da Empresa

Gestão da Mudança e Visão do Futuro COMPETIÇÃO e HIPERCOMPETIÇÃO A Hipercompetição, D’Aveni (1995), repousa sobre o princípio que a concorrência utiliza quatro alavancas principais, todas elas em evolução constante, que são: a relação custo/qualidade, o tempo, o saber fazer, as barreiras à entrada e a capacidade financeira.

Gestão da Mudança e Visão do Futuro COMPETIÇÃO e HIPERCOMPETIÇÃO ARENAS COMPETITIVAS Custo/Qualidade Timing/ Know – How Fortalezas Reservas Financeiras

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Ciclo na Arena – Custo (Preço)/Qualidade Ir para nova arena Volta a guerra de preços Mercado tipo Commodity Tentativas de redefinir Qualidade Movimento em direção o valor ótimo Nichos e Flancos Produtores de linha completa Manobras preço/qualidade Guerra de Preços

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Ciclo na Arena - Custo (Preço)/Qualidade EXEMPLO: Video Cassete 2, 4, 8, 16 cabeças – para o DVD; DOS para Windows.

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Ciclo na Arena - Timing/Know How Transformação ou grande salto Superando os obstáculos Criando impedimentos às imitações Imitação e melhoria por seguidores Vantagens de ser pioneiro

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Ciclo na Arena - Fortalezas Tréguas instáveis Entraves com dificuldade em perceber o dominante Superando Barreiras Reação retardada da dominante Contra resposta da empresa dominante a um ataque Atacar a fortaleza de um concorrente Construindo barreiras para criar Fortalezas

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Ciclo na Arena - Reservas Financeiras Poder compensador das pequenas Pequenas neutralizam as vantangens O grande se esquiva das leis antitruste Menores recorrem à justiça e ao Governo Fora com eles

Gestão da Mudança e Visão do Futuro Dinâmica Simulador 6Ps - Formação das equipes Atribuição dos papéis / cargos/ áreas funcionais Empresas Oligopolistas Mercado Nacional Produto: Industria produtora e distribuidora de Notebooks Veja o manual do Simulador – Laboratório de Gestão 6Ps.

Gestão da Mudança e Visão do Futuro REFERÊNCIAS BATEMAN, Thomas S e SNELL, Scott A. ADMINISTRAÇÃO; Construindo Vantagem Competitiva. São Paulo: Atlas, 1998. D'AVENI, Richard A. Hipercompetição estratégias para dominar a dinâmica do mercado. Rio de Janeiro: Campus, 1995. HARBISON, John R., PEKAR JUNIOR, Peter Alianças estratégicas: quando a parceria é a alma do negócio e caminho para o sucesso. São Paulo: Futura, 1999. LORANGE, Peter, ROOS, Johan Alianças estratégicas: formação, implementação e evolução. São Paulo: Atlas, 1996. MONTGOMERY, Cynthia A.; PORTER, Michael E. Estratégia: a busca da vantagem competitiva . 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1993. PRAHALAD, N.K, e HAMEL, G. The Core Competence of the Corporation. Havard Business Review, may – june, 1990.