Gestão da Mudança e Visão do Futuro Prof. Me. Gustavo Benevides
Gestão da Mudança e Visão do Futuro “O Futuro Não é Previsto Ele é Preparado.” (Maurice Blondel)
Gestão da Mudança e Visão do Futuro O Ciclo Gestão Estratégica Análise de Cenários Estratégia Corporativa Matriz de análise estratégica Análise do contexto Competitivo Diretrizes e Objetivos Análise do ambiente organizacional Estratégia de Negócios Estratégias Funcionais Monitoramento e Avaliação Implementação e Controle
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Análise Estratégica : Técnicas e Ferramentas
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Diagnósticos & Resultados Cenários, Tendências, Oportunidades e Ameaças Macro Ambiente Externo Estrutura Setorial e Concorrência Setorial e Concorrência Cadeia de Valor, Processos chaves, Competências e recursos Ambiente Interno
Gestão da Mudança e Visão do Futuro “ O Futuro é um horizonte aberto a múltiplas possibilidades” (Guerreiro Ramos)
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Influências do Ambiente no Desempenho Estratégico CENÁRIOS MUNDIAIS Dimensão Ambiental Econômica Social Tecnológica Político- institucional Energética Cultural CENÁRIOS NACIONAIS E REGIONAIS SETOR Organização
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Re-direcionamento Estratégico Cenário Atual Futuro Missão , Visão e Políticas Gestão da Mudança Evolução de Vendas Objetivos Situação Futura Missão, Visão, In Estratégias e Planos
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Contexto da Estratégia Institucional Políticas Corporativas Visão Institucional Missão Institucional Estrutura Organizacional Sistemas Administrativos Estratégia Corporativa Valores corporativos Gestão de Portfólio das Organizações Segmentação Em Unidades Integração vertical entre os elementos da cadeia Identificar desafios, definir Medidas de performance para a Instituição e as Organizações; Sinergia lateral entre Unidades
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Integração da Estratégia Relacionamento c/ clientes Atendimento Produção Financeira Inovação Marketing Estratégia Competitiva Tecnologia da Informação Vendas Tecnologia Gestão de pessoas Cadeia de suprimentos Logística de Distribuição
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Competências Essenciais Conjunto particular de know-how técnico da organização. Permeia em diferentes níveis toda a empresa. É a vantagem competitiva particular da empresa e resulta em valor diferencial percebido pelos clientes e são difíceis de serem imitados. Obs.: Ler papers: 1- The Core Competence of the Corporation. Pharalad, C.K. e Hamel, G. 2- VANTAGEM COMPETITIVA: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. Vasconcelos, Flávio C. (EAESP/FGV) e Cyrino, Álvaro B. Gerente de Projetos da Fundação Dom Cabral.
Gestão da Mudança e Visão do Futuro A metáfora do iceberg Capital Financeiro Capital Intelectual Valor de Mercado da Empresa
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Aliança Estratégica A definição de aliança estratégica é mencionada por Lorange e Roos (1996), que propõe características pelas quais pode-se caracterizar as alianças estratégicas: Nacionalidade e grau de cooperação entre as empresas; Contribuição de cada empresa decorrente de sua cadeia de valor; Escopo geográfico e missão (em sentido de cadeia de valor); Relativo poder de barganha e propriedade.
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Harbison e Pekar Jr. (1996) ilustraram uma metodologia para a formação de alianças que é mostrado na figura abaixo:
Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Gestão da Mudança e Visão do Futuro As Organizações Inteligentes As organizações inteligentes estão comprometidas com a abertura às novas idéias, com a geração de novos conhecimentos e com a divulgação de informações e conhecimentos. As organizações inteligentes buscam altos níveis de colaboração entre pessoas de diferentes áreas de negócios. Obviamente, uma organização inteligente é mais bem sucedida em melhorias contínuas (BATEMAN e SNELL, 1998, p.62).
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Posicionamento Estratégico PORTER - Estratégias Genéricas (Liderança por custo, diferenciação e enfoque) Versus D’AVENI – Arenas Competitivas
Gestão da Mudança e Visão do Futuro COMPETIÇÃO e HIPERCOMPETIÇÃO Raciocínio Estratégico Concorrência Mercado Potencialidades da Empresa
Gestão da Mudança e Visão do Futuro COMPETIÇÃO e HIPERCOMPETIÇÃO A Hipercompetição, D’Aveni (1995), repousa sobre o princípio que a concorrência utiliza quatro alavancas principais, todas elas em evolução constante, que são: a relação custo/qualidade, o tempo, o saber fazer, as barreiras à entrada e a capacidade financeira.
Gestão da Mudança e Visão do Futuro COMPETIÇÃO e HIPERCOMPETIÇÃO ARENAS COMPETITIVAS Custo/Qualidade Timing/ Know – How Fortalezas Reservas Financeiras
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Ciclo na Arena – Custo (Preço)/Qualidade Ir para nova arena Volta a guerra de preços Mercado tipo Commodity Tentativas de redefinir Qualidade Movimento em direção o valor ótimo Nichos e Flancos Produtores de linha completa Manobras preço/qualidade Guerra de Preços
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Ciclo na Arena - Custo (Preço)/Qualidade EXEMPLO: Video Cassete 2, 4, 8, 16 cabeças – para o DVD; DOS para Windows.
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Ciclo na Arena - Timing/Know How Transformação ou grande salto Superando os obstáculos Criando impedimentos às imitações Imitação e melhoria por seguidores Vantagens de ser pioneiro
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Ciclo na Arena - Fortalezas Tréguas instáveis Entraves com dificuldade em perceber o dominante Superando Barreiras Reação retardada da dominante Contra resposta da empresa dominante a um ataque Atacar a fortaleza de um concorrente Construindo barreiras para criar Fortalezas
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Ciclo na Arena - Reservas Financeiras Poder compensador das pequenas Pequenas neutralizam as vantangens O grande se esquiva das leis antitruste Menores recorrem à justiça e ao Governo Fora com eles
Gestão da Mudança e Visão do Futuro Dinâmica Simulador 6Ps - Formação das equipes Atribuição dos papéis / cargos/ áreas funcionais Empresas Oligopolistas Mercado Nacional Produto: Industria produtora e distribuidora de Notebooks Veja o manual do Simulador – Laboratório de Gestão 6Ps.
Gestão da Mudança e Visão do Futuro REFERÊNCIAS BATEMAN, Thomas S e SNELL, Scott A. ADMINISTRAÇÃO; Construindo Vantagem Competitiva. São Paulo: Atlas, 1998. D'AVENI, Richard A. Hipercompetição estratégias para dominar a dinâmica do mercado. Rio de Janeiro: Campus, 1995. HARBISON, John R., PEKAR JUNIOR, Peter Alianças estratégicas: quando a parceria é a alma do negócio e caminho para o sucesso. São Paulo: Futura, 1999. LORANGE, Peter, ROOS, Johan Alianças estratégicas: formação, implementação e evolução. São Paulo: Atlas, 1996. MONTGOMERY, Cynthia A.; PORTER, Michael E. Estratégia: a busca da vantagem competitiva . 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1993. PRAHALAD, N.K, e HAMEL, G. The Core Competence of the Corporation. Havard Business Review, may – june, 1990.