“Eu quero ser professor de Educação Física”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Desempenho
Advertisements

Projecto “Quero Ser Professora de EF”
Métodos de Estudo na Universidade
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Equipe Carmela Caruso Aluotto 6º ao 9º ano
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Autoridade se constrói
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Programa aluno pesquisador
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
GRUPO 510 Análise do diagnóstico feito sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos, estratégias e resultados obtidos.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
O sucesso do trabalho pedagógico
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Projeto de Investigação
P ROJETO Docente: Prof. Nuno Corte Real Discente: Filipe Chaves Porto, 13 de Maio de 2013 Psicologia da Educação.
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Oficina de Apropriação de Resultados
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Sala de informática 2009 Com a Prof a. Débora DéboraFamíliaTrabalho.
Sinais de pontuação.
O meu percurso. A Unidade Curricular Psicologia da Educação….
Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Preparar-se para ser um mediador na escola espírita de evangelização: Evangelizar é uma tarefa árdua e sublime, que exige de nós muito empenho, dedicação.
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
RESULTADOS DO INQUÉRITO PROFESSORES DO AGRUPAMENTO Professores do Agrupamento = 162 Inquéritos analisados = 82 Legenda: Agree = Concordo Partially Agree.
Psicologia do Desporto Docente: Nuno Corte-Real Discente: Joana Almeida Abril, 2014.
Psicologia da Educação Ana Rita Teixeira Ana Rita Teixeira Ana Rita Teixeira
Psicologia da Educação Autores Discente: Filipe Chaves Docente: Professor Nuno Corte-Real Porto, 8 de Abril de 2013.
ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO SPGL-FENPROF, LISBOA, 4 DE JULHO DE 2015 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE MANUELA ESTEVES INSTITUTO.
Como elaborar um plano de aula
SITUAÇÕES.
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
Blablabla Lorem Ipsum Café com RH Cluster Goiânia – Jan/15.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Estatística : Medidas de Tendência Central. E você é capaz de... explicar o que Edu Lobo quer dizer ao cantar : “Sou brasileiro de estatura mediana Gosto.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
“A Supervisão pedagógica nas Escolas TEIP”
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
Turma A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DEBATE ‘O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVO’
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Aprendendo a Dança da Vida
Comportamento de Indisciplina
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
Projeto – Eu quero ser Professor de Educação Física
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Promoção do Sucesso Educativo Junho de Enquadramento 2- Diagnóstico 3- Mesa Redonda 4- Debate 5- Conclusões.
Transcrição da apresentação:

“Eu quero ser professor de Educação Física” Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Psicologia da Educação – Prática Projeto: “Eu quero ser professor de Educação Física” Docente: Professor Nuno Corte-Real Discente: António Machado Porto, abril 2014

Para ser professor é necessário: Projeto: “Eu quero ser professor de Educação Física” Refletir, avaliar e anotar os seus problemas; Ter vocação e formação; Valorizar as características individuais; Estipular objetivos concretizáveis;

Diagnóstico Participado Reflexão Individual; Conversas informais com professores e colegas.

Problemas/Manifestações • Controlo da turma; A aula perde todo o interesse para os alunos e para o professor; Falta de conhecimento em algumas matérias de ensino; Os alunos ficam incapacitados de apreenderem mais (profundidade da matéria); • Lidar com casos de indisciplina. Perda de estatuto do professor; Os alunos fazem o que querem.

Causas Inexperiência em lidar com grupos; Má preparação para lecionar as aulas e grande variedade de conhecimentos que um professor de educação física tem que ter; Não sou suficientemente rígido nestes casos.

Características Individuais Persistente; Trabalhador; Organizado; Humilde.

Priorização dos problemas Problemas/Necessidades Importância Tempo Recursos Custos Total Controlo da turma 5 1 4 15 Falta de conhecimentos 2 11 Lidar com indisciplina 3

Lecionar aulas nos próximos anos. Objetivos Gerais Específicos Lecionar aulas nos próximos anos. Numa próxima intervenção conseguir controlar a turma, mantendo todos os alunos interessados no meu discurso, evitando a existência de casos problemáticos; Alcançar experiência e ser capaz de resolver de forma autónoma, todas as situações que apareçam durante o próximo ano letivo – Mestrado/ Estágio.

Plano de Atividades Criar exercícios cuja organização dos alunos seja em pares e formar duplas em que um aluno é melhor comportado que o outro; Utilizar estratégias para atribuir responsabilidades aos alunos, de modo a serem um exemplo a seguir; Planear uma aula que não permita muitos tempos de paragem, para que alunos estejam m maioritariamente em empenhamento motor; Filmar uma aula e analisar as filmagens de modo a corrigir a minha atitude, o meu posicionamento e a minha postura.

Como avaliar…   Obter feedbaks por parte dos colegas que observam a aula; Refletir no final de cada aula lecionada; Analisar as filmagens;

Avaliação Após a aula de Dança, na escola da Areosa, recolhi feedbacks juntos dos colegas que observaram a aula, os quais me disseram que melhorei bastante a nível do controlo da turma, tendo também recebido elogios por parte da professora; Elaborei uma reflexão acerca do meu desempenho na aula, na qual também fiz referência ao modo como controlei a turma. Conclui que, apesar de ter sentido que controlei melhor a turma, ainda posso melhorar mais; Não deu para analisar imagens da aula porque não tive oportunidade de realizar filmagens.  

Obrigado pela vossa atenção!