“Eu quero ser professor de Educação Física” Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Psicologia da Educação – Prática Projeto: “Eu quero ser professor de Educação Física” Docente: Professor Nuno Corte-Real Discente: António Machado Porto, abril 2014
Para ser professor é necessário: Projeto: “Eu quero ser professor de Educação Física” Refletir, avaliar e anotar os seus problemas; Ter vocação e formação; Valorizar as características individuais; Estipular objetivos concretizáveis;
Diagnóstico Participado Reflexão Individual; Conversas informais com professores e colegas.
Problemas/Manifestações • Controlo da turma; A aula perde todo o interesse para os alunos e para o professor; Falta de conhecimento em algumas matérias de ensino; Os alunos ficam incapacitados de apreenderem mais (profundidade da matéria); • Lidar com casos de indisciplina. Perda de estatuto do professor; Os alunos fazem o que querem.
Causas Inexperiência em lidar com grupos; Má preparação para lecionar as aulas e grande variedade de conhecimentos que um professor de educação física tem que ter; Não sou suficientemente rígido nestes casos.
Características Individuais Persistente; Trabalhador; Organizado; Humilde.
Priorização dos problemas Problemas/Necessidades Importância Tempo Recursos Custos Total Controlo da turma 5 1 4 15 Falta de conhecimentos 2 11 Lidar com indisciplina 3
Lecionar aulas nos próximos anos. Objetivos Gerais Específicos Lecionar aulas nos próximos anos. Numa próxima intervenção conseguir controlar a turma, mantendo todos os alunos interessados no meu discurso, evitando a existência de casos problemáticos; Alcançar experiência e ser capaz de resolver de forma autónoma, todas as situações que apareçam durante o próximo ano letivo – Mestrado/ Estágio.
Plano de Atividades Criar exercícios cuja organização dos alunos seja em pares e formar duplas em que um aluno é melhor comportado que o outro; Utilizar estratégias para atribuir responsabilidades aos alunos, de modo a serem um exemplo a seguir; Planear uma aula que não permita muitos tempos de paragem, para que alunos estejam m maioritariamente em empenhamento motor; Filmar uma aula e analisar as filmagens de modo a corrigir a minha atitude, o meu posicionamento e a minha postura.
Como avaliar… Obter feedbaks por parte dos colegas que observam a aula; Refletir no final de cada aula lecionada; Analisar as filmagens;
Avaliação Após a aula de Dança, na escola da Areosa, recolhi feedbacks juntos dos colegas que observaram a aula, os quais me disseram que melhorei bastante a nível do controlo da turma, tendo também recebido elogios por parte da professora; Elaborei uma reflexão acerca do meu desempenho na aula, na qual também fiz referência ao modo como controlei a turma. Conclui que, apesar de ter sentido que controlei melhor a turma, ainda posso melhorar mais; Não deu para analisar imagens da aula porque não tive oportunidade de realizar filmagens.
Obrigado pela vossa atenção!