COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Daniel de Souza Brandão
Grupo cujos membros interagem basicamente para partilhar informações Grupo de Trabalho Grupo cujos membros interagem basicamente para partilhar informações e tomar decisões, para mutuamente se ajudarem no desempenho da sua área.
da contribuição de cada um dos indivíduos. Equipe de Trabalho Grupo cujos esforços individuais resultam em um desempenho, que é maior do que a soma da contribuição de cada um dos indivíduos.
Habilidades Intrapessoais Auto Percepção : Conhecer os próprios estados interiores; Auto Regulação : Capacidade de lidar com os estados interiores; Auto Motivação : Tendências emocionais que guiam e facilitam o alcance de metas.
Habilidades Interpessoais Empatia : Percepção dos sentimentos, necessidades e preocupações com as outras pessoas ; Aptidões Sociais : Aptidão natural para induzir nas outras pessoas as respostas desejáveis. Devem ser baseadas na ética e nos valores morais.
Aprendizagem de Equipe Para os gregos dia-logos, denotava novas idéias e percepções que os indivíduos não conseguiriam ter sozinhos. A inteligência da equipe excede a inteligência individual, e as pessoas conseguem evoluir muito mais rápido.
assumir responsabilidades CONFLITO saber agir saber mobilizar saber transferir saber aprender saber se engajar ter visão estratégica assumir responsabilidades Conceito Diferenças incompatíveis percebidas que resultam em alguma forma de interferência e oposição. Organização Conflito Funcional Conflito Disfuncional Desempenho Organizacional
A Rainha de Copas disse : “ Veja você precisa correr tanto quanto pode para ficar no mesmo lugar. Se você quiser chegar a um outro lugar, deverá correr pelo menos duas vezes mais rápido.” ( Lewis Carroll )
Como somos humanos erramos, e como erramos nos desculpamos. As Desculpas . . . Na vida profissional, passamos metade do tempo ouvindo desculpas. E outra metade do tempo passamos dando desculpas. A explicação é cultural. Em latim culpa significa falha. Portanto “me desculpe significa, por favor, esqueça que eu falhei” Como somos humanos erramos, e como erramos nos desculpamos. Em inglês, em francês, em italiano desculpa deriva do latim ex-causa , que quer dizer sem motivo. Scusati Excusez moi Excuse me GEHRINGER, Max. O melhor de Max Gehringer na CNB : conselhos sobre carreira, currículo, comportamento e liderança. São Paulo : Globo, 2006.
Ah! Se eu tivesse feito isso 10 anos atrás. Só vou perder tempo Vou pensar. Ah! Se eu tivesse feito isso 10 anos atrás. Já tentei e não deu certo O negócio é ir levando. Isso será impossível!!! Vai dar muito trabalho Quem sabe mais prá frente.
O problema não é como pensar diferente, e MUDAR O problema não é como pensar diferente, e MUDAR. O problema é como d e l e t a r os velhos conceitos.
O MAPA DO SUCESSO INTER E INTRAPESSOAL ESTÁ EM NÓS MESMOS . . .
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Concentre-se em soluções HABILIDADES EFICAZES Começar com uma abertura positiva Lide com os problemas , não com as personalidades Esteja aberto para aceitar a assistência de terceiros Concentre-se em soluções ganha-ganha
PROCESSO DE MUDANÇA MUDANÇA ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO GRUPAL INDIVIDUAL MOTIVAÇÃO CONHECIMENTO
Luiz Fernando Veríssimo. “Uma instituição não tem cara e não tem alma. Tem história, mas não tem histórias. Cara e histórias têm as pessoas que trabalham na instituição; que são também os que lhe fornecem alma.” Luiz Fernando Veríssimo.