Bruno Veríssimo de O. Silvanº Felipe de Carvalho Moralesnº Gustavo Simões Aguiarnº Lucas V. Matos Além Silveiranº Matheus dos Santos Pradonº Nilton E. M. Moçambiquenº Rafael V. de A. Souzanº Victor Seiti Kameyamanº
Introdução: Alguns argumentam que o termo trata-se de uma contradição. 3 níveis distintos Abordagem estratégica Abordagem tática Abordagem operacional Foco: Gestão da função de operações dentro das organizações de serviço
No passado: acreditava-se que para definir função de operações, bastava uma gestão a curto prazo Problemas: Não analisava-se interface com outras funções Gestão muito operacional
Pós Segunda Guerra Eua – Posição de destaque no cenário mundial – gera uma acomodação Japão – Grandes esforços levam ao país a um crescimento sem precedentes – produtos com melhor preço e qualidade SURPREENDENTEMENTE Aparecem críticas nos EUA Manufatura excessivamente reativa e operacional – necessita-se de um tratamento ESTRATÉGICO
Exemplo: Varig Conta com milhões de dólares apenas em uma pequena amostra de seus estoques Porém isto não torna a função de operações mais importante que em outras empresas
Segundo Skinner, uma organização e gerência de operações produtivas não é algo padrão: Depende da forma que se decide competir no mercado Conceito de Trade-offs: Não é possível melhorar em todos aspectos ao mesmo tempo
Conceito: surgiu no final dos anos 70 Objetivo: Garantir que a função de gerenciar os processos de produção e entrega de valor ao cliente seja alinhada com a intenção estratégica da empresa quanto ao mercado que pretende atuar.
Apoio para a estratégia empresarial Implementação da estratégia empresarial Impulsionadora da estratégia empresarial.
Esclarecer os objetivos de desempenho ligados à produção Desenvolver recursos para estabelecer condições necessárias a implementação da estratégia. Organizar e treinar funcionários. Desenvolver relacionamentos com fornecedores.
É a produção que coloca em prática a estratégia. Supervisionar o andamento Organizar a implementação
Para dar certo é primordial analisar elementos externos: cliente, fornecedores, concorrência Fuga do Taylorismo: não existe uma forma para se fazer o trabalho – tudo depende do ambiente que se atua
Estratégia é um padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente e têm o objetivo de fazê-la atingir seus objetivos de longo prazo. Gestão de Operações: gerenciamento dos recursos e processos produtivos
Nos anos recentes, tem-se um cenário econômico e industrial turbulento Mudanças TENDEM a ocorrer. Isto prejudica o planejamento a longo prazo Dois principais métodos usados por gestores: 1) Flexibilidade: lidando com os efeitos da mudança já ocorrida 2)Controle: controlando para que não ocorra a mudança
Alguns exemplos de controle de mudanças A) Focalizar – Estratégia adotada pelo Mc´Donalds – utiliza uma gama estreita de produtos e serviços B) Delegar/Subcontratar: Um hospital que contrate uma outra empresa para lidar com as diversas operações em seu OS – Restringi-se as mudanças com as quais tem que lidar no futuro
C) Negociar/Promover: Interação com o cliente. Reduzindo assim as mudanças que ele pode demandar D) Manter/Atualizar/Treinar: Manutenções preventivas para lidar com máquinas quebradas – Hopi Hari utiliza as segundas-feiras este procedimento. Treinar: treinamento de funcionários – Reduz incertezas nas tomadas de decisão e comportamento.
Flexibilidade de Produto: habilidade de desenvolver ou modificar produtos e processos Flexibilidade de Mix: habilidade de fazer um mix de serviços em um dado tempo Flexibilidade de Volume: habilidade de mudar o nível de saída do processo para determinado mix de produtos Flexibilidade de Entrega: quão a empresa é capaz de mudar seus prazos de entrega de acordo com a demanda
Analisa simultaneamente os aspectos de desempenho de acordo com o cliente Critérios ganhadores de pedidos Critérios qualificados Critérios menos importantes Analisa o desempenho competitivo da operação Comparação da quantidade horas-homem de trabalho
OBRIGADO