FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Estratégica Conceitos
Advertisements

Objetivos do Planejamento Estratégico
Módulo 5.2- Estratégias Gerais
Administração Estratégica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ANÁLISE SWOT Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças)
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Administração Estratégica João Carlos Bragança
Administração Estratégica
Estratégia Global (“Corporate”)
Seminário Avançado - Eletiva A
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização
Módulo 4 - O Processo do Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico AULA 6 Fevereiro/2011
Ana Paula Santos Carlos Augusto Rodrigues Marco Antonio Santos
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO
Planejamento estratégico
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
MATRIZ BCG.
Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento
Análise SWOT Matriz BCG
Diagnóstico organizacional
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
A importância do Planejamento Estratégico
PROFº. MSC JOSÉ RODRIGUES ARAÚJO ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II.
Planejamento estratégico.
2014 Módulo IV – Generalidades sobre Administração Estratégica Módulo 4.2 – Objetivos da Administração Estratégica - Vantagem Competitiva.
Processo de Controle Estratégico e Desempenho
Estratégia – considerações iniciais
Planejamento Estratégico
Matriz BCG.
Estratégia Organizacional
Seminário Avançado - Eletiva A
Planejamento e estratégia
Seminário Avançado - Eletiva A
MATRIZ BCG.
ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS – PARTE I
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
O processo de Marketing Aula 5. Matriz BCG.
Estratégia Organizacional
Formulação de Estratégia
Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações Brasileiras: cinco aspectos sobre a competitividade-preço.
Modelo de Administração Estratégica1
Posicionamento Estratégico
Estratégia de Nível Corporativo
Administração Estratégica Aulas 05 e 06 1.
Administração Estratégica e Competitividade
GESTÃO ESTRATÉGICA Tipos de Estratégias Empresariais
Planejamento e Estratégia
Administração Estratégica Aulas 07 e 08 1.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Curso: Superior de Tecnologia Análise de portfolio de
Ciências Contábeis 5° Fase Professora: Débora Raquel Neuenfeld
Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
Planejamento Estratégico Profª Camila Taquetti Planejamento e Gestão de Serviços Sociais II.
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Modelos de Estratégias de Crescimento
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Planejamento Estratégico Prof. Marcelo Maia. 1) (FCC METRÔ SP 2008) Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 0 Apresentação de “Administração Estratégica” 6º. e 7º. Semestres do Curso de Administração.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 7 Objetivos e Estratégias Gerais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/15.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/17 Aula 7 Objetivos e Estratégias Gerais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA CONTEÚDO IV Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira Gestão estratégica Análise Diretriz Formulação Implementação Controle Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Estratégias corporativas Estratégias de negócios Estratégias funcionais Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA BARNEY, Jay B. e HESTERLY, William S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2007. CERTO, Samuel C. e PETER, J. P. Administração estratégica: Planejamento e implantação da estratégia. 3ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010. HITT, Michael A.; IRELAND, R. Duane e HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: Competitividade e globalização. 2ª Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. WRIGHT, P., KROLL, M. J. e PARNELL, J. Administração estratégica: Conceitos. São Paulo: Atlas, 2000. Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

ANÁLISE DE QUESTÕES CRÍTICAS Quais são os propósitos e os objetivos da organização? Para onde a organização está indo no momento? Quais fatores ambientais críticos a organização enfrenta? O que pode ser feito para que os objetivos organizacionais sejam alcançados de forma mais efetiva no futuro? ANÁLISE DE QUESTÕES CRÍTICAS Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

ANÁLISE DOS FATORES EXTERNOS E INTERNOS ANÁLISE EXTERNA OPORTUNIDADES AMEAÇAS ANÁLISE INTERNA FORTALEZAS FRAQUEZAS ANÁLISE DOS FATORES EXTERNOS E INTERNOS Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

Estabilidade Crescimento Redução Estratégias segundo Certo Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

CRESCIMENTO – AQUISIÇÕES INTEGRAÇÃO DIVERSIFICAÇÃO VERTICAL OU HORIZONTAL RELACIONADA OU CONCENTRADA OU NÃO RELACIONADA OU CONGLOMERADA Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

Estratégias segundo Ansoff Penetração no mercado Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento de produto Diversificação PRODUTOS PRODUTOS MERCADOS TRADICIONAIS NOVOS TRADICIONAIS MERCADOS NOVOS Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

CRESCIMENTO - PARCERIAS FUSÕES JOINT VENTURES Uma empresa se une a outra para formar uma nova organização. Uma organização trabalha com outra em um projeto específico. Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

Estratégias segundo Miles e Snow Analítico Defensivo Prospectivo Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

? $ L ? ? Matriz BCG de Crescimento e Participação no Mercado Estrelas Pontos de interrogação Vacas leiteiras Vira-latas ou Abacaxis PARTICIPAÇÃO DE MERCADO Matriz BCG de Crescimento e Participação no Mercado GRANDE PEQUENA CRESCIMENTO DO MERCADO GRANDE ? ? ? PEQUENO $ L Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

Diferenciação Custo Foco Estratégias segundo Porter Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira EXERCÍCIO Analisar estratégias de estudos de casos apresentados em revistas (exame) 13/10/2010 Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira