FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA CONTEÚDO IV Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira Gestão estratégica Análise Diretriz Formulação Implementação Controle Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Estratégias corporativas Estratégias de negócios Estratégias funcionais Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA BARNEY, Jay B. e HESTERLY, William S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2007. CERTO, Samuel C. e PETER, J. P. Administração estratégica: Planejamento e implantação da estratégia. 3ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010. HITT, Michael A.; IRELAND, R. Duane e HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: Competitividade e globalização. 2ª Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. WRIGHT, P., KROLL, M. J. e PARNELL, J. Administração estratégica: Conceitos. São Paulo: Atlas, 2000. Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
ANÁLISE DE QUESTÕES CRÍTICAS Quais são os propósitos e os objetivos da organização? Para onde a organização está indo no momento? Quais fatores ambientais críticos a organização enfrenta? O que pode ser feito para que os objetivos organizacionais sejam alcançados de forma mais efetiva no futuro? ANÁLISE DE QUESTÕES CRÍTICAS Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
ANÁLISE DOS FATORES EXTERNOS E INTERNOS ANÁLISE EXTERNA OPORTUNIDADES AMEAÇAS ANÁLISE INTERNA FORTALEZAS FRAQUEZAS ANÁLISE DOS FATORES EXTERNOS E INTERNOS Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
Estabilidade Crescimento Redução Estratégias segundo Certo Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
CRESCIMENTO – AQUISIÇÕES INTEGRAÇÃO DIVERSIFICAÇÃO VERTICAL OU HORIZONTAL RELACIONADA OU CONCENTRADA OU NÃO RELACIONADA OU CONGLOMERADA Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
Estratégias segundo Ansoff Penetração no mercado Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento de produto Diversificação PRODUTOS PRODUTOS MERCADOS TRADICIONAIS NOVOS TRADICIONAIS MERCADOS NOVOS Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
CRESCIMENTO - PARCERIAS FUSÕES JOINT VENTURES Uma empresa se une a outra para formar uma nova organização. Uma organização trabalha com outra em um projeto específico. Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
Estratégias segundo Miles e Snow Analítico Defensivo Prospectivo Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
? $ L ? ? Matriz BCG de Crescimento e Participação no Mercado Estrelas Pontos de interrogação Vacas leiteiras Vira-latas ou Abacaxis PARTICIPAÇÃO DE MERCADO Matriz BCG de Crescimento e Participação no Mercado GRANDE PEQUENA CRESCIMENTO DO MERCADO GRANDE ? ? ? PEQUENO $ L Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
Diferenciação Custo Foco Estratégias segundo Porter Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira EXERCÍCIO Analisar estratégias de estudos de casos apresentados em revistas (exame) 13/10/2010 Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira