A ORGANIZAÇÃO DE PROCESSO DE TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

O ambiente organizacional
Do networking à construção de redes sociais: um novo desafio.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Administração – Principais correntes
Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
A NATUREZA DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
Desenvolvimento organizacional
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
MODELOS ORGANIZACIONAIS
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 11
ABORDAGEM CONTINGENCIAL
Gestão da Cadeia de Suprimentos
POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof.a Dr.a Maria das Graças Rua.
Capítulo 6 Organização.
Estratégias do agronegócio
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
Liderança Escolar.
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Professora Andréia Oliveira Vicente
Estruturas e Configurações
Fundamentos da estrutura organizacional
Visão Transversal de TGA: Evolução dos Conceitos de “Homem”, “Organização” e “Meio Ambiente” (MOTTA; VASCONCELOS, 2006, Cap. 9) Evolução do Conceito de.
Abordagem Contingencial da Administração
Origens da Teoria Estruturalista
Qual a importância do Marketing Contábil
Estratégia Organizacional
Administração de Recursos Humanos II
MACROANALISE DAS ORGANIZAÇÕES
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Danielle Karst Riccardi – 2008/1
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.

REENGENHARIA.
Gabriel Bastos Machado
Teorias da Administração
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
TEORIA ESTRUTURALISTA
Planejamento Estratégico TREVOSERVIS – 2011/2020
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão A Construção da Identidade Profissional do Servidor Público no Modelo Emergente de Carreira Alexandre Kalil.
Título do Trabalho: ANÁLISE DO PROCESSO DE MUDANÇA DO MODELO DE GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS A PARTIR DA REFORMA DO ESTADO DE 1995, Ciências Socialmente.
Resistências a Mudanças
O ambiente organizacional
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
Introdução à Administração Análise Ambiental
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
A mudança nas organizações
Variáveis Básicas do D.O.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Introdução à Administração
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Abordagem Contingencial da Administração
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Especialistas em D.O.
O Contexto empresarial nos novos tempos de qualidade e produtividade Profa. Margarete Diniz.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Poder, Cultura e Mudanças nas Organizações Profª. Drª. Rosa Maria Fischer.
A Capacidade de influenciar os resultados organizacionais numa perspectiva cultural Maria das Graças Torres Paz.
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
Abordagem Sistêmica Teoria da Contingência O Caminho para a Contingência ( I ) Abordagens Prescritivas em Sistema Fechado Administração Científica de Taylor.
Transcrição da apresentação:

A ORGANIZAÇÃO DE PROCESSO DE TRABALHO Sandra Ortigoso 08.11.10

Limongi-França; Arellano, (2002), assinalam: “O momento atual é caracterizado por mudanças no ambiente externo e no organizacional relacionados por Albuquerque e Dutra, (2001), como: - Novas arquiteturas organizacionais e de negócio: poder organizacional mais diluído e descentralizado. - Globalização : Influência de diversos atores sociais sobre as organizações. - Maior complexidade organizacional: aumento da qualificação e do nível de informação do trabalhador, da turbulência ambiental e da importância da liderança organizacional”

Tipologia dos estudos organizacionais ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA - Segundo Morgan, (1986), suas principais características são: precisão, velocidade, reprodutibilidade, divisão de tarefas e estrutura hierárquica. Mintzberg, (1983) , assinala três desdobramentos da organização burocrática : - máquina burocrática - a forma divisionalizada - burocracia profissional

Tipologia dos estudos organizacionais EMPRESA ORGÂNICA - As contribuições de Morgan, (1986), assinalam : - Baseada em projetos : flexibilidade, agilidade e coordenação informal. -Rede Orgânica : Malha de recursos, capacidade de adaptação, percepção de oportunidade, mobilização e coordenação do grupo central, com flexibilidade estrutural

Tipologia dos estudos organizacionais ORGANIZAÇÃO VIRTUAL : - A separação entre empresa e ambiente passa a ser delimitada por uma tênue linha divisória, incerta e mutável; - Segundo Davidow e Malone, (1993); Grenier e Metes, (1995): As empresas virtuais combinam competências além das fronteiras, utilizam alianças temporárias e empregam amplamente tecnologia de informações.

Tipologia dos estudos organizacionais EMPRESA DE CONHECIMENTO INTENSIVO : - Organização onde o recurso-chave é o conhecimento e a expertise. - Há críticas quanto a EMPRESAS DE CONHECIMENTO INTENSIVO , no tocante às criações míticas. Alvesson (1993), assinala a relevância dos trabalhadores especializados e valorização do conhecimento. Destaca ainda que : “ ser percebido como expert é mais importante do que deter de fato a expertise”.

Tipologia dos estudos organizacionais ORGANIZAÇÃO MISSIONÁRIA - Segundo Mintzberg (1989), a ideologia organizacional divide-se em 3 estágios : - A criação do sentido de missão; - A construção de tradições e sagas; - Reforço por meio de identificação; - Em organizações missionárias, o controle tende a ser mais sutil, porém, mais poderoso do que nas organizações burocráticas

Tipologia dos estudos organizacionais ORGANIZAÇÃO DRAMÁTICA : Miller e Kets de Vries (1984, 1987), assinalam: - a presença de forças psicológicas, pouco identificadas e pouco compreendidas, interferindo na organização; - Os autores lançam mão da abordagem psicanalítica para a compreensão desse processo. - concentração do poder nas mãos de poucos líderes; - falta de um sistema de informação gerencial adequado (estrutura primitiva).

A organização de processo de trabalho e os modelos de gestão de recursos humanos As contribuições de Fischer, (2002), focalizam a importância de compreender o cenário que permeia a organização de processo de trabalho e os modelos de gestão de pessoas, destacando-se os fatores internos que norteiam essa relação, entre eles : - o produto ou serviço oferecido; - a tecnologia adotada; - a estratégia de organização do trabalho; - a cultura e a estrutura organizacional.

arquiteturas organizacionais e competências; Dutra, (2002) “ O processo de evolução da gestão de pessoas no Brasil é marcado por características legais e pelo referencial taylorista. É com esse pano de fundo que os dirigentes empresariais e profissionais especializados foram formados. Durante a década de 80, algumas empresas foram demandando novos conceitos e instrumentos de gestão, mas o desconforto com essas questões só se consolida nos últimos anos da década de 90”.

Vasconcelos;Vasconcelos, (2004), Modelo Transformacional : - assimila a afetividade - a confiança, como forma de regulação social; - a estruturação de tempo e de espaço; - a diversidade organizacional; - a análise do discurso; - a estética organizacional; - a filosofia; - a religiosidade; - os universos de significação e legitimação simbólicos; - a identidade organizacional; - a mudança e a ambigüidade