Avaliação de Risco: Comportamento Suicida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPENDÊNCIA DE DROGAS É DOENÇA
Advertisements

Avaliação do Dependente Químico
O Uso de Drogas e as Mulheres

TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
O Diagnóstico e Entrevista Diagnóstica
Questões básicas: o problema e o contato com o paciente
MÓDULO 3 – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE
AULA: Estresse e Enfrentamento (Coping).
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Um subgrupo da depressão
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
SUICÍDIO.
Classificação dos Transtornos Mentais
Árvore de causas do erro humano
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA DOENÇA RENAL CRÔNICA
A Rede Social.
REVELAÇÃO DIAGNÓSTICA DO HIV – A ARTE DE COMUNICAR MÁS NOTÍCIAS
SUICÍDIO: CASOS CLÍNICOS
Comportamento suicida
RISCO DE SUICÍDIO, AVALIAÇÃO E MANEJO
Estudo de Caso Alexandre Pereira.
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Sintomas, alterações e particularidades
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
DEPRESSÃO Aspectos Clínicos IP JOQUEI 07/04/13.
Wordney Carvalho Camarço Médico Psiquiatra Clínico e Forense
Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas
VC É AQUILO QUE VC FAZ CONTINUAMENTE.
A medicalização da educação
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Motivações relacionadas com a dependência
RESULTADOS E DISCUSSÃO
EUGENIO PAES CAMPOS PROF. DR. MÉDICO CARDIOLOGISTA
OLIGOFRENIAS.
Concurso SES-DF: Psicólogo
Prof. Esther Gonzaga Spiler
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Tratamento de Pacientes Especiais
SAÚDE REPRODUTIVA DAS PESSOAS QUE VIVEM E CONVIVEM COM HIV
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
AIDS: aspectos psicossociais e psicossomáticos
ATITUDES E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
A dinâmica das relações familiares e problemas da excepcionalidade
Depressão.
CAPACIDADE FUNCIONAL PROF. MAÍRA BELO.
ESQUIZOFRENIA.
Terapia Familiar.
Comorbidades Psiquiátricas na Dependência Química
Entrevista Motivacional
Emergência Psiquiatra
ESQUIZOFRENIA Infantil
Caracterização do Paciente Neurológico
EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
ANATOMIA Esquizofrenia BRUNO ,CRISLENE,ELVIS,GILBERTO,MÔNICA.
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Silvia Jeni Luiz Pereira de Brito Assistente Social/ Mestre em Serviço Social/PUC-SP Campinas, 15 de junho.
Esquizofrenia.
Transcrição da apresentação:

Avaliação de Risco: Comportamento Suicida

Avaliação de Risco: Comportamento Suicida Psicodiagnóstico - Unicerp A maioria dos suicidas procura auxílio de profissionais da área de saúde nos meses que antecedem a tentativa... A qualidade da avaliação está relacionada: Ao vínculo que o paciente mantém com a equipe de saúde; Ao entendimento que a equipe possui acerca de suas condições clínicas; À rede social em que ele se insere;

Avaliação de Risco: Comportamento Suicida Psicodiagnóstico - Unicerp Fator de risco para o suicídio História prévia, pessoal ou familiar, de tentativa de suicídio; Traços psicológicos (incapacidade de resolver problemas, comorbidades psiquiátricas – transtornos de humor); Estima-se que 70% dos suicídios tenham sidos perpetrados por portadores de transtornos de humor (unipolar ou bipolar);

Avaliação de Risco: Comportamento Suicida Psicodiagnóstico - Unicerp O consumo de álcool está associado a comportamentos violentos em geral e a cerca de 30% das tentativas de suicídio; Uso, abuso e dependência de outras drogas psicoativas também estão relacionadas a um incremento dessas taxas; Pacientes com dificuldades no controle de impulsos podem apresentar tentativas de suicídio de repetição, com freqüência relacionados a situações de estresse psíquico às quais não se sentem aptos a dar continência.

Avaliação de Risco: Comportamento Suicida Psicodiagnóstico - Unicerp É um erro comum das equipes de saúde menosprezar múltiplas tentativas, inferindo que teriam o único intuito de atrair a atenção negligenciando o sofrimento emocional do paciente. Co-morbidades não psiquiátricas também estão relacionadas a maiores taxas de suicídio: doenças crônicas e degenerativas (prevalência aumenta com idade e implica em piora da qualidade de vida)

Avaliação de Risco: Comportamento Suicida Psicodiagnóstico - Unicerp Fatores protetores Relacionamentos conjugais estáveis; Adequada rede social de suporte; Sentimentos de responsabilidade pela família; Medo de discriminação em seu meio social; Objeções morais e religiosas; Fantasias negativas relacionadas ao ato; Estas questões devem ser investigadas na anamnese.

Avaliação de Risco: Comportamento Suicida Psicodiagnóstico - Unicerp Anamnese A história clínica deve ser o mais completa possível (dados objetivos trazidos pelos familiares ou outros membros do círculo social); A anamnese não deve focar apenas a tentativa ou ideação suicida; Procura-se avaliar a polarização do humor;

Avaliação de Risco: Comportamento Suicida Psicodiagnóstico - Unicerp Anamnese O grau de desesperança; Presença de sintomas psicóticos (delírios, alucinações); Investigar o grau de satisfação do paciente com sua condição de vida atual; Presença de eventos vitais geradores de sofrimento (luto, desemprego, conflitos interpessoais);

Avaliação de Risco: Comportamento Suicida Psicodiagnóstico - Unicerp Anamnese Eventuais fatores de risco Vigência de pensamentos de morte, intenção e planejamento suicida; A equipe de saúde se omite com receio de suscitar pensamentos suicidas

Avaliação de Risco: Comportamento Suicida Psicodiagnóstico - Unicerp Perguntas que não podem faltar na anamnese 1 a vida esta valendo a pena? 2 morrer pode ajudar alguma coisa? 3 você tem pensado em fazer alguma coisa contra si mesmo? E como faria?

Avaliação de Risco: Comportamento Suicida Psicodiagnóstico - Unicerp 4. você já pensou nisso antes? 5. alguma vez já se machucou de propósito , ou tentou se matar? Isso já aconteceu com alguém da sua família? 6. quais motivos você tem para viver? (pessoa significativa? Cuidar dos filhos ? Religião?